O que é o Vidro Temperado?

Classificado como vidro de segurança, o vidro temperado é reconhecido por ser em média 05 vezes mais resistente que um vidro comum com as mesmas dimensões. Vale destacar que esse modelo possui a capacidade de se estilhaçar de maneira segura aos usuários e que a resistência do vidro temperado abrange fatores como impactos mecânicos, choques térmicos e até mesmo flexão, torção e flambagem.



Ainda falando sobre o que é o vidro temperado, considerando suas características, esse tipo de vidro é indicado para compor aplicações que desejam unir fatores como resistência, durabilidade e proteção aos usuários, satisfazendo ainda diversas normas e diretrizes da ABNT, por exemplo. Por esses e outros benefícios os vidros temperados foram os escolhidos para compor as lousas de vidro Multpainel. Veja mais nesse texto.

Vidro temperado como é feito

A fabricação do vidro temperado é a técnica que garante seus atributos de resistência elevada. Durante o processo, a placa de vidro comum é encaminhada a fornos com temperatura altíssimas, cenário que faz com que suas moléculas se expandam. Após o aquecimento, a placa de vidro é resfriada bruscamente, fazendo com que somente sua superfície fique enrijecida, mantendo as moléculas interiores em expansão.



Esse processo é denominado de têmpera. Continuando nossa explicação sobre o que é o vidro temperado, a superfície resfriada e enrijecida cria uma barreira para a expansão molecular, colocando a massa do vidro em tensão constante. Após o resfriamento total essa tensão se mantém, trazendo assim a resistência atípica do vidro temperado. É válido destacar que essa tensão também é a responsável pelo estilhaçamento seguro desse modelo.

Benefícios do vidro temperado

Dando continuidade ao nosso artigo sobre o que é o vidro temperado, abaixo elaboramos uma lista contendo 04 principais vantagens do vidro temperado. Continue a leitura e entenda porque esse modelo é alternativa para participar de diversos projetos e segmentos!



01 - Resistência elevada: O vidro temperado é em média 05 x mais resistente que um vidro comum das mesmas medidas. A sua resistência pode ser observada em impactos, alterações térmicas, flexão, torção, etc.



02 - Estilhaçamento seguro: Os vidros temperados são reconhecidos por se quebrarem de maneira segura aos usuários, considerando que quando fragmentados produzem pequenos cacos de vidro de baixo poder de corte.



03 - Vidro de segurança: Ainda falando sobre o que é o vidro temperado, o modelo faz parte da lista de vidros de segurança juntamente com o vidro laminado e o vidro aramado.



04 - Atende normas da ABNT: As diretrizes regulamentadoras habilitam os vidros temperados a participar de inúmeras aplicações, como portas, divisórias, alguns tipos de janelas, envidraçamento de sacadas, box de banheiro, etc.

Lousa de vidro temperado

Esperamos que tenham entendido o que é o vidro temperado! As lousas de vidro Multpainel são fabricadas com vidros temperados de 06mm de espessura e película de segurança. Consideramos essa combinação como a ideal, pois dessa forma garantimos a proteção dos usuários e uma lousa com um peso razoável para não danificar as paredes (inclusive dry-wall). Assim todos podem usufruir dos benefícios e funcionalidades que somente uma lousa de vidro pode oferecer da maneira mais segura possível!

"
A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.
"

CEO Multpainel