Que material é feito a lousa?

O mercado oferece painéis de escrita fabricados de diversos materiais, com destaque para o quadro negro, lousa branca e lousa de vidro. Atualmente, a lousa negra é feita com o auxílio de painéis pintados em cores escuras para facilitar a leitura; a lousa branca é fabricada a partir de um laminado metalínico e a lousa de vidro, considerada a evolução de ambos os modelos, é envolvida com vidro em toda a sua superfície de escrita.

 

Saber de que material é feito a lousa auxilia o usuário a realizar a escolha certa conforme a sua necessidade. O quadro negro, por exemplo, é o mais popular, entretanto, seu uso produz grande quantidade de sujeira e pode ocasionar doenças respiratórias devido ao pó de giz; o quadro branco possui vida útil baixa, principalmente devido a manchas e rachaduras que surgem em sua superfície; enquanto que a lousa de vidro anula os principais malefícios de ambos os modelos e desponta como alternativa com ótimo custo x benefício.

De que material é feito a lousa negra?

Dando início ao nosso artigo sobre de que material é feito a lousa, antigamente os quadros negros eram fabricados através de placas finas de ardósia preta ou cinza. Um dos sinônimos da docência, o quadro negro revolucionou as técnicas de ensino ao permitir o ensino com uso de escrita, cálculos, anotações e interações diversas. Com o passar dos anos a lousa negra passou a ser fabricada de madeira escurecida e cobertas com tintas à base de porcelana.

 

Atualmente, apesar de ainda ser denominado de quadro negro, a superfície de escrita é verde, e vai acomodada sobre uma base de aço, geralmente. A principal desvantagem desse modelo é o pó do giz escolar, que suja todo o ambiente e interage negativamente com o sistema respiratório dos professores e alunos. Esse ponto negativo, inclusive, impulsionou a criação de modelos de lousas alternativas, como o quadro branco.

De que material é feito a lousa branca?

A lousa branca é fabricada com painéis de laminado metalínico. A superfície lisa e branca da lousa facilita a escrita e leitura; além do mais, o modelo dispensa o uso de giz escolar, pois para escrever no quadro branco é preciso um pincel adequado. Como dito, o modelo surgiu para anular as desvantagens da lousa negra, porém, permite a infiltração da tinta da caneta na superfície de escrita, ocasionando nas terríveis manchas na lousa branca.

 

Em alguns casos, na sede de limpar os traços fantasmas aplicamos produtos mais abrasivos que danificam o produto ao produzir rachaduras, por exemplo. Considerando esses fatos, a lousa branca costuma ter vida útil abreviada. Apesar de anular as desvantagens da lousa negra, esse modelo exige mais episódios de manutenção e precisa ser trocado constantemente, cenário que traz prejuízos aos usuários.

De que material é feito a lousa de vidro?

A lousa de vidro é pensada para ser a substitua ideal dos quadros tradicionais acima citados. O modelo possui vidro protegendo toda a superfície de escrita, impedindo que a tinta da caneta infiltre na lousa; além disso, o quadro de vidro dispensa o uso de giz escolar, anulando, dessa forma, todas as desvantagens presentes nas lousas brancas e negras. Interessante, não?

 

Destacamos ainda que a lousa de vidro pode ser magnética e é altamente resistente e segura, pois é fabricada com vidros temperados de 06 mm de espessura, reconhecidos pelo INMETRO, e com toda a qualidade e experiência que nossos colaboradores podem entregar. Não por acaso oferecemos garantias elevadas, de 10 anos para a lousa em si e garantia vitalícia contra manchas no vidro! Para saber mais de que material é feito a lousa de vidro, acesse nosso site e conheça os diversos modelos disponíveis para você!

FAQ – Perguntas e Respostas

- Como se escreve lousa de vidro?

Para escrever na lousa de vidro usa-se as canetas para quadro branco, populares o mercado. Destacamos que o quadro de vidro oferece escrita única, lisa e sem obstáculos, além de ser apagado com facilidade. Escrever em uma lousa de vidro é singular!

- Como colocar um quadro de vidro?

Resumidamente, será preciso realizar as marcações e os furos conforme as medidas da lousa de vidro, colocar as buchas, os prolongadores e acomodar o quadro de vidro na sequência. Após encaixar todos os furos será preciso finalizar com o botão do prolongador, rosqueando até o final.

    
"
A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.
"

CEO Multpainel