Tecnologia do vidro, veja onde já chegamos

Tecnologia do vidro

Que o vidro é um material singular e de riquíssimas qualidades ninguém pode negar.

Desde a antiguidade o vidro vem sendo utilizado para auxiliar nosso dia a dia e decorar nossos ambientes com os mais diversos enfeites de vidro.

A utilização do vidro é vista com frequência em objetos presentes no nosso dia a dia. O vidro é figura carimbada em diversas indústrias do segmento, como indústria moveleira, indústria automobilística e na construção civil.

No nosso lar, o vidro serve de matéria prima tanto para a formação estrutural de ambientes, como a utilização de vidros em janelas, portas e divisórias de vidro, quanto para auxiliar o nosso cotidiano, presente na forma de copos, pratos, potes de armazenamento de comida.

Tecnologia do vidro

As qualidades que o vidro tem possibilitam esse uso do vidro em larga escala. Na construção civil, o vidro substitui com excelência materiais para construção populares, como o concreto e a madeira.

Quer um ótimo exemplo do uso do vidro na construção civil? Conheça um pouco mais sobre a Crystal House, edificação que abriga a loja da Chanel, em Amsterdã.

Esse projeto arquitetônico é um ótimo exemplo de como o vidro pode ser utilizado das mais variadas formas. Nesse grande e valioso projeto, o vidro foi utilizado como elemento estrutural na construção civil.

Para construí a Crystal House foram utilizados tijolos de vidro, tecnologia inovadora elaborada com exclusividade para o projeto. Além de tijolos de vidro, as molduras das janelas e as vigas de sustentação também foram feitas de vidro, atribuindo predicados únicos ao projeto.

Se levar em consideração outros fatores, como a mão de obra e a quantidade de materiais para a construção de um projeto, o vidro torna-se um material econômico para a construção civil, tendo em vista que um projeto à base de vidro demanda menos material de construção e menor quantidade de recursos humanos necessários para elaboração do projeto.

Nas funções do lar, o vidro é um ótimo aliado para sua casa. Por suas qualidades únicas, o vidro foi eleito uma ótima alternativa para o plástico, principalmente para o uso na cozinha.

Repare quantos utensílios domésticos vem evoluindo gradativamente do plástico para o vidro. Isso não acontece por acaso, o vidro tem a capacidade de armazenar alimentos com mais eficácia que o plástico. Além do mais, o plástico pode absorver o cheiro dos alimentos, dificultando na hora da higienização.

O que poucas pessoas percebem é que o vidro também é utilizado em larga escala em outros segmentos do mercado e, apesar de ser um produto relativamente antigo, o vidro sempre foi o material do futuro!

Vidro no futuro

Tecnologia do vidro

O vidro é um ótimo aliado para quem deseja construir ou reformar. Na construção civil, por exemplo, uma das principais características do vidro diz respeito à incidência de luz natural no ambiente que o vidro proporciona.

Para o futuro da humanidade, essa característica é de suma importância, tendo em vista que atende aos apelos dos especialistas em sustentabilidade, no que diz respeito a utilizar nossos recursos naturais com sabedoria.

A tecnologia é outro segmento que encontrou no vidro uma ótima aliada para conseguir transportar suas ideias mirabolantes do papel para a prática. Constatamos facilmente o uso do vidro na fabricação de computadores, notebooks; bem como, para compor as telas dos celulares smartphones.

Mas o vidro também está presente onde menos esperamos. O vidro é matéria prima para a fabricação de fibras ópticas, por exemplo, tecnologia inovadora utilizada como condutor de luz, imagens e impulsos codificados que necessitem de alto rendimento.

Com a evolução da tecnologia e da internet, a fibra óptica foi uma das saídas das empresas de telefonia pra oferecerem pacotes de internet com maior velocidade, possível somente devido à característica de alto rendimento da fibra ótica.

Percebe-se facilmente que o vidro é considerado o material do futuro devido à sua vasta aplicação e a presença constante em projetos tecnológicos e exposições do ramo da arquitetura.

Os vidros touch screen, por exemplo, serão os protagonistas em projetos futurísticos que evolvam interação entre os objetos dos ambientes. Se hoje estão presentes basicamente nas telas dos celulares, os vidros touch screens serão parte integrante da vida no futuro, utilizado de maneira inteligente em fogões, televisores, espelhos, janelas, outdoor, etc...

Juntamente com a evolução tecnológica, o vidro caminha a passos largos. Diversas tecnologias são desenvolvidas com frequência para incrementar o vidro comum e transformá-lo em um material ainda mais resistente e com características práticas e funcionais, como é o caso do vidro auto limpante, que possui engenharia que permite a eliminação da poeira do vidro utilizando os raios ultravioletas e a água da chuva. Existem os vidros auto limpantes, como já falamos, mas também anti bacteriano, vidro opacado eletronicamente, vidros curvos, insulados, etc.

Lá no passado, a MultPainel já enxergou que o vidro seria o material do futuro. Não por acaso, nos especializamos no assunto e nos tornamos referência nacional no segmento de painéis e lousas de vidro.

Trabalhamos com os mais diversos tipos de vidro para compor seu projeto de arquitetura. Nosso leque de produtos disponíveis conta somente com artigos de primeiro escalão, elaborados com tecnologia de ponta e com o apoio de uma qualificada rede de colaboradores. Considere a opinião de quem é especialista em vidros. Venha para a MultPainel.

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel