Vidro Temperado: Entenda por que é Mais Resistente e Suas Diferenças em Relação ao Vidro Comum

O vidro temperado é classificado como vidro de segurança por, dentre outros fatores, ser altamente resistente e nos raros casos de fragmentação se estilhaçar de maneira segura aos usuários. Destacamos que os vidros temperados são, em média, 05 vezes mais resistentes que o vidro comum (com as mesmas dimensões) e, por esse motivo são alternativas para compor estruturas que precisarão de alto desempenho para absorção de impactos.

Porque o vidro temperado é mais resistente?

 A resistência atípica dos vidros temperados é resultado do seu processo de fabricação, ocasião em que o vidro comum é encaminhado à fornos com temperaturas controladas altíssimas. Após aquecido, a placa de vidro é encaminhada para sofrer um choque térmico através de jatos de ar frio direcionados para sua superfície – técnica chamada de têmpera.Essa é a técnica que explica porque o vidro temperado é mais resistente. Ao ser submetido ao calor extremo as moléculas da massa vítrea se expandem consideravelmente. De outra forma, ao receber jatos de ar frio, a superfície do vidro se solidifica rapidamente, porém, o interior da massa vítrea continua muito quente e, consequentemente, com sua expansão molecular em atividade.A solidificação da superfície do vidro forma uma barreira para a expansão molecular da massa, criando um cenário de tensões elevadas na massa vítrea que se manterão após o resfriamento total da placa. Essas tensões serão as responsáveis pela resistência elevada dos vidros temperados e, também, pelo fato de o modelo se fragmentar por completo nos casos de quebra. Vidro temperado

Onde usar vidro temperado?

 Considerando as suas características, os vidros temperados são usados para compor uma diversidade de aplicações. Dentre as mais populares destacamos:- Portas e muros de vidro,- Janelas (com ressalvas),- Vitrines, divisórias de vidro- Box de banheiros- Fachadas prediais (com ressalvas)- Envidraçamento de sacadasÉ preciso lembrar que a utilização de vidros temperados é regulamentada pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, principalmente em sua NBR 7199. Fique atento, pois arquitetura com vidros é coisa séria.

Qual a diferença do vidro temperado e normal?

 Existem algumas diferenças consideráveis entre o vidro temperado e o vidro normal (comum). A principal delas, com certeza, está na resistência contra impactos mecânicos presente nos dois tipos de vidro, pois os vidros temperados são em média 05 x mais resistentes que o vidro normal com as mesmas medidas (tamanho e espessura).Veja outra diferença do vidro temperado e normal: Ao se fragmentar os vidros temperados se quebram em pequenos pedaços levemente arredondados, ou seja, não oferecem grandes lascas de vidro pontiagudos capazes de causar ferimentos graves – como acontece com o vidro normal (comum).Por esses e outros motivos os temperados são classificados como vidro de segurança e possíveis de serem aplicados em algumas estruturas onde o vidro normal (float) não pode ser utilizado - como box de banheiro, envidraçamento de sacadas, algumas modalidades de fachadas, dentre outros.

Qual a diferença entre vidro temperado e blindex?

 Categoricamente, não existe diferença entre um vidro Blindex® e o vidro temperado vendido por outras empresas, pois se tratam do mesmo produto. Para facilitar no entendimento, Blindex® é uma marca registrada de uma empresa especializada em vidros temperados, entretanto, a fabricação de seus vidros é feita pela Cebrace (empresa que fabrica e vende vidros temperados para quase todo o território nacional).

Lousa de vidro com qualidade da pioneira do Brasil. Painéis, lousas e quadros de avisos com as melhores condições do mercado.

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel