Verdadeira liderança no segmento de Lousa de Vidro

Posted on

Em janeiro passado, um estudo denominado TCO – Custo Total de Propriedade, em tradução livre, realizado por uma empresa americana chamada revelou a superioridade das lousas em vidro quando comparadas aos quadros brancos tradicionais ou lousas de madeira.

Resumidamente, o TCO trata-se de uma análise que revelará os custos totais de determinado bem ou objeto.

Importante frisar que existe uma diferença muito significativa entre o preço de compra (custo de aquisição) e o custo total do ciclo de vida, especialmente quando se trata de bens com um longo período de propriedade, como os carros, por exemplo, que além do custo para aquisição, ainda gerará diversos outros custos relacionados à manutenção, abastecimento, estacionamento, etc.

Retornando então aos estudos realizados sobre as lousas em vidro. O quesito principal que deu origem aos estudos foram as constatações de que os quadros brancos tradicionais duravam em média de 3 a 4 anos em média utilização semanal, situação que resultaria em imensos custos de reposição em comparação com a lousa em vidro para escrever.

Os quadros brancos tradicionais tem essa média de durabilidade devido ao material utilizado na sua fabricação. Como sabemos, o plástico permite a infiltração da tinta utilizada pelos pincéis para quadro branco, gerando aquele efeito ‘fantasmagórico’ com o passar do tempo.

Este é um dos principais motivos pelo qual os adeptos de quadros para escrever estão trocando os tradicionais quadros brancos, revelando um considerável crescimento das lousas de vidro mês a mês no Brasil.

Nesses estudos, o custo total de propriedade levou em consideração o desing e a perspectiva arquitetônica das lousas de vidro e dos quadros brancos normais, analisando assim todos os requisitos presentes, afinal de contas, as lousas de vidro contribuem grandemente com a decoração e arquitetura do ambiente onde estiver instalada.

Bom, dessa maneira, nem é preciso pensar muito para saber qual o resultado desse estudo de custo total de propriedade.

Enfim, tendo em vista que não dá pra negar que uma lousa de vidro oferece maior economia no final das contas – As lousas de vidro da MultPainel dificilmente precisarão serem substituídas, o que resulta em economia superior – talvez seja uma questão sobre sustentabilidade ambiental que faça o mais reticente mudar de idéia.

Leve em consideração que a lousa de vidro da MultPainel é um produto altamente versátil. Nossas lousas de vidro são conhecidas pela sua mistura de beleza, funcionalidade, usabilidade e tecnologia, além dos aspectos específicos da sustentabilidade.

Lousa de Vidro

Afinal de contas, vidro e sustentabilidade caminham lado a lado. O vidro, apesar de não ser biodegradável, é 100% reciclável. Sabe o que isso quer dizer, né? Isso quer dizer que o vidro pode ser reciclado incontáveis vezes sem perder qualidade ou pureza. Ou seja. 10 kg de vidro, depois de reciclados, terão os mesmos 10 kg.

Pra se ter uma idéia, no Brasil se produz em média 900 mil toneladas de embalagens de vidro por ano. Dessas 900 mil toneladas, 225 mil toneladas são provenientes de matéria prima reciclada em forma de cacos. A utilização do vidro em forma de cacos na fabricação de novos vidros contribui no momento de fundir a massa.

Isso ajuda a reduzir a temperatura necessária para fazer essa mistura, gerando economia, além do mais, utiliza-se menos energia e água, diminui a retirada de matéria prima da natureza, reforçando seus aspectos de sustentabilidade.

Se falarmos especificamente dos vidros utilizados em lousas de vidro para escrever, pode-se dizer que esses vidros contribuem ainda mais com o meio ambiente. Afinal de contas, depois de devidamente instaladas, as lousas de vidros dificilmente quebrarão, a não ser por questões de reforma ou acidentes.

Essa durabilidade também faz das lousas de vidro um produto devidamente sustentável. Vidro não se deteriora, enquanto estiver inteiro, sem nem um tipo de avaria, permanecerá inteiro.

Além do mais, os princípios de sustentabilidade também exigem um produto que não sobrecarregue as futuras gerações com os requisitos básicos de manutenção. Lembre-se que nossos painéis de vidros certamente durarão várias gerações. Somente painéis compostos de vidro são medidos em gerações.

Além do mais, as lousas de vidro da MultPainel satisfazem plenamente os requisitos dos órgãos regulamentadores, como o INMETRO, inclusive no desempenho acústico, devido às suas propriedades de redução sonora.

O vidro ainda impacta positivamente nos quesitos de iluminação natural, contribuindo até mesmo na redução do estresse, auxiliando no desempenho das atividades dos funcionários, se instaladas numa empresa, por exemplo. Em residências, permite a iluminação natural e coopera positivamente no sono, devido à redução de ruídos.

Além destes, considere mais alguns benefícios relacionados à sustentabilidade.

Lousa de Vidro

– A tinta utilizada nas lousas em vidro utilizam compostos orgânicos de baixa volatilidade (COV) que reduz os solventes liberados no ar à medida que a tinta seca.

– Os marcadores (canetas) são mais eficientes nas lousas de vidro, também saem com mais facilidade. Isso resulta em menor utilização em produtos de limpeza para o apagamento, evitando desperdício.

Neste estudo realizado, alguns números de uma pesquisa de mercado revelaram os seguintes resultados:

– 93% dos usuários disseram que os quadros brancos tradicionais duram menos de sete anos. As lousas de vidro durarão décadas.

– 54% dos técnicos de instalações gastam mais de 30 minutos (alguns gastam mais de uma hora) apenas para instalar um novo quadro para escrever – sem contar o tempo para retirar o quadro desgastado. Levando em consideração que quadros brancos tem uma vida útil de até 6 anos, veja quanto tempo estará economizando no final das contas.

– 72% dos usuários finais dizem que a descoloração é a razão pela qual eles precisam substituir um quadro branco. Imagine que um quadro branco custe em torno de R$ 500,00. Ao final de 10 anos, a despesa total será de mais ou menos R$ 1.500,00, levando em consideração a troca e gastos com produtos específicos para limpeza.

Lousas de vidro eliminam essa necessidade de substituição, diminuindo assim seu custo total de propriedade total.

Ademais, evitando desperdícios, as lousas para escrever em vidro não podem mais serem consideradas como um mero ‘luxo’.

Com a evolução do plástico para o vidro, as lousas de vidro tornam-se uma parte essencial na busca pela sustentabilidade e preservação do meio ambiente, além de contribuir no design e arquitetura dos mais variados estabelecimentos em todo o mundo.

Contate a MultPainel e converse com um de nossos colaboradores. Teremos imenso prazer em atendê-lo.