Qual diferença entre o vidro blindex e o vidro temperado?

Em questão de funcionalidade não existe diferença entre um vidro Blindex® e um vidro temperado comercializado no mercado. Isso acontece porque o Blindex® é uma marca registrada que comercializa vidros temperados, porém, a produção das peças é realizada pela Cebrace, mesma empresa que fabrica e comercializa seus produtos para quase todas as beneficiadoras de vidro brasileiras.

 

Então, porque motivo existe duas denominações para um mesmo produto? Qual diferença entre o vidro blindex e o vidro temperado? Isso acontece, basicamente, por uma questão cultural e estratégia publicitária, que nos levam a associar um produto específico – geralmente novidade - ao nome da marca. Devido ao pioneirismo, o Blindex® se tornou uma marca famosa e referência no segmento e atualmente a marca comercializa ao menos 05 modelos de vidros temperados.

Que tipo de vidro é o blindex?

Para explicar qual diferença entre o vidro blindex e o vidro temperado, categoricamente o blindex é um vidro temperado tradicional que possui a marca Blindex® registrada no vidro. Dentre os modelos oferecidos é possível encontrar placas de vidro temperado de 06mm, 08mm e 10mm, nas cores incolor, verde, bronze e cinza, distribuídos em 05 tipos diferentes:

 

- Vidro temperado tradicional

 

- Vidro impresso temperado

 

- Vidro serigrafado temperado

 

- Vidro Refletivo temperado

 

- Vidro Blindex + segurança

 

O vidro Blindex + segurança, segundo a marca, se destaca por possuir uma película de segurança que fica responsável por manter os estilhaços de vidro presos à estrutura em casos de fragmentação. Além disso, quando aplicada nas duas superfícies garante funções antivandalismo. Ainda comentando sobre qual diferença entre o vidro blindex e o vidro temperado, a marca garante que todos os exemplares oferecidos atendem as normas da ABNT em suas diversas diretrizes regulamentadoras.

O que é vidro temperado?

Para entender se existe e qual diferença entre o vidro blindex e o vidro temperado, é importante compreender o que é vidro temperado e seu processo de fabricação. Tanto o vidro da marca Blindex® quanto os outros vidros temperados comercializados no mercado são fabricados com a mesma técnica, ou seja, são submetidos ao processo de têmpera, que consiste em esquentar a placa de vidro comum a temperaturas altíssimas e resfria-la na sequência, provocando um choque térmico.

 

Esse procedimento garante vantagem elevada ao vidro temperado, que é em média 05 vezes mais resistente que um vidro comum com a mesma espessura e tamanho. Isso acontece porque, ao aquecer a placa de vidro comum as moléculas do vidro se expandem, entretanto, o choque térmico cria uma barreira para essa expansão ao solidificar a superfície do vidro, causando uma tensão na placa de vidro e, consequentemente, a resistência elevada.

 

Como fica demonstrado nesse artigo sobre qual diferença entre o vidro blindex e o vidro temperado, categoricamente e em quesitos funcionais não existem particularidades que distinguem os dois modelos, a não ser o fato de um ser comercializado por uma marca renomada e líder de mercado. Por isso, ao utilizar vidros temperados em seu projeto, analise o melhor custo benefício disponível no mercado.

"
A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.
"

CEO Multpainel