Vidro polarizado – o que é?

O artigo de hoje vai abordar sobre um tema que, de certa forma, é novidade no nosso país, mas já é tendência em países da Europa e nos Estados Unidos. Você já ouviu falar sobre vidro polarizado, ou vidro inteligente?

O vidro polarizado é um dos elementos chave da automação predial e corporativa, que caminha a passos largos no Brasil, e por se tratar de um conceito tão amplo, vamos tentar resumir esse tema aqui.

Automação Corporativa

Em países desenvolvidos, a automação predial está cada vez mais presente!
Quer um exemplo? Na Europa é muito comum encontrar em hotéis (principalmente aqueles mais chiques, com vistas estupendas) paredes elaboradas com um tipo de vidro que permite ao usuário, com um simples toque no botão, mudar a aparência da parede de vidro.

Como num truque de mágica, a aparência do vidro deixa de ser transparente, passando a ser opaca, garantindo intimidade e privacidade ao local, permitindo que os usuários usufruam do local sem serem incomodados.

Interessante não? Este vidro é conhecido como vidro polarizado. O vidro polarizado – ou vidro inteligente é muito indicado para hotéis, consultórios médicos, salas de reuniões, salas da diretoria, bancos, portarias de prédios, hall de entrada, etc.
O vidro inteligente permite maior interação com o ambiente na medida em que, num simples toque, o usuário consegue agregar o ambiente ou criar espaços mais intimistas, sem necessidade de maiores esforços. Funciona como uma cortina inteligente, já acoplada no vidro. É incrível!

vidro polarizado

Vidro Polarizado o que é?

Imagine a possibilidade de criar janelas privativas ou de dividir os espaços com vidros inteligentes, capazes de se alternar entre a transparência e a opacidade, além da possibilidade de funcionar como isolante acústico?

O vidro polarizado é um produto dotado de alta tecnologia que, apesar de ser novo no mercado nacional, já está sendo bastante requisitado nos segmentos de arquitetura, engenharia civil e decoração de interiores.

O vidro polarizado foi criado nos anos 70, nos Estados Unidos, começou a ser utilizado em grandes corporações já no início dos anos 90. Entretanto, devido à tecnologia inovadora e limitação na fabricação, os valores para época eram consideravelmente elevados, tornando o uso do vidro inteligente muito limitado.

Nos tempos atuais, o vidro polarizado está mais acessível e já começa a figurar nas grandes corporações. No Brasil, o vidro inteligente é produzido desde 2007 e possibilita aos brasileiros usufruir de um produto inovador e com as mesmas qualidades dos vidros polarizados produzidos no exterior.

Vidro Polarizado Ligado
Vidro Polarizado Ligado
Vidro Polarizado Desligado
Vidro Polarizado Desligado

VIDRO INTELIGENTE COMO FUNCIONA

O vidro polarizado pode ser encontrado em diversas espessuras. Eles são laminados, de maneira que no meio das duas lâminas de vidro encontra-se uma espécie de display de LCD ultrafino.

Esse display é revolucionário, composto por partículas suspensas em um cristal líquido. Quando provocados por uma corrente elétrica, essas partículas mudam de posição e permitem a passagem da luz.

O vidro polarizado, quando em sua forma normal, se apresenta como opaco, geralmente branco e ainda translúcido.

No momento que o vidro inteligente recebe uma corrente elétrica, automaticamente ele reorganiza suas moléculas, ficando transparente. Ao retirar a carga elétrica, as moléculas se espalham, ficando ‘desorganizadas’, o que atribui o efeito opaco ao vidro, permitindo maior privacidade.

O vidro inteligente é perfeito para ser utilizado em ambientes internos, externos, residências, empresas, escritórios, fachadas, telas de projeção, box de banheiro, consultórios médicos, lojas, bares, barcos, hotéis. Enfim, a aplicação é variada, só depende da imaginação do cliente ou do projetista. As invenções com essa tecnologia são várias, trazendo sempre requinte, modernidade e muita surpresa, pois por se tratar de uma inovação, as pessoas não seguram sua reação surpreendida ao ver a "mágica" acontecendo.

Com a evolução da tecnologia, é possível encontrar modelos de vidro inteligente polarizado capazes de serem controlados através de smartphones, tornando a automação ainda mais perfeita, podendo ser acionado de qualquer lugar do mundo!

Também encontramos vidros inteligentes dotados de outras formas de acionamento, como o tradicional interruptor, além de sensor de presença e controle remoto.

 
BENEFÍCIOS DO VIDRO POLARIZADO

 

O vidro polarizado inteligente representa o equilíbrio entre a privacidade e a exposição. Além da privacidade, o vidro inteligente oferece ainda outros benefícios que elevam seu potencial para a utilização em designs arrojados.

O vidro polarizado pode ser utilizado tanto na parte interna quanto externa da residência ou empresa/escritório. Devido ao fato dele funcionar ligado à corrente elétrica, isso pode causar receios ao usuário.

Mas os fabricantes garantem que o vidro inteligente (vidro privativo) resiste às alterações climáticas com excelência, podendo ficar exposto ao sol e chuva, sendo inclusive, como já dito acima, uma das opções para compor ambientes molhados, como box de banheiros.
Ainda dentre os benefícios do vidro privativo, contamos com a possibilidade de elaborar divisões de ambientes e otimização de espaços com muito estilo e inovação. Um bom exemplo disso é a utilização do vidro polarizado para construir salas de reuniões e salas de diretoria. Imagine uma sala de reunião otimizada que ‘fecha as cortinas inteligentes’ num simples toque de botão ou aplicativo de celular! Isso é possível com o vidro inteligente. A tecnologia é, realmente, surpreendente!

Não podemos esquecer que o vidro privativo polarizado também pode funcionar como um telão para projeção de imagens!

Quando o vidro estiver com a tela LCD desligada (branca translúcida / opaca) é possível projetar imagens e vídeos em sua superfície. Justamente pelo fato da tela de cristal líquido presente entre as lâminas de vidro, as imagens ficam mais definidas, proporcionando maior qualidade nas projeções diretamente no vidro.

Isso pode inclusive substituir os aparelhos de televisores no futuro, criando ambientes realmente revolucionários e inovadores.

Sempre lembrando que, em qualquer tipo de projeto de vidro elaborado em sua residência, empresa ou escritório, é essencial a utilização de mão de obra qualificada em conjunto com materiais de primeiríssima qualidade.

O vidro, quando trabalhado de maneira correta, é um produto muito resistente, além de apresentar baixa deterioração e fácil manutenção.

Vidro polarizado é com a Multpainel! No Brasil há mais de 10 anos trabalhando. Acesse nosso site e conheça alguns de nossos serviços. Venha para a MultPainel e surpreenda-se!

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel