Vidro desde a indústria: O começo de tudo

O consumo do vidro está em alta no Brasil. O mercado de vidro no Brasil registra crescimento considerável nos últimos dez anos. A produção de vidro plano (float) acompanhou o desenvolvimento social e cresceu de maneira intensa nesse tempo.

A retomada do vidro como matéria prima popular no Brasil demonstrava força há mais de 20 anos. Naquela época o consumo do produto era considerado baixo, a produção de vidro float ainda era limitada e poucas empresas se arriscavam a fabricar o produto de maneira independente.

Com o passar do tempo, a produção do vidro começou a acompanhar o crescimento do país. Principalmente nos últimos 10 anos, quando registrou o aumento das indústrias de produção e das indústrias de processamento do vidro.

Segundo dados da Abravidro – Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos, em 2016, o mercado do vidro apresentava 09 linhas de produção de vidro float com capacidade nominal de 6.950 toneladas de vidro plano / comum por dia distribuídos para quase 500 indústrias de processamento de vidros.

Dessa produção, alguns números do segmento merecem destaque:

- 42% do vidro produzido foi aplicado na indústria automotiva;

- 34,9% da produção foi de vidro temperado;

- 09,1%  do vidro foi utilizado como vidro laminado;

- 7,1% foi destinado à produção de espelhos.

- 5,7% da produção foi de vidros curvo, tampo de mesas, etc;

Importante frisar que esses números representam dados de categorias distintas.

Pra se ter uma ideia do que isso representa, em 2013, o consumo de vidro no Brasil beirou próximo aos 10 kg por pessoa! É um número muito considerável.

O mercado do vidro prevê crescimento no uso do produto para o ano de 2018, apesar de todas as variações do mercado.

A indústria do vidro no Brasil 

vidro

Atualmente a fabricação do vidro no Brasil está distribuída entre 04 empresas, que ficam responsáveis por fabricar o vidro do zero, desde o derretimento da sílica e mistura com outros componentes, até chegar à folha de vidro plano presente no mercado atualmente.

Com raras exceções, como produções independentes e os vidros importados, esse último que sofre altas incidências de impostos de importação, o antidumping por exemplo, que trata-se de uma taxa de favorecimento à indústria local, a maioria absoluta dos vidros fabricados em território nacional ficam a cargo da Cebrace, Guardian, AGC e Vivix.

Para atender a crescente demanda do vidro nos últimos anos, as empresas do vidro tem se desdobrado para produzir uma grande quantidade de peças de vidro e com alta qualidade.

Há um notável crescimento na capacidade produtiva, tanto das indústrias do vidro quanto das indústrias de processamento do vidro. Dessa maneira, ambas tem investido pesado em novas tecnologias, tanto para automatizar os processos quanto para oferecer novos produtos aos consumidores.

- Cebrace Vidros

A Cebrace Vidros surgiu a partir de uma aliança estratégica comercial entre dois dos maiores produtores de vidro plano do mundo, a Saint-Gobain (França) e a NSG (Japão).

Fundada no ano de 1974, a Cebrace Vidros se intitula a empresa líder no mercado brasileiro do segmento do vidro plano.

Conforme consta no site da empresa, a Cebrace sempre se preocupou em oferecer a máxima qualidade em todos seus produtos e serviços, de tal maneira que todas as suas unidades de produção conquistaram certificações importantes de qualidade.

A Cebrace conta com 05 polos de produção do vidro; 03 linhas de produção estão localizadas em Jacareí – SP, 01 em Caçapava - SP e a última em Barra Velha – SC.

- Guardian Glass Brasil

A Guardian Glass está presente nos 05 continentes, distribuída em 25 países. No Brasil, a Guardian possui duas unidades de fabricação do vidro (em Porto Real – RJ e Tatuí – SP) e um centro de distribuição.

A Guardian Glass se orgulha de estar há mais de 80 anos no mercado investindo constantemente em inovação e na qualificação de sua equipe e fortalecimento do compromisso global com a excelência, buscando soluções que superam a expectativa de seus clientes.

- AGC

Há mais de 100 anos, a AGC trabalha na produção de vidros para aplicação em todos os segmentos e instalou sua fábrica no Brasil no ano de 2013, em Guaratinguetá – SP.

Sua sede fica em Tóquio, no Japão, e além do Brasil, a AGC atua em mais de 30 países e conta com mais de 50 mil colaboradores.

A filosofia da AGC é melhorar a vida das pessoas através de soluções inovadoras em vidro, de maneira acessível e sustentável.

- Vivix

A Vivix está localizada na cidade de Goiana, em Pernambuco e é uma das mais modernas fábricas de vidros planos do mundo. Além do mais, é a única do segmento no país que conta com capital 100% nacional.

No começo do ano de 2014 a Vivix iniciou a produção das primeiras chapas de vidros planos totalmente brasileiras.

Este empreendimento é o resultado de um investimento de mais de R$ 1 bilhão. Além da unidade fabril, a Vivix conta com uma usina própria de beneficiamento de matérias-primas, instalada no município de Pedra de Fogo – PB.

Vidros é na Multpainel

VIDROS É NA MULTPAINEL

A MultPainel se orgulha de participar dessa caminhada, trabalhando arduamente em conjunto com a indústria do vidro para proporcionar aos brasileiros um vida mais fácil, bonita e segura.

Coincidência ou não, o nascimento e crescimento da MultPainel acompanhou o desenvolvimento da utilização do vidro nesses últimos 12 anos, desde 2006, caminhando lado a lado com a indústria para trazer ao consumidor os produtos de melhor qualidade do mercado.

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel