Vidros Corporativos

Posted on
vidro empresa

A utilização do vidro no mundo corporativo ganha cada vez mais seu espaço e lapida seu nome de vez no universo arquitetônico.

Já sabemos que o vidro é utilizado como matéria prima na fabricação de diversos produtos. Mas no artigo de hoje vamos demonstrar ao amigo internauta como o vidro conquistou uma fatia muito cobiçada do mercado, deixando de ser coadjuvante para protagonizar projetos arquitetônicos arrojados.

Por conter qualidades únicas, o vidro foi adotado por diversos setores na fabricação e elaboração de seus produtos. Não é preciso muito esforço para perceber que o vidro está cada vez mais presente no nosso dia a dia, afinal de contas, o vidro auxilia no nosso cotidiano, facilitando nossa vida com seus predicados únicos.

As propriedades do vidro são facilmente reconhecidas. A principal, com certeza, está relacionada à transparência e ao aspecto cristalino do vidro. Entretanto, o que muitos desconhecem é que, se fabricado por uma equipe séria e com a tecnologia correta, o vidro é um material que oferece alta resistência, flexibilidade e alta densidade! Incrível, não?

Cientificamente, o vidro é considerado uma substância amorfa e fisicamente homogênea. Na prática, o vidro é o resultado do resfriamento de uma massa em fusão que endurece devido ao aumento da viscosidade, de forma contínua, até chegar ao estado rígido e sem sofrer cristalização.

O vidro é considerado matéria amorfa porque não é nem sólido nem líquido. Esse estado da matéria permite que o vidro alcance formas inimagináveis, tendo em vista que é possível moldar o vidro de diversas maneiras!

Dentre outras, essa é uma das características que torna o vidro a matéria prima preferida na fabricação de diversos produtos.

Essa tendência também é observada nas empresas e no mundo corporativo em geral. O vidro saiu de dentro do nosso lar para compor estruturas, fachadas e equipamentos de diversos prédios e empresas, substituindo com maestria os antigos materiais ali utilizados, como aço, concreto e madeira.

No mundo empresarial o vidro já instituiu seu lugar de destaque. Isso pode ser verificado nas portas de vidro, divisórias de vidro, janelas, escadas, fachadas de vidro auto limpante, coberturas, passarelas suspensas. Esses são exemplos da aplicação do vidro num ponto de vista estrutural.

Se pensarmos mais amplamente, o vidro tem um papel de destaque ainda maior, escolhido para compor os móveis, como mesas, estantes, lousas em vidro para anotações, decoração do ambiente… além das convencionais telas de computadores, celulares, etc.

O VIDRO NO MUNDO EMPRESARIAL

vidro empresa

Apesar de ser recente essa novidade (se observado do ponto de vista histórico), o vidro possui uma grande aceitação em projetos e reformas empresariais.

Afinal de contas, o vidro permite a interação dos funcionários ao estabelecer a integração entre os ambientes, inclusive ambientes internos com ambientes externos. E como já dito anteriormente, ao contrário do que muitos pensam, se fabricado com a tecnologia adequada, o vidro é muito seguro.

Até o menos antenado sabe que o mundo empresarial está em constante mudança. Entretanto, uma coisa não muda e é unanimidade dentre os pesquisadores do mundo todo: A produção final de uma empresa está diretamente ligada às condições de trabalho de seus funcionários.

Garantir condições de trabalho aos colaboradores não se trata somente de salário justo e cumprimento com todos os direitos trabalhistas. Aliás, essa é uma discussão que envolve muito mais do que possamos imaginar, mas dentre os pontos já observados, um deles diz respeito ao bem estar do empregado.

Além da segurança e a saúde no trabalho, o empregador tem que garantir local adequado para a execução das tarefas, com equipamentos específicos, boas instalações e luminosidade adequada.

E é nesse ponto que o vidro tem se realçado. Afinal de contas, a arquitetura está diretamente ligada ao jogo de luz, espaços e às formas.

O vidro é um dos poucos elementos que consegue agregar essas características em um só produto.

Ao ser utilizado como elemento estrutural, apresenta-se como uma barreira física, pois possui alta resistência, tendo em vista a necessidade de o vidro estrutural ser temperado e/ou laminado.

Além do mais, o vidro permite a criação de estruturas completamente transparentes, auxiliando na entrada de luz, garantindo a luminosidade necessária para a execução de qualquer tarefa, além de resultar num belo desconto na conta de luz.

O vidro vem substituindo as tradicionais janelas do tipo venezianas, vitrôs, portas, divisórias de madeiras e até mesmo muros e paredes inteiras!

Com isso é possível trabalhar o jogo de luz, elaborar formas e aproveitar todos os espaços do ambiente.

Arquitetos contemporâneos não imaginam a arquitetura moderna sem a utilização do vidro como estrutura.

O vidro permite, por exemplo, a criação de estruturas que dispensam o uso de caixilhos. Isso possibilita o desenvolvimento de envidraçamentos contínuos, tanto em fachadas, coberturas, passarelas, escadas, tudo sem a necessidade de estruturas convencionais, como madeira, concreto e aço.

O vidro estrutural resiste às cargas de ventos e outros pesos, como o peso da própria estrutura.

Ainda, quando aplicado na forma de portas de vidro, janelas e divisórias, o vidro garante privacidade, isolamento acústico, estética, facilita na comunicação (lousas de vidro), mantém a luminosidade natural e imprimi novas noções de espaço.

Além do visual estético, incrivelmente mais bonito e sofisticado, o vidro se torna mais barato quanto utilizado na aplicação de uma divisória, por exemplo, (comparado a uma parede de alvenaria), tendo em vista que não utiliza produtos como tijolos, argamassa, massa corrida, tinta, além da mão de obra do pedreiro, pintor, encanador… Isso ainda possibilita uma obra mais rápida.

Sem falar posteriormente na manutenção e na limpeza que são simples.

O vidro é tendência, pois é clean, moderno e ecológico. Equipamentos de vidro são facilmente esterilizáveis, ainda mais quando comparado com os mesmos equipamentos fabricados a partir de outros materiais, como o plástico.

Num ambiente que exige frequente assepsia, como clínicas e hospitais, o vidro é perfeito para compor tanto a estrutura (na forma de portas de vidro, divisórias, etc) quanto os equipamentos auxiliares, como tabelas organizacionais para enfermagem/UTI, agendas, prontuário de vidro para leitos, além de outros quadros para áreas administrativas e financeiras.

Esses produtos, além de modernos e de fácil higienização, facilitam no momento da comunicação, pois evitam falhas ou perda de informações.

VOCÊ SABIA QUE EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE VIDRO?

vidro empresa

Ao utilizar o vidro como matéria prima, é primordial possuir o conhecimento específico para escolher o melhor tipo de vidro para a ocasião.

A utilização de vidros na construção civil é regulamentada e contém parâmetros e diretrizes específicas para resguardar a segurança do usuário.

Aqui, no blog MultPainel, já aprendemos sobre alguns tipos de vidro, como o vidro laminado, vidro temperado, vidro autolimpante, extra clear… enfim, já discutimos sobre diversos tipos de vidros, cada um com sua característica única e perfeita para suprir necessidades únicas.

O vidro temperado, por exemplo, é muito mais resistente que o vidro comum, além de oferecer menos risco à segurança usuário. O vidro laminado também apresenta resistência, por ser composto por duas lâminas de vidro unidas por uma resina. Ambos são denominados vidro de segurança. O vidro auto limpante, como o próprio nome diz, limpa-se sozinho.

Cada uma dessas características é essencial para suprir uma determinada demanda.

Principalmente no mundo empresarial / corporativo, onde cada detalhe pode impactar diretamente nas receitas da empresa; estar atento aos tipos de vidro para utilizar na construção é essencial.

Vamos falar um pouco mais sobre os vidros corporativos, indicados para utilização de janelas, portas de vidro, divisórias, paredes inteiras, coberturas, passarelas, escadarias, etc. Sempre lembrando que o tipo de vidro escolhido deve seguir as normas regulamentadoras.

– Vidro incolor

O vidro incolor é muito utilizado nos projetos arquitetônicos, tendo em vista que ele apresenta alta transparência e facilita a entrada de luz natural. Dessa maneira ele é o escolhido para diversas soluções. Sua transparência potencializa o ar de leveza e o ambiente clean. O vidro incolor é perfeito para utilização em escadas, divisórias, janelas e portas de vidro.

– Vidro Extra Clear

O vidro extra-clear consegue ser ainda mais transparente do que o vidro incolor. Esse tipo de vidro possui menor teor de ferro em sua composição, o que resultado num vidro sem bordas esverdeadas, comuns nos outros tipos de vidro.

Dessa maneira o vidro extra clear se assemelha a um cristal, dada a elevada transparência. Esse vidro também é uma ótima opção para compor janelas, portas e divisórias de vidro, obtendo altos índices de transmissão de luz para o ambiente.

– Vidro anti ruídos / acústicos / vidro insulado

Também conhecidos como vidro duplo, esses vidros são bem diferentes dos vidros normais, a começar pelos perfis. O vidro acústico é especial, mais grosso e pesado. Possuem barreiras em sua composição que os vidros convencionais não possuem. Além do mais, esses vidros são instalados em estruturas especiais.

O sistema de fabricação de uma janela anti-ruído, por exemplo, necessita de algumas vedações próprias que objetivam eliminar a mínima fresta que possa existir entre os ambientes interno e externo.

Essas vedações são de extrema importância para que não haja vazamento do barulho, tanto de fora pra dentro quanto vice e versa, além evitar passagens de vento, de água e poeira.

Os acessórios utilizados também são únicos e especialmente idealizados para o perfeito funcionamento da janela anti ruído e sua vedação após ser fechada.

Além disso, os vidros são classificados de acordo com a frequência do barulho a ser isolado. Eles podem ser duplos, triplos, quádruplos… tudo dependerá da situação. Eles também podem ser combinados em diferentes espessuras.

Enfim, todo o sistema, incluindo perfis, vidros e acessórios são desenvolvidos especificamente para efetuar o isolamento acústico com perfeição.

Dessa maneira, é importante frisar que, se colocar um vidro acústico em uma janela convencional, por exemplo, não obterá o resultado desejado, porque a estrutura não é adequada.

– Vidro Anti reflexo.

O vidro Anti-reflexo, diferentemente dos vidros comuns, tem a capacidade de disseminar os reflexos luminosos. Essa característica é muito procurada na arquitetura, pois consegue tornar telas, porta-retratos, painéis e quadros de vidro em geral ainda mais exuberantes!

Já no mundo corporativo, o vidro anti reflexo tem sua parcela de contribuição amplificada quando aplicado em janelas e portas de vidro.

É uma ótima opção para empresas em gerais. Por conter micro texturas impressas em uma das faces, ao refletir a luminosidade, automaticamente diminui a incidência dos raios solares no ambiente, o que evita o calor excessivo (e consequentemente, diminui o uso de ar condicionado), além de filtrar os raios ultra violeta.

Isso influencia diretamente no bem estar dos funcionários, além de gerar economia de dinheiro, visível em curto espaço de tempo. São pequenos detalhes que tem uma parcela significativa no final das contas.

Cabe ainda salientar que, assim como as empresas, o mundo todo está em constante mudança. Para evoluir no empreendedorismo é preciso estar atento e se adequar às estas mudanças.

Um assunto frequentemente comentado diz respeito ao meio ambiente e a adoção de práticas visando diminuir o impacto dos resíduos sólidos no mundo todo.

O vidro, por ser um material em sua totalidade, contribui imensamente para a sustentabilidade e para o meio ambiente.

Ao permitir a reciclagem de 100% de sua matéria, o vidro evita que várias toneladas de elementos naturais sejam retiradas da natureza diariamente. Ou seja, utilizar produtos à base de vidro é uma contribuição é tanta para o meio ambiente, não acham? Faça você também a sua parte e seja amigo do meio ambiente.

No Brasil, a MultPainel é uma empresa pioneira e especialista em vidros. Há mais de 10 anos trabalhando no segmento, nossa equipe possui a bagagem necessária para garantir as melhores folhas de vidro corporativos, perfeitas para utilização em janelas de vidro, portas e divisórias de vidro.

Contamos com uma equipe altamente qualificada e pronta para elaborar o projeto específico para sua necessidade.

Além do mais, só trabalhamos com materiais de primeira qualidade, que em conjunto com nossa mão de obra especializada e equipamentos de última geração, garantem as melhores peças de vidro para utilização em seu projeto empresarial.

Mantenha contato com nossa equipe e constate! Teremos o maior prazer em lhe atender. Garantimos atendimento personalizado, produtos de qualidade e a entrega mais rápida do mercado. Venha para a MultPainel e faça suas ideias acontecerem!