Saiba tudo sobre a lousa de vidro

Saiba tudo sobre a lousa de vidro - As lousas de vidro são revolucionárias! É um tipo de lousa que veio para substituir as lousas tradicionais e antigas (quadro negro / quadro branco tradicional).

Neste texto vamos saber tudo sobre o quadro branco de vidro, desde seu surgimento, suas finalidades, funções, aplicações, utilidades e tudo que envolva o universo das lousas de vidro.

Importante frisar que esse texto foi desenvolvido a partir de dados de especialistas na área, totalmente habilitados para apresentar conteúdos significativos e relevantes do mercado da lousa em vidro, auxiliando o internauta a suprimir todas as suas possíveis dúvidas relacionadas ao segmento.

Pois bem, como já dito, os quadros de vidro para escrever surgiram no mercado como alternativa aos já ultrapassados quadros brancos e/ou lousa negra. Estes tradicionais quadros para escrever se mostraram defasados quando comparados à lousa em vidro... e isso não é difícil de explicar.

O vidro possui propriedades únicas que o distingue dos outros materiais. Por essa ótica, a lousa em vidro é infinitamente melhor quando comparada com quadros feitos de madeira ou de plástico.

Suas propriedades vão além dos quesitos durabilidade e funcionalidade. A lousa em vidro se destaca também na arquitetura e decoração, agregando inovação e modernidade ao ambiente por conta de sua estética contemporânea.

Propriedades e características do vidro

O vidro foi descoberto por acaso. Viajantes perceberam que, com o calor das fogueiras que eles realizavam na areia da praia surgia um material de forma totalmente desconhecida, cristalino, nem líquido nem sólido; e que depois de frio, transformava-se em um material rígido e frágil ao mesmo tempo, com características únicas.

Após estudos, perceberam que o vidro era o resultado da submissão da areia da praia (que continha sódio) e as conchas do mar (que continham cálcio) às altas temperaturas (da fogueira), que derretia esses elementos e que, depois de frio, resultaria no vidro.

Durante o império romano houve um grande salto na fabricação do material, sendo possível inclusive atribuir cores ao mesmo. Um verdadeiro marco na história do vidro. Entretanto, antigamente esse material era produto acessível apenas aos nobres e membros da alta sociedade. Costumavam enfeitar palácios e propriedades dos mais influentes na sociedade, pois era sinônimo de riqueza e ostentação.

Passado os anos e após muitas experiências realizadas, o vidro transformou-se num produto parecido com o que conhecemos hoje. Com a mecanização de processos - mais especificamente com a Revolução Industrial, ele se difundiu e passou a ser mais acessível à população em geral.

Dessa maneira passou a compor os lares sendo utilizados como recipientes para armazenar alimentos, por exemplo, pois dentre suas qualidades constava a capacidade de manutenção das propriedades dos alimentos. Também usado para armazenar bens materiais e já era utilizado em objetos de decoração nas casas.

Depois, ao demonstrar suas particularidades, o vidro ganhou funções atípicas e passou a ser utilizado inclusive como materiais para construção, substituindo o uso do concreto e da madeira. Há registros de edificações que utilizam tijolos e vigas de vidro.

Não é por acaso que as lousas de vidro possuem características singulares. Devido a matéria-prima, a lousa também oferece ao usuário propriedades inovadoras. Além de servir para escritas em geral, o quadro branco de vidro oferece apagamento fácil, livre de borrões ou manchas.

Outra característica é a durabilidade. Como o vidro é um material de baixa deterioração, a lousa feita de vidro durará décadas sem necessidade de troca, tendo em vista que ela não racha e não mancha, como os quadros brancos tradicionais.

Eles são sustentáveis, podem ser customizados e são tão lindos que exercem perfeitamente o papel de objeto de decoração onde quer que esteja instalado, sendo um objeto facilmente combinando com o design do ambiente.

Esses são somente alguns dos motivos que estão tornando a lousa feita de vidro na primeira escolha entre os lares, escritórios, salas de aula e escolas e universidades por todo o Brasil. Conheça um pouco mais das características à seguir.

A Lousa de vidro no espaço escolar

 

lousa de vidro

O quadro para escrever já foi negro, verde, branco ... e agora é lousa de vidro.

Ao analisar a história do quadro negro, pesquisas da história da educação ressaltam a importância do quadro para escrever na vida escolar. Do ponto de vista pedagógico, as lousas ocupam um espaço centralizado no ambiente escolar refletindo diretamente na qualidade de ensino.

Apenas para conhecimento, registros escolares no estado do Rio Grande do Sul, do ano de 1.835, traz uma lista de produtos escolares onde se verifica a anotação de 30 pedras para escrever – ao invés de quadros negros.

Esses registros levaram os pesquisadores a levantar a hipótese de que, até então, as lousas não eram utensílios presentes nas salas de aulas brasileiras.

A partir do crescimento e consolidação dos sistemas públicos de ensino, o quadro para escrever instala-se nos estabelecimentos de ensino e começam a ocupar seu espaço no ensino educacional.

- Quadro negro, quadro branco ou lousa de vidro?

Com o sistema de ensino ficando cada vez mais forte, surgiu a necessidade de exigências mínimas de mobiliários e material escolar. Foi aí que a lousa negra assumiu um lugar privilegiado na sala de aula.

É sabido que o giz escolar é o principal parceiro dessas lousas. Não por acaso, a expressão ‘o melhor professor é aquele que mais usa giz’ era máxima dentre os centro educacionais no passado. Consistia na hipótese de que, quanto mais o professor ensinasse, consequentemente gastaria mais giz escolar. Dessa maneira o quadro negro virou sinônimo de docência e ensinamentos.

Entretanto, o giz escolar, amigo inseparável da lousa negra, também foi um dos – senão o principal – responsáveis por sua decadência.

Registros educacionais de mais de 100 anos atrás já demonstravam que essa junção do giz com a lousa não era ideal. Pelo contrário! Os quadros negros, famigerados por sua ligação e representatividade com a escola (docência), sempre foram fortemente questionados pelos professores e mestres.

As reclamações estavam relacionadas, principalmente, com o material utilizado para fabricar a lousa. Conforme consta, o giz fixava com muita aderência na tinta da lousa, tornando quase impossível a manutenção da limpeza do quadro.

Com a dificuldade para apagar normalmente, era necessário a utilização de panos umedecidos para auxiliar na limpeza. Entretanto, a água em conjunto com o giz resultava numa espécie de lama branca que impedia qualquer trabalho na lousa, além de deixa-la esbranquiçada e com uma aparência ruim.

Além do mais, com o passar dos anos, notou-se que, dentre os profissionais da educação que utilizavam lousas, havia uma quantidade significativa de registros de doenças respiratórias.

Após anos de estudos, o giz escolar foi considerado o principal causador das doenças respiratórias em professores e alunos, contribuindo ainda mais com a decadência das lousas negras.

Pois bem, a fim de atender a maior das reinvindicações dos professores, buscaram-se alternativas para o quadro negro. Alternativas que oferecessem as mesmas qualidades da lousa, porém, sem os malefícios do giz.

Depois de muitas ideias, fabricaram um quadro branco feito de madeira em sua base e plástico em sua superfície que dispensava o uso de giz escolar para escrever. Os quadros brancos cumpriam seu papel básico de oferecer ao usuário uma superfície branca com contraste satisfatório e, o mais importante, utilizando canetas para escrita, abolindo de vez o uso de giz escolar.

Por décadas o quadro branco foi a principal alternativa para os quadros negros. Popularizaram-se e passaram a compor a estrutura dos mais diversos ambientes, desde salas de aula, escritórios, passando por ambientes corporativos e até mesmo nosso lar.

A popularização do quadro branco acendeu um sinal de alerta na sociedade poucos anos após seu lançamento.

Para entender melhor essa preocupação, devemos considerar os apelos pela sustentabilidade, consumo consciente e proteção ao meio ambiente, tendo em vista que grande parte do produto é feito de madeira (não reciclável) e somente sua superfície, onde se escreve, em plástico.

Então os quadros brancos mostraram-se uma péssima alternativa quando observados por esse ponto de vista. O plástico, naturalmente, possui qualidades limitadas... e em forma de lousa branca, essas limitações ficaram ainda mais evidentes.

O plástico permite que a tinta da caneta infiltre na superfície da lousa. Com a utilização, as tintas que se infiltram no material formam borrões cada vez mais difíceis de apagar, comprometendo o quadro branco e tornando sua vida útil consideravelmente baixa.

Além do mais, com a dificuldade de apagar os borrões fantasmas, a tendência é a utilização de produtos de limpeza cada vez mais fortes e abrasivos. Nesse caso, a vida útil do quadro branco diminui ainda mais, pois os produtos abrasivos causam rachaduras nas lousas brancas, inutilizando o produto.

A vida útil do quadro branco se revelou baixa. Isso significava que o produto teria que ser trocado com mais frequência, gerando mais resíduos para o meio ambiente, sem contar que esse cenário favorecia somente as indústrias.

Levando em consideração que os quadros brancos eram, até então, a única alternativa para as lousas negras, a troca frequente geraria altos custos para a máquina pública, escolas e centros educacionais.

E foi no meio desse cenário que a lousa de vidro surgiu como a solução! A partir da lousa de vidro, praticamente tudo mudou! Abriu-se um novo mundo com um leque enorme de oportunidades.

Como já dito, o vidro é único. Possui características mágicas. É por isso que a lousa de vidro surgiu como a principal alternativa para os quadros negros e quadros brancos tradicionais.

Para escrever no vidro não é necessário giz, basta um pincel (canetão) normal, dos mesmos utilizados para escrever nos quadros brancos. Somente essa característica já seria suficiente para a lousa de vidro substituir a lousa negra com maestria.

Mas como o vidro costuma surpreender, a lousa feita em vidro não permite que a tinta da caneta infiltre na sua superfície. Essa seria a característica principal pela qual a lousa de vidro é considerada a melhor alternativa aos quadros brancos tradicionais.

Ao impedir que a superfície absorva a tinta da caneta, o vidro interrompe um ciclo que resultaria nas circunstâncias já comentadas acima, evitando borrões, dificuldade de apagar, manchas na lousa e rachaduras.

Isso eleva a vida útil do quadro para escrever a altos índices. Enquanto um quadro branco normal tem vida útil de 12 a 24 meses em bom estado, isso mantendo uma frequência média de escrita e utilizando de todos os cuidados necessários com o produto, a lousa em vidro possui vida útil inestimada!

Apenas como referência, a primeira lousa de vidro instalada no Brasil foi em fevereiro de 2006; e semanas atrás (este artigo foi escrito em março de 2018) os profissionais tiveram a oportunidade de retornar no cliente que teve a primeira lousa de vidro instalada.

Fizeram até fotos com o diretor da empresa, que recebeu um certificado de agradecimento. O mais incrível é que a lousa ainda estava lá, na mesma parede, novinha em folha, parecia que havia sido fabricada há poucos dias... e já se passava mais de uma década em uso.

O vidro tem percentual de deterioração beirando à zero. Depois de instalada, é certo que a lousa de vidro durará por décadas! É aí que entra mais uma importante característica dos quadros em vidro: A sustentabilidade.

Devido à sua alta durabilidade, os quadros feitos de vidro contribuem também com o planeta ao evitar que grande quantidade de material (quadro branco) seja despejada no meio ambiente.

Além do mais, em lousas de vidro a caneta desliza suavemente. A transparência do vidro garante o contraste da escrita e modernidade ao ambiente, resultando numa experiência única ao usuário.

O vidro também é responsável por tornar a limpeza do quadro numa tarefa muito fácil. Basta um pano umedecido com álcool. Fique livre do pó de giz, manchas e rachaduras na lousa. Faça uma experiência e comprove.

Caminhe junto com a evolução

Já vimos que além de suprir todas as necessidades ao apresentar as mesmas funções que as lousas normais, os quadros em vidro são charmosos e oferecem ainda mais vantagens ao usuário.

Por exemplo, você sabia que a lousa de vidro pode ser magnética?

- Lousa de vidro magnética para escolas

Imagine ter a facilidade de escrever e afixar algo numa mesma superfície!

Com lousas em vidro magnéticas isso é possível, graças a uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores e que se mostrou um verdadeiro sucesso de aceitação dentre os clientes.

Também não poderia ser diferente. Na sala de aula, por exemplo, a lousa magnética possibilita que um professor apresente suas lições na melhor superfície de escrever disponível e de quebra ainda permite que afixe algum material visual no quadro, como mapas, projetos, gráficos, tabelas...

Como os quadros em vidro são customizáveis, eles podem ser empregados como quadros auxiliares na sala de aula.  É possível moldar o quadro para ser utilizado de acordo com a necessidade e o mobiliário do local.

Como quadro auxiliar, a lousa de vidro magnética é ótima opção para sala de aula, pois se transforma num belo quadro de avisos (tanto escritos, como fixado com imãs) com muita facilidade.

Com tantas qualidades fica fácil demonstrar porque motivos a lousa de vidro veio para substituir os quadros negros e quadros brancos tradicionais. Mas as qualidades do quadro de vidro não param por aí.

Veja mais algumas das principais finalidades e utilidades desse produto.

Lousa em vidro para escritório lousa de vidro

Da mesma maneira que a lousa feita de vidro é a melhor opção para as salas de aula de universidades e colégios, ela pode substituir com excelência os quadros de aviso ou painéis de anotação do seu escritório.

Por contarem com a possibilidade de serem customizáveis, as lousas em vidro se adequam com facilidade às suas paredes e seu mobiliário. Existe a possibilidade, por exemplo, de posicionar um quadro de vidro com tamanho personalizado ao lado de uma estação de trabalho.

Nele o usuário poderá anotar recados, telefones, fórmulas, datas importantes, palavras-chave, códigos e expressões consultadas com frequência durante o expediente. Afinal de contas, fazer consultas ou pesquisar algum detalhe todo momento pode ser desgastante, além de tirar nossa concentração.

Outra dica interessante é escrever no quadro de vidro as metas e objetivos do dia, da semana, do mês.

De alguma maneira, essas anotações chamam nossa atenção, atribuindo um lembrete mental toda vez que visualizamos a informação, o que não nos deixa esquecer quais são nossos principais objetivos. Trata-se de uma gestão à vista muito utilizada e efetiva com equipes e departamentos.

Experimente brincar com as cores! Como as lousas de vidro aceitam canetão (pincel atômico) para escrever, é possível fazer anotações com cores diferentes. Utilizar canetas coloridas, atribuindo para cada cor um tipo específico de anotação é uma ótima ideia para organizar os pensamentos.

- Quer mais funcionalidade?

É possível também instalar uma lousa de vidro magnética no escritório e diminuir drasticamente a utilização de post-it – aqueles papéis com cola para escrever recados e fixar nas superfícies.

Como a lousa magnética permite que utilizemos imãs para fixação de algum recado na superfície da lousa, além de recados, também podemos pendurar boletos, contas, fotos. Tudo fica a critério da sua necessidade ou da sua criatividade.

Procure por empresas com tecnologia inovadora que permita personalizar seu quadro de vidro com impressões FullHD (Full High Definition). Isso quer dizer que você pode instalar um painel de vidro com o logotipo da empresa, ou com alguma tabela específica desenhada previamente.

É muito simples. Geralmente, o cliente encaminha para a empresa um modelo do logotipo ou da tabela que deseja imprimir na lousa (pode ser um rascunho feito a lápis, uma planilha modelo em Excel, etc.) e a equipe contratada se encarrega do restante, fazendo o design até atingir a necessidade do cliente de maneira exata.

O resultado são lousas de vidro fabricadas especificamente ao seu gosto, com materiais de qualidade e impressão duradoura.

Se preferir, pode contar com lousas de vidro com logotipo em marca d’água. São extremamente úteis e totalmente adaptáveis em qualquer escritório e sala de reunião.  Sua principal característica é a impressão em marca d’água. Sutilidade é seu sobrenome!

Nesse modelo de lousa, a marca ou logotipo da empresa será repassado ao visitante através de uma mensagem discreta e indireta, porém, totalmente funcional.

A marca d’água no vidro assume o papel daquela informação que, apesar de não estar em destaque, fixa no subconsciente do receptor causando impacto eficaz na consolidação de marca.

Enfim, fica claro que as lousas de vidro são ótimas peças para auxiliar na organização do seu escritório. Entretanto, por serem versáteis, elas também podem contribuir imensamente na decoração do escritório.

Decoração no escritório 

Uma lousa em vidro possui acabamento fino e minimalista. Dificilmente passará despercebida aos olhares, até mesmo dos olhares mais desatentos. Aliada à sala de reunião de um escritório, por exemplo, o quadro de vidro causa impacto positivo, pois consegue aliar modernidade, inovação, praticidade e funcionalidade.

E ainda existem modelos de lousas de vidro coloridas. É comprovado cientificamente que as cores mexem com nossos sentimentos. Opte por empresas que possuam uma vasta cartela de cores de vidro, além da opção de encomendar cores específicas. Interagir com as cores é uma ótima opção para a decoração do seu escritório.

No hall de entrada da recepção a lousa de vidro também satisfaz. O aspecto clean e sofisticado do quadro de vidro agrada a visão. São perfeitas para ornamentar a recepção do escritório.

Quer uma boa dica? Experimente instalar uma lousa de vidro flutuante no hall de entrada / recepção do escritório e se maravilhe com a inovação!

Como o próprio nome já indica, a lousa flutuante mantém a distância de 02 cm da parede sem a utilização de prolongadores ou ferragens aparentes. O resultado é a sensação de que, realmente, a lousa de vidro flutua.

Isso é possível devido a um sistema de fixação central do painel, causando curiosidade a todos ao redor.

Se preferir, também pode optar por lousas de vidro com led. A luz de led, aplicada na parte traseira do painel, ilumina a superfície trazendo um aspecto brilhante para a lousa, destacando a escrita e a decoração. Além de manter uma iluminação em torno, um efeito muito bonito.

Para inovar ainda mais na decoração do escritório, revestir a parede com painéis de vidro é a melhor opção para surpreender a todos.

Importante frisar que, apesar do aceno decorativo, os painéis de vidro para paredes também podem ser utilizados como lousa de vidro normal ou magnética. Para isso, as placas de vidro são polidas e preparadas especial para receber escrita e os imãs.

Aqui vale um importante lembrete. Além de funcional, o escritório precisa ser aconchegante, confortável e organizado. Afinal de contas, o ambiente tem influência na impressão que você passará ao cliente.

A primeira impressão é a que fica! Nessa ótica, a lousa de vidro ajudará a propiciar o melhor cenário para seu escritório, capaz de agradar até mesmos seus clientes mais exigentes.

Independente do estilo do seu escritório, apostar em produtos atuais significa trazer inovação, leveza e requinte para a decoração do local. Além do mais, o vidro é um material que nunca sai de moda, pode usar na decoração sem receios! Por esses e outros motivos, experimente usar um quadro de vidro no seu escritório.

Lousa de vidro para casa toda 

lousa de vidro

Para os mais criativos, decorar a casa sempre foi uma tarefa gratificante.

Alguns pequenos gestos e truques simples podem renovar o ambiente do seu lar sem demandar maiores investimentos, como reformas, por exemplo.

Além do mais, a decoração do nosso lar diz muito a nosso respeito. Desse modo, vamos ver algumas maneiras de decorar a casa com lousa de vidro, cômodo por cômodo, a fim de deixá-los práticos, funcionais e bonitos ao mesmo tempo!

- Lousa de vidro na cozinha

Um quadro de vidro é essencial na cozinha.

A cozinha é um dos lugares mais frequentados da casa. Ainda mais com a popularização das cozinhas americanas, onde a cozinha e a sala são praticamente o mesmo cômodo, a circulação de pessoas na cozinha tende a ser mais elevada que os outros cômodos. Principalmente quando bate aquela fome!

Entretanto, a cozinha da nossa casa deixou de ser apenas o local onde preparamos nossa alimentação. Cada vez mais é o local preferido para reunir toda a família e amigos e bater papo enquanto bebe algo ou se alimentam.

Desse modo, ao imaginar objetos para decorar é preciso levar em consideração que a cozinha é um local totalmente funcional e deve estar sempre limpa e organizada.

Investir em objetos que facilitem a limpeza e organização é a melhor opção na hora de decorar.

Dessa maneira a lousa de vidro se torna indispensável e ótima opção para utilizar nesse tipo de ambiente. O vidro é de fácil limpeza, não mancha e ainda decora com características singulares. Também, como já vimos acima, os quadros em vidro são totalmente funcionais, agregando valor inestimável ao mobiliário.

Utilize quadros de vidro para anotar receitas, lembretes, listas de compras, recados especiais, datas importantes. Pode-se também afixar algo importante no quadro de vidro magnético.

Como todo mundo passa pela cozinha em algum momento, pode utilizar a lousa para afixar recados para a família toda, fatura do cartão de crédito, lista de compras do mês, etc... enfim, tudo que você achar merecedor de ficar exposto, seja na forma de lembrete ou de decoração. A lousa de vidro foi pensada para ser utilizada pela família toda.

- Lousa de vidro na sala

A sala é outro local da casa muito frequentado. Na sala de estar, a lousa de vidro é ótimo objeto de decoração. Tendo em vista que a utilização do vidro está cada vez mais presente nos móveis da casa, pode facilmente combinar com uma estante de vidro e a mesa de centro.

Uma boa dica para decorar a sala é a utilização de painéis de vidro colorido no ambiente.

Já que as cores nos causam sensações, porque não usar e abusar desse fator?

Opte por cores mais calmas, como o azul e o verde claro, que são capazes de acalmar e trazer segurança e conforto. Experimente também combinar as cores do produto com o restante da sala, como almofadas e pufes.

Apesar de pender para o lado decorativo, a lousa em vidro também mantém suas funcionalidades quando instalada na sala. Além de anotar recados e lembretes para a família, a lousa de vidro magnética transforma-se num belo quadro de fotos sem demandar de muito esforço. A lousa de vidro flutuante se encaixa muito bem nesse ambiente também.

Já se preferir, uma inovação são os quadros de vidro para televisão. O intuito desse modelo é unir modernidade e utilidade.

O interessante é que o aparelho de televisão pode ficar tanto na frente quanto atrás da folha de vidro. Esse modelo em conjunto de diversas opções de cores e tamanhos personalizáveis cria situação perfeita para decorar sua sala de estar com serventia.

O painel de vidro com televisão só pode ser utilizado com modelos de TVs sem tubos. Este produto é lindo e o resultado final surpreende. É certeza de satisfação é garantida!

- Lousa de vidro nos quartos

Para decorar os quartos também são perfeitos! Tanto para os quartos das crianças, dos pais, avós ou o quarto de visitas. A lousa de vidro, quando confeccionadas por empresas sérias e que respeitam as normas, trata-se um produto totalmente seguro e indicado para a família toda!

Não tenha receio em instalar uma lousa de vidro no quarto dos filhos ou dos avós. Para isso, opte por painéis de vidro fabricados com material de excelente qualidade, que possuam película de segurança e já cheguem até você com acabamento ‘matado’ – acabamento que elimina os ângulos pontiagudos do produto.

Sem contar que uma lousa de vidro instalada numa altura estratégica para seus filhos pequenos poderia resultar no fim dos riscos nas paredes. Já pensou nessa possibilidade? Seria o fim dos riscos na parede sem deixar de incentivar a educação e a evolução do pequeno. Essa não parece uma boa idéia?

No quarto dos pais a lousa de vidro, além de decorar, ainda pode registrar aquele recado de amor pro seu parceiro, ou simplesmente anotar um lembrete importantíssimo. Dessa maneira, basta acordar e olhar para a parede para registrar um lembrete mental.

Outra dica é utilizar os painéis de vidros magnéticos para fazer belíssimos quadros de recordações, com fotos e outras recordações que lhe faça bem.

Lousas em vidro para as grandes empresas 

lousa de vidro

Para as grandes corporações, as lousas em vidro também oferecem suas vantagens. Além de compor o mobiliário do escritório da empresa, ela também pode auxiliar na organização da linha de produção, estoque, gerenciamento de pessoas.

Também pode ser utilizados para mostrar as metas e registrar as vendas dos funcionários de uma loja, deixando os números sempre à mostra justamente para criar um clima agradável de competitividade. Essa competição sadia colabora para o crescimento das vendas.

Outra possibilidade são os quadros de gestão de pessoal. Existem diversos modelos de painel de vidro impresso com quadros de Kanban e Scrum, dois eficazes métodos de gestão empresarial muito utilizados nas grandes corporações.

Lousas de vidro para hospitais e clínicas 

lousa de vidro hospitais landing page

Em hospitais e clínicas, a lousa em vidro é bastante procurada devido à sua facilidade de higienização. Manter os utensílios dos hospitais higienizados é essencial para evitar as bactérias, fator primordial em ambientes hospitalares.

Lousas de vidro para Enfermagem / UTI

Como são customizáveis, as lousas podem ser personalizadas com tabelas diversas, facilitando a organização. Pode ser impresso tabelas de turnos, tabelas de gerenciamento assistencial, enfim, as oportunidades são enormes para transformar o ambiente e tornar os trabalhos ainda mais funcionais.

Lousas de vidro para leitos

Também por serem customizáveis, é possível instalar lousas pequenas de vidro para armazenar prontuários. Além de moderno e facilmente higienizável, as lousas prontuário são eficientes, pois contribuem para evitar falhas de comunicação ou perda de informações.

A lousa de vidro também oferece funções singulares ao ser utilizada em áreas administrativas, financeiras e de comunicação de hospitais e clínicas.

Tipos de lousa de vidro 

Além da tradicional lousa de vidro branco e a lousa em vidro magnético, existem diversos outros modelos no mercado:

- Lousa de vidro com logotipoLousa de vidro com logotipo

A lousa em vidro com logotipo impresso é indispensável na comunicação dentro das empresas. Ela é uma lousa diferenciada, pois a identificação da empresa ficará visível o tempo todo, com impressão realista de alta definição, reforçando a marca.

- Lousa personalizada de vidro

[caption id="attachment_5413" align="aligncenter" width="1080"]Lousa de Vidro Personalizada Lousa de Vidro Personalizada[/caption]

 

Quando elaboradas por empresas pioneiras, as lousas feitas de vidro podem ser personalizadas. Essa possibilidade de customização é perfeita para levar as lousas de vidro para dentro de empresas, escritórios, hospitais e clínicas de saúde.

A personalização só depende da necessidade do cliente. Poderá ser impresso tabelas, logotipos, cores, formas, linhas, Kanban, Scrum. Com a lousa personalizada, sua idéia sairá do papel direto para o vidro.

- Flip Chart de Vidro

[caption id="attachment_5715" align="aligncenter" width="1080"]Flip Chart de Vidro da MultPainel Flip Chart de Vidro da MultPainel[/caption]

Os modelos de lousa em vidro Flip Chart são totalmente funcionais. Eles foram pensados para oferecer maior mobilidade ao usuário.

O produto possui rodas (gel) reforçadas e trava para que a lousa não deslize. Dessa maneira, até mesmo durante a escrita, a flip chart de vidro oferece escrita tranquila, sem balanços ou outros tipos de obstáculos.

- Lousa de vidro coladaLousa de vidro colada

Os modelos de lousa de vidro colada na parede dispensa o uso de parafusos e prolongadores. A instalação desses produtos é feita com a utilização de fitas dupla face de forte adesão, que auxiliarão na fixação e segurança da peça.

São perfeitas para instalar em locais onde não seja permitida a perfuração, como paredes com instalação hidráulica ou com revestimento em azulejo, por exemplo.

- Quadro de vidro jateadoQuadro de vidro jateado

O vidro jateado é ideal para harmonizar com o ambiente. Ele é levemente transparente e atribui um efeito fosco à cor da parede onde for instalada. Esse efeito garante charme e sofisticação do ambiente.

- Lousa com vidro transparenteLousa com vidro transparente

A lousa feita de vidro transparente é o modelo ideal para quem quer unir funcionalidade e descrição. Ela é super-resistente, não mancha e aceita apagadores e canetas de quadro branco comum, assim como os outros modelos. A transparência do produto atribuirá traços decorativos minimalistas ao ambiente.

- Lousa de vidro colorida

lousa serigrafada colorida

Essa lousa é ótima para decorar com muita serventia. O usuário pode escolher por uma lousa de vidro de colorida que melhor se encaixe na sua decoração ou mobiliário.

É possível ornar a lousa com a estante, pufes, sofá, cor da parede. Enfim, basta uma lousa feita de vidro colorido e um pouco de criatividade para tornar qualquer ambiente em um espaço único.

- Lousa em vidro FlutuanteLousa em vidro Flutuante

A lousa flutuante de vidro é moderna e inovadora. Devido ao suporte de fixação central acoplado na parte de trás do vidro, depois de instalada esse modelo de lousa fica suspenso, a uma distância de dois centímetros da parede. A sensação que se tem é que ela realmente está flutuando.

- Lousa feita vidro extra clear (Clean)

As lousas de vidro extra clear não possuem aquela tonalidade levemente esverdeada visível na lateral dos vidros. Por contar com matérias específicas (não contém ferro na sua composição), a lousa de vidro clean fica totalmente transparente e foi elaborada pensando nos clientes mais exigentes.

- Lousa de vidro com LED

Essa é uma inovação que chegou para ficar. Esse produto recebe luzes de led na traseira da sua superfície. Dessa maneira, o led ilumina a lousa de vidro, trazendo um aspecto brilhante para o painel, destacando a escrita quando aceso.

- Revestimento para paredes inteira

Revestimento para paredes inteira

 

Uma linha decorativa que causa alvoroço em feiras e exposições do ramo são as paredes revestidas inteira com folhas de vidro. Esse revestimento forma uma espécie de pele para a parede, atribuindo características modernas, charmosas e resistentes às mesmas.

Poucas empresas do segmento contam com linha de revestimento de paredes em vidros elaborados com vidros de segurança, opte pelas empresas que ofereçam esse serviço.

Características importantes da lousa feita de vidro

Como já dissemos anteriormente, elas conseguem agregar valor incalculável ao ambiente. Estas lousas são modernas, inovadoras, versáteis e altamente funcionais.

Entretanto, para usufruir o melhor que uma lousa de vidro pode oferecer, é essencial que ela seja fabricada com materiais de primeira linha e por uma equipe altamente treinada e especializada no segmento.

- Lousa em vidro com qualidade

Apesar de o vidro ser considerado resistente, é sabido que ele pode se quebrar em casos de acidentes. Entretanto, se aplicado a tecnologia correta, esses painéis podem apresentar resistência incrível!

Conheça os modelos de lousas feitas com vidro laminado e temperado, dois tipos de vidros classificados como vidro de segurança. Produtos que unem essas duas características apresentam qualidades fora do padrão.

O vidro temperado é popular devido a sua alta resistência (de cinco a sete vezes mais resistentes que o vidro comum).

Dessa maneira, a probabilidade de quebrar é menor, e se acontecer, a peça fragmenta-se totalmente em pequenas partículas, sem pontas, eliminando o risco à integridade física do usuário.

Para garantir uma boa experiência, é muito importante que o quadro conte com película de segurança; assim, se a lousa se quebrar - o que é muito difícil de acontecer, a película ficará responsável por manter todos os estilhaços grudados nela, impedindo-os de cair no ambiente e entrar em contato com o usuário.

Já o vidro laminado é composto por duas lâminas de vidro unidas por um revestimento. Se por acaso esse vidro se fragmentar, ele ficará grudado nesse revestimento.

Um produto que unam essas duas características, comprovadamente será muito resistente e, em caso de estilhaçamento, não trará prejuízos físicos ao usuário.

Entretanto, é bom lembrar que a lousa de vidro tem que ser elaborada somente com vidros de procedência e recomendados pelos órgãos fiscalizadores, como o INMETRO. Quando falamos de vidro, é obrigatório que todos os produtos sejam elaborados com materiais de primeira linha.

Não se pode economizar na qualidade nem na quantidade dos materiais utilizados, afinal de contas, o principal objetivo deve ser sempre garantir um ótimo produto para o mercado, com segurança e estética caminhando lado a lado.

É importante atentar-se que algumas empresas do segmento comercializam quadros de escrever com fixação deficiente, devido à economia dos acessórios. Lousas em vidro com fixação deficiente oferecem riscos ao usuário em caso de queda, choques ou atritos.

Quando um produto com tantas funcionalidades e versatilidade como a lousa de vidro está em pauta, é comum surgirem dúvidas referentes à instalação do produto.

Mas o que muita gente não imagina é que a instalação da lousa de vidro é uma tarefa muito simples.

- Instalação da Lousa de Vidro

Antes de tudo, é muito importante frisar que, apesar da instalação da lousa de vidro ser simples e prática, é preciso que ela seja efetuada com muita atenção e a devida segurança.

Você precisará do auxílio de ferramentas simples, como uma régua ou fita métrica, furadeira, chave de fenda, martelo e, pra garantir o sucesso da instalação, talvez precise da ajuda de mais uma pessoa para fazer a marcação.

A quantidade dos pontos de fixação dependerá do tamanho e da disposição da sua lousa.

Importante frisar que a bucha utilizada na instalação deve ser a recomendada para a parede. Buchas comuns para parede de alvenaria, buchas especiais para parede de dry-wall.

Por sinal, as lousas podem ser instaladas tanto de parede de alvenaria, tijolo, concreto; quanto em parede de dry-wall, gesso, divisórias, etc.

Os prolongadores geralmente são compostos por 03 partes. Uma peça menor e furada (que será inserida no parafuso), uma parte maior, que é o corpo do prolongador; e a parte superior, que será a responsável por prender a lousa de vidro depois de apoiada aos prolongadores.

A instalação é muito simples. Após fazer os buracos conforme a marcação do vidro, recomendada com a broca nº 8, insira as buchas nos furos da parede. Se for o caso da sua parede ser de gesso, será necessária a utilização das buchas especiais citadas acima.

Insira a parte menor (furada) do prolongador no parafuso e parafuse-a até o final. Em seguida, coloque o corpo do prolongador na parte furada que acabou de afixar na parede e rosqueie até o final.

Após todos os prolongadores fixados, chegou a hora de colocar a lousa de vidro na parede apoiados nos pinos dos prolongadores. Encaixe os furos da lousa de vidro nos prolongadores fixados na parede e parafuse os botões até o final. Dependendo do tamanho de seu produto, a ajuda de alguém nessa etapa será necessária.

Simples, né? Para fixar o suporte de apagador, simplesmente escolha um local de preferência, remova a película da fita dupla face e cole. Pronto! Sua lousa de vidro está devidamente fixada e pronta para utilização!

Se atente para que a empresa contratada ofereça todas as buchas e prolongadores necessários para todos os pontos de fixação da lousa. Isso é muito importante!

Se sua parede não puder ser furada, adquira modelos de lousa de vidro colada na parede. Elas são fixadas com fita de alta aderência, o que garante a mesma experiência das lousas fixadas com parafuso.

- Lousa de Vidro Preço

Com todos esses atributos, você deve estar se perguntando sobre o preço da lousa de vidro, certo?

Como já sabemos, o vidro é um produto caro por si só, por conta das suas características e funcionalidades, dessa maneira, uma lousa de vidro terá um valor superior aos quadros brancos ou quadros negros por conta da matéria prima utilizada.

Uma lousa de vidro custa em média entre 02 e 2,5 vezes mais caro que um quadro de madeira comum.

É de fato um investimento maior, mas que retoma rapidamente por se tratar de um produto que durará a vida toda, além de eliminar dores de cabeça, preocupação com manutenção, limpeza... sem falar do charme, imponência e estética da lousa de vidro.

Enfim, quando analisado custo-benefício, a lousa de vidro é infinitamente mais valiosa, com maior vantagem em diversos atributos analisados.

- Garantias do produto

Sempre opte por produto com garantia ampla, verifique o histórico da empresa na internet, veja o que falam dela, seus feitos e atribuições.

A lousa de vidro, como já falado, trata-se de um produto realmente diferenciado, e por isso, com a devida fabricação, décadas de utilização são garantidas.

Empresas sérias oferecem garantias amplas, pois um produto bem confeccionado, de qualidade comprovada, terá essa garantia naturalmente. Portanto analise sempre custo-benefício e faça uma melhor opção levando em consideração fatores chave como citados acima.

Celebridades que escreveram em uma lousa de vidro

Prova de que as lousas feitas de vidro caíram no gosto popular é o registro de várias celebridades que usaram esse produto.

Famosos como Cláudia Leite, Kobra, o pessoal do Instituto Neymar Júnior, o Presidente do Paris Saint Germain, Mister Nasser Al-Khelaïf, o baixinho Romário, Roberto Justus, Sabrina Sato, dentre diversos outras personalidades já deixaram suas marcas em lousas de vidro.

Lousa de vidro é evolução social

Durante suas pesquisas, considere a opinião de empresas precursoras no segmento de lousas de vidro no território nacional. Prefira as detentoras da patente do produto, pois essas empresas não medirão esforços para oferecer o melhor produto do mercado.

Ao escolher uma de lousa de vidro de pioneiros é certeza de adquirir um produto resistente, livre de manchas e riscos e que aceita todos os tipos de caneta para lousas e apagadores comuns de quadro branco. Afinal de contas, como já dito, o principal causador das dificuldades para apagar o quadro branco é o plástico.

Prefira empresas que garantam uma equipe profissional altamente treinada e preparada para confeccionar os melhores painéis de vidro para escrever do mercado. A qualidade dos materiais em conjunto com a qualificação da equipe técnica resulta em produtos de classe desejados por todos.

Se for possível, pesquise o histórico da empresa na internet. Algumas empresas, ao invés de se preocupar somente com a geração de receitas, praticam o capitalismo consciente e se empenham para contribuir de alguma maneira com ações beneficentes (como a AACD) e com a criação de uma sociedade mais justa, que ajude a diminuir a desigualdade social.

Essas empresas são diferentes. Essa visão é diferente. Organizações com visões diferentes merecem atenção especial! Afinal de contas, pensar em um todo é capacidade que poucas instituições possuem. Somente líderes à frente do seu tempo são capazes de orientar empresas com esse ponto de vista.

Conheça um pouco mais sobre as lousas de vidro para escrever. Experimente instalar uma em sua escola, universidade, hospital, clínica, escritório, empresa ou em casa. Com certeza você irá se surpreender com tamanha inovação.

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel