Vidro temperado ou vidro laminado, qual usar?

O vidro é um material que agrega valor em qualquer tipo de aplicação. Isso é fato! Entretanto, para extrair o máximo de proveito do produto, é indispensável conhecer os diversos tipos de vidros e suas principais qualidades.

Ao conhecer os principais tipos de vidro e entender suas características, a missão de escolher o modelo correto para alcançar êxito, tanto no quesito decorativo quanto em funcionalidade e segurança ao usuário fica mais fácil.

Quem acompanha o blog sabe que a MultPainel possui uma equipe técnica especialista em vidro. Nossa equipe é totalmente qualificada para orientar e sanar qualquer dúvida referente a mercado vidreiro.

A partir das dicas, explicações e orientações da nossa equipe, a MultPainel consegue trazer à público conteúdos esclarecedores e ricos em informações, sempre pensando em auxiliar nossos clientes à esclarecer suas dúvidas.

Hoje vamos aprender um pouco mais sobre vidro temperado e vidro laminado. Afinal de contas, esse tema se mostrou corriqueiro dentre as principais dúvidas dos clientes, percebido pela nossa equipe.

Temperado ou laminado

Vidro laminado ou vidro temperado, qual o melhor?

Como já dito acima, conhecer as características de cada tipo de vidro seria o cenário ideal para tirar o máximo de proveito do produto.

Além do mais, existem órgãos que regulamentam o uso do produto em alguns segmentos e aplicações, como é o caso da construção civil.

Apesar dos dois tipos de vidros serem classificados como vidros de segurança – devido às suas características específicas que visam garantir a segurança física do usuário – cada um possui suas particularidades e são indicados para finalidades específicas.

Desta maneira podemos afirmar que o vidro laminado é diferente do vidro temperado, apesar dos dois compartilharem características ligadas à alta resistência e oferecer segurança ao usuário em caso de acidentes.

- Vidro Temperado

vidro temperado

O vidro temperado é classificado como vidro de segurança devido às suas características singulares. Esse tipo de vidro pode ser até 7 vezes mais resistente que um vidro comum.

Além do mais, devido ao seu processo de fabricação, em caso de estilhaçamento, a placa de vidro temperado se parte em pequenos pedaços não pontiagudos, o que garante a segurança do usuário.

Essas duas características do vidro temperado só é possível alcançar graças ao seu processo de fabricação, que consiste na submissão do vidro comum a uma tempera com temperaturas elevadíssimas, resultando numa placa de vidro extremamente resistente.

O vidro temperado é muito utilizado na construção civil e também em itens decorativos, como a lousa de vidro MultPainel.

- Vidro Laminado

 

vidro laminado

 

O vidro laminado também é um vidro de segurança. Ele é composto por duas placas de vidro comum, unidas através de uma película altamente resistente.

Essa película fica responsável por manter juntos todos os pedaços de vidro caso o vidro se parta, impedindo que os estilhaços se espalhem pelo ambiente e machuque alguém.

Alguns vidros laminados, dependendo de sua laminação, podem ser autoportantes em caso de quebra, isso quer dizer que, mesmo com todos seus vidros quebrados, ainda assim mantém-se rígido mediante à película utilizada em seu interior.

Vidros podem ser laminados ou multilaminados, que tratam-se de peças com mais de duas laminações que é o comum. Portanto vidros laminados com 3, 4, 5 folhas de vidro e assim por diante, todos eles são considerados vidros multi laminados.

De acordo com a legislação brasileira, em projetos que contenham guarda-corpo, varandas e escadas, vidraças externas sem proteção e parapeito, cobertura, por exemplo, obrigatoriamente devem utilizar vidro laminado em sua composição, devido às suas particularidades de proteção e de não separação em caso de quebra.

- Vidro laminado temperado

O vidro temperado laminado é um modelo que une as características dos dois tipos de vidro.

Nesse caso, utiliza-se duas folhas de vidro temperado (e não o vidro comum) unidos por uma película altamente resistente. Em questão de segurança, essa categoria de vidro é o que há de melhor, porém também possui o maior valor de investimento, valor esse claramente agregado.

De qualquer maneira, é imprescindível a consultoria profissional para a execução de qualquer projeto.

Com exceção das normas técnicas exigidas pela legislação, somente especialistas do ramo poderão afirmar, depois de uma análise minuciosa, qual vidro é melhor para sua demanda, temperado, laminado ou temperado-laminado.

Até porque não existe ‘melhor’ ou ‘pior’, tudo depende das circunstâncias e das necessidades do projeto.

E só pra ficar registrado, caso precise de um auxílio sobre o universo do vidro, conte com a equipe da MultPainel para lhe ajudar em seu projeto. Aqui na MultPainel suas ideias acontecem.

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel