Você sabia que existe vidro auto limpante?

Posted on
Você sabia que existe vidro auto limpante?oi

Vidro auto limpante

O vidro auto limpante é opção corriqueira para compor fachadas inteiras de prédios. São altamente práticos e funcionais. Afinal de contas, contam com uma tecnologia inovadora que consegue repelir a sujeira, como pó e fuligem, utilizando os próprios raios ultravioleta. Interessante não?

Isso acontece porque, durante a fabricação do vidro autolimpante, é utilizado uma espécie de película com partículas de dióxido de titânio (TiO2). Esse dióxido de titânio interage com os raios ultravioleta de maneira que desintegram as moléculas compostas à base de carbono, resultando na eliminação da poeira do vidro.

Quando chove, a água da chuva lava essa poeira orgânica da superfície do vidro, deixando-o limpo novamente. Essa facilidade acontece porque o processo de fabricação do vidro auto-limpante o torna um produto hidrofílico, ou seja, que interage muito bem com a água.

Vidro auto limpante

Vale lembrar que, em sua matéria prima, o vidro é uma superfície hidrófoba, que não interage muito bem com a água. Conseguimos constatar isto quando cai um pouco de água no vidro e formam pequenas bolhas.

Essas pequenas gotas de água não se espalham. Isso faz com que a sujeira que estava ali anteriormente fique concentrada, gerando aquelas manchas chatas no vidro. Para a água limpar eficientemente o vidro, ela deveria se espalhar por toda a superfície, ou seja, ter uma interação melhor com o vidro, como é o caso do vidro autolimpante, devido à sua característica hidrofílica.

Que coisa, não? A água não interage muito bem com o vidro, entretanto, interage muito bem com o dióxido de titânio presente no vidro auto-limpante.

Ao ser submetido a um jato de água, o vidro auto limpante absorve a água e a espalha uniformemente por toda a superfície do vidro, lavando a folha de vidro por completo. Outra característica do vidro auto limpante é que, quando comparado com outros tipos de vidros, ele seca mais rápido e não produz pequenas gotículas que mancham o vidro depois que seca.

Vidro auto limpante

Em outras palavras, o vidro auto limpante aproveita as forças da própria natureza, como a incidência dos raios ultravioletas e a água da chuva para bater de frente com a poeira e fuligem que pode prejudicar seu projeto arquitetônico ou de decoração. Uma qualidade e tanto, não acha?

ONDE USAR O VIDRO AUTOLIMPANTE

ONDE USAR O VIDRO AUTOLIMPANTE

 

Como vimos acima, não é por acaso que o vidro autolimpante é escolha frequente para compor fachadas inteiras de prédios, janelas, portas de vidro, jardins de inverno, sacadas, instalações suspensas.

Resumidamente, o interessante é que seja opção onde o acesso humano é mais trabalhoso e, para ter sua principal função preservada, tenha incidência de raios ultravioleta.

O vidro auto limpante é uma ótima opção para quem deseja construir com inovação e economia. Por contar com a praticidade de autolimpeza, automaticamente se reduz o custo com manutenção e limpeza do vidro, por razões obvias.

Ainda, com a redução da lavagem do vidro com produtos artificiais, diminui-se consideravelmente o despejo de detergentes e outros produtos químicos no meio ambiente.

Isso quer dizer que, além de econômico, o vidro autolimpante é um grande amigo da natureza, pois se aproveita de elementos naturais para se auto limpar, evitando o uso de produtos químicos que iriam parar na natureza.

O vidro autolimpante é uma opção recomendável para locais com altos índices de poluição, como áreas industriais e bairros próximos ao aeroporto.

Esse tipo de vidro é altamente funcional e pode ser usado nas mais diversas condições ambientais. Para usufruir o máximo dos benefícios do vidro auto-limpante, o interessante é que a instalação obedeça uma inclinação mínima de 10 graus, de maneira que a água absorvida pelo vidro hidrofílico escorra por toda sua superfície e consiga lavar com excelência toda as folhas de vidro, sem que a água pare.

Aqui vale frisar a necessidade de instalar o vidro somente em ambientes externos, devido à necessidade da ocorrência de raios ultravioletas que vai interagir com o dióxido de titânio presente na película, conseguindo assim manter sua principal qualidade, de autolimpeza.

Também é muito interessante saber que o mercado do vidro oferece outros produtos que ajudam a adquirir mais resistência aos impactos a riscos. Esses produtos também ajudam na redução da frequência de lavagem do vidro e, consequentemente, ajuda a economizar no final das contas.

VIDRO DE QUALIDADE VOCÊ ENCONTRA NA MULTPAINEL

VIDRO DE QUALIDADE VOCÊ ENCONTRA NA MULTPAINEL

Pra quem procura por vidros de qualidade para compor seu projeto de arquitetura, a MultPainel tem as melhores opções de folhas de vidro disponíveis no mercado.

Há anos trabalhando no mercado de vidros e painéis de vidros, somos profundos conhecedores do universo do vidro e toda a sua variedade. Trabalhamos somente com materiais de primeira linha apoiados por uma equipe de colaboradores altamente treinados para oferecer o melhor serviço do mercado de vidros no Brasil.

Vidros com sinônimo de qualidade você só encontra na MultPainel. Conheça um pouco mais dos nossos produtos e vamos expandir nossas idéias juntos. Venha para MultPainel.