Saber como identificar vidro temperado é de extrema importância tanto para os vidraceiros quanto para os clientes, afinal, o modelo possui características exclusivas e exigidas em diversas aplicações. Mas se o vidro temperado e o vidro comum geralmente possuem a mesma aparência, peso e lapidação, então como saber se o vidro é temperado?

Como eu sei se o vidro é temperado?
Atualmente existem diversos métodos capazes de identificar o vidro temperado. Para os vidros fabricados a partir da metade de 2016, a ABNT orienta que os modelos temperados recebam uma identificação para facilitar sua diferenciação. Entretanto, essa não é a única maneira de saber se o vidro é temperado, pois a identificação pode ser coberta após a aplicação ou até mesmo retirada a pedido do cliente. Além disso, os vidros fabricados antes da publicação da norma regulamentadora (NBR 7199) não possuirão o referido selo.
Alguns profissionais se apoiam em sua experiência para saber se o vidro é temperado, considerando aspectos visuais e até mesmo sonoros. Entretanto, essa técnica não pode ser considerada 100% eficaz, tendo em vista que o vidro temperado é visualmente idêntico ao vidro comum, e os sons emitidos pelas placas de vidro alteram após a instalação ou com a utilização de alguma película em sua superfície.
Entretanto, ainda assim é possível destacar algumas dicas de como saber se o vidro é temperado através de particularidades visuais, como por exemplo:

– O vidro temperado apresenta pequenas ondulações em sua superfície, causadas pelo processo de aquecimento e têmpera.
– O processo de aquecimento pode causar outras pequenas deformações no vidro temperado, como uma leve flexão.
– Algumas placas de vidro temperado podem apresentar manchas quase invisíveis, perceptíveis somente em determinados pontos e conforme o ângulo da visão e incidência da luz – Mas essa dica não é uma regra, tendo em vista que esse efeito vem sendo corrigido com o avanço da tecnologia.
Além disso, recentemente o mercado lançou um produto para identificar o vidro temperado com 100% de eficácia.
Trata-se de duas películas equipadas com propriedades especiais capazes de revelar diferenças óticas entre o vidro comum e o vidro temperado.

Como diferenciar vidro temperado com eficácia
As dicas de como saber se o vidro é temperado citadas acima podem ser combinadas com o uso de películas de luz polarizada, que revelam a anisotropia óptica que ocorre durante o processo de têmpera. Resumidamente, se o vidro for temperado, a película acusará a presença de manchas características na placa de vidro, cenário que não ocorrerá durante o teste em vidros comuns.
Comercialmente denominado de Tempertest, as películas são acomodadas uma de cada lado do vidro para revelar as diferenças existentes entre o vidro temperado e o vidro comum. O produto é acessível, fácil de transportar e pode ser utilizado por qualquer pessoa, profissional do segmento ou não.
A última forma de como saber se o vidro é temperado é possível perceber somente após o estilhaçamento da placa vidro. Como sabemos, o vidro temperado se parte em pequenos pedaços sem grande poder de corte; enquanto que o vidro comum se quebra em grandes lascas pontiagudas capazes de causar ferimentos graves.
FAQs
1. Como saber se o vidro é temperado?
É possível identificar o vidro temperado observando ondulações na superfície, leves deformações e manchas características causadas pelo processo de têmpera. Também é possível confirmar com películas polarizadas, como o Tempertest.
2. O vidro temperado possui selo de identificação?
Sim. Desde 2016, a ABNT exige que vidros temperados recebam uma identificação, mas ela pode ser removida ou coberta após a instalação.
3. É possível identificar o vidro temperado apenas pela aparência?
Não com 100% de certeza. Apesar de algumas diferenças visuais, o vidro temperado é muito semelhante ao vidro comum, o que torna arriscado depender apenas da observação.
4. O som ajuda a diferenciar vidro temperado de vidro comum?
Em alguns casos, profissionais utilizam o som para tentar diferenciar, mas esse método não é totalmente confiável, pois a ressonância pode mudar com a instalação ou aplicação de películas.
5. O que são películas polarizadas para identificar vidro temperado?
São películas especiais, como o Tempertest, que revelam a anisotropia óptica do vidro temperado, mostrando manchas características que não aparecem em vidros comuns.
6. Quais são as principais diferenças entre vidro temperado e vidro comum?
O vidro temperado passa por um processo de aquecimento que gera ondulações e deformações discretas. Além disso, em caso de quebra, ele se estilhaça em pequenos fragmentos, ao contrário do vidro comum, que se parte em lascas cortantes.
7. Existe um método 100% eficaz para identificar vidro temperado?
Sim. O uso de películas polarizadas (Tempertest) é o método mais confiável para diferenciar vidro temperado de vidro comum sem precisar quebrar a peça.
8. Como o vidro temperado se comporta quando quebra?
O vidro temperado se fragmenta em pequenos pedaços com baixo risco de corte, enquanto o vidro comum forma grandes lascas pontiagudas e perigosas.