Vidro Jateado

Opção de vidro para trazer privacidade, elegância e conforto visual, o vidro jateado é tradicional no mercado e utilizado em diversos segmentos. Os vidros jateados possuem aparência fosca, pois são fabricados com o auxílio de jatos de grãos de areia em alta velocidade direcionados para a superfície do vidro. Dessa forma o vidro dificulta a visualização através de si enquanto permite a passagem de luz, se tornando alternativa para compor estruturas como portas, janelas, armários, divisórias de ambientes, box de banheiro, objetos decorativos, etc.



Os vidros jateados podem cumprir funcionalidades variadas com maestria. No universo da decoração, por exemplo, é muito requisitado devido à possibilidade de receber cores, desenhos impressos ou relevos, cenário que auxilia na criação de destaques visuais. Já para no campo da arquitetura o vidro com jateamento se destaca tanto pela sua aparência e funcionalidade quanto por poder receber furos, cortes e outras personalizações.

Jateamento do vidro

O que é um vidro jateado? Visualmente, os vidros jateados se diferenciam de outros modelos por apresentar visual fosco e opaco, resultado do seu método de fabricação. Sua aparência é resultado do lançamento de grãos em alta velocidade contra a superfície do vidro. Essa técnica cria microfissuras na placa de vidro, o que garante tanto uma textura singular quanto a aparência diferenciada.



É importante reforçar que o vidro jateado, apesar de fosco, permite a passagem da luz local através da placa de vidro, entretanto, impede a visualização através de si. Interessante, não? Por esse motivo o modelo é altamente indicado para a composição de ambientes privativos como quartos, banheiros, centros corporativos, etc. Continue a leitura e entenda mais sobre vidros jateados.

Qual a diferença do vidro fosco para o vidro jateado?

Nesse caso, estamos falando sobre duas qualidades distintas. O termo ‘vidro fosco’ é utilizado para se referir à um vidro sem brilho, não transparente. Já o termo ‘vidro jateado’ refere-se à técnica pela qual o vidro foi submetido, ou seja, ao jateamento - ocasião em que o vidro é submetido aos jatos de areia e cria microfissuras, como já comentado acima. Dessa forma, é possível afirmar, por exemplo, que um vidro jateado é um tipo de vidro fosco - pois possui a aparência fosca.



É válido reforçar que, além de fosca, a aparência dos vidros jateados oferece outras particularidades, como o fato de ter a superfície levemente texturizada devido às fissuras ocasionadas pela técnica de jateamento, o que contribui para que os jateados sejam vidros de destaques nos mais diversos segmentos.

Onde usar vidros jateados

A possibilidade de customizar medidas, cores e até detalhes habilita os vidros com jateamento a serem utilizados de diversa formas. No universo da arquitetura e construção civil o modelo é frequentemente requisitado para:

- Fabricação de prateleiras e estantes



- Tampo de vidro para mesa



- Aplicação na decoração



- Revestimento de móveis



- Box de banheiro



- Portas e janelas



- Divisórias de ambientes, closet



Em ambientes corporativos e residenciais o vidro jateado é utilizado tanto para criar ambientes totalmente privativos quando para elaborar projetos que mesclem privacidade com transparência, trazendo particularidades distintas aos clientes. É importante destacar ainda a alta frequência do modelo em ambientes como cozinha, lavanderia e outros locais úmidos que exigem certo grau de privacidade.

Vidro jateado como limpar

A limpeza do vidro jateado não demanda muito esforço. Para limpar vidros jateados será preciso o auxílio de pano (de preferência que não solte fiapos) e uma vasilha com água e sabão neutro; em alguns casos pode ser possível limpar com pano e álcool ou a tarefa pode exigir o uso de escovas com cerdas macias. Evite utilizar produtos abrasivos, como ácidos, amoníaco, água sanitária, etc, pois podem trazer manchas para o vidro.



Ainda falando sobre o vidro jateado e como limpar, mergulhe o pano na água com sabão e passe no vidro até retirar todo o material orgânico (poeira), na sequência retire o sabão e deixe secar. Como existem microfissuras na superfície do vidro, pode ser necessário a utilização de escovas com cerdas macias para realizar a limpeza completa dos vidros jateados. Não indicamos direcionar grandes jatos de água para a superfície do vidro.

 
"
A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.
"

CEO Multpainel