Já imaginou interagir fisicamente com superfícies de vidro totalmente tecnológicas até mesmo nas ações mais simples da nossa vida, como esquentar uma água no fogão ou escovar os dentes?
A contribuição do vidro para o estabelecimento de uma sociedade modernizada já é perceptível nos dias de hoje. Além de participar de projetos de arquitetura inovadores, oferecendo qualidades decorativas e estruturas funcionais, o vidro é totalmente sustentável e foi adotado pela tecnologia como seu braço direito na expansão de seus recursos inteligentes.
Atualmente, o vidro já pode ser encontrado em fibras óticas – que permite um tráfego de dados da internet mais eficiente – em placas de energia solar (vidro fotovoltaico), polarizados, além de ser peça fundamental na fabricação de celulares do tipo smartphones.
A utilização de telas touch screens em celulares só foi possível graças ao vidro. O vidro permite a interação física com os software.
Essa tela possui uma camada carregada de eletricidade (camada capacitiva). Ao tocar nessa tela, parte da carga de elétrons presente nela se transfere para o dedo, de tal modo que o celular entende essa ‘descarga de elétrons’ como uma coordenada, respondendo ao toque.
A tela touch screen promete sair dos celulares para protagonizar um futuro tecnológico muito próximo; e o vidro está pronto para dividir todo esse estrelato.
Vidro do futuro
A probabilidade é que no futuro o vidro ofereça recursos ainda mais interessantes que os visto atualmente, afinal de contas, os pesquisadores continuam seus estudos a todo vapor para aperfeiçoar o uso na tecnologia, melhorando suas funções e conceitos para garantir uma vida mais fácil para todos.
Dessa maneira, podemos nos imaginar vivendo na seguinte sociedade:
Pela manhã, ao ser despertado, uma tela fina de vidro touch screen se abre desejando bom dia e reproduzindo a música de sua preferência, ao mesmo tempo em que os vidros inteligentes da janela permitem a entrada de luz no ambiente, tudo de forma automática.
Ao usar o banheiro, as funções do chuveiro e outros acessórios podem ser controlados através do vidro do espelho, que também poderá mostrar outras coisas, como os recados das redes sociais, notícias, agenda do dia e previsões meteorológicas, tudo através de reconhecimento facial.
Na casa, todos os aparelhos eletrônicos são interligados. Televisores, celulares, geladeira e fogão. Isso mesmo! Os pesquisadores imaginam que até mesmo as geladeiras e os fogões possam ser compostos de placas inteiras de vidro inteligente sensíveis ao toque.
Com a tecnologia em nuvem, todos seus arquivos, músicas e fotos estarão disponíveis, seja no carro ou nos ônibus/pontos de ônibus.
Os carros também estarão repletos de telas sensíveis e vidros inteligentes, da mesma maneira que o mercado oferecerá mesas inteiras de material sensível ao toque, que podem ser aproveitadas tanto em escritórios como para o uso doméstico, como mesa inteligente.
Enfim, a possibilidade é tão grande que fica difícil imaginar. Entretanto, a Corning fez este vídeo que divulgamos em nosso canal do Youtube para tentar ilustrar como será o vidro do amanhã.
De qualquer maneira você não precisa esperar tanto para aproveitar os diversos benefícios. Conheça os produtos da MultPainel e se surpreenda. Por aqui suas ideias acontecem!