Quais os tipos de vidro utilizados na divisória de vidro?

Conhecer e identificar quais os tipos de vidro utilizados na divisória de vidro garante a projeção de ambientes confortáveis, amplos, iluminados e totalmente seguros. Isso acontece porque a indústria vidreira disponibiliza uma infinidade de modelos com características singulares e destinadas para finalidades específicas. Por esse motivo o artigo de hoje vai falar um pouco mais sobre os principais tipos de vidros utilizados em divisórias. Vem com a gente?

Divisória de ambiente vidro

A divisória de ambiente de vidro é indicada para suprir diversas necessidades. O modelo pode ser utilizado para limitar/organizar os locais enquanto mantém – ou traz – amplitude ao espaço. A divisória de vidro também pode ser projetada para garantir privacidade (visual e acústica) ou para agregar espaços e pessoas, por exemplo.

As divisórias de vidro ainda podem ser coloridas, com persianas embutidas, smart, divisórias móveis; aplicadas para interagir com a luminosidade do espaço ou com fins decorativos somente. As possibilidades são inúmeras e só dependerão da necessidade dos usuários e criatividade dos profissionais. Isso acontece porque a indústria disponibiliza muitos modelos de vidro que podem ser aplicados em divisórias de ambientes. Os modelos vão dos mais tradicionais – como o vidro transparente, vidros laminados e temperados; passam pelos vidros personalizados – como os vidros coloridos e/ou jateados; e chegam até os mais exóticos, como o vidro polarizado (smart glass). É possível ainda customizar a divisória vidro com uma arte, mensagem ou logotipo, por exemplo. Neste artigo o leitor vai conhecer quais os tipos de vidro utilizados na divisória de vidro e suas principais qualidades. É importante destacar que, para garantir todos os benefícios da divisória de vidro – inclusive segurança e resistência – é de extrema importância que a estrutura seja projetada por equipes especializadas no assunto.

Tipos de divisórias de vidro

Como comentamos acima, existe um amplo leque de possibilidades de aplicação do vidro em divisórias. A variedade de modelos e a possibilidade de criação de layouts personalizados amplifica o uso de divisórias de vidros nos mais diversos ambientes. Por esse motivo as divisórias também costumam ser classificadas conforme sua finalidade, como por exemplo: - Divisórias de vidro para sala - Divisória de vidro para escritório - Divisória acústica de vidro - Divisória de vidro cozinha e lavanderia - Divisória móvel de vidro – estilo flip chart - Divisória vidro para empresas Em todas essas aplicações o vidro garante singularidade à divisória, interagindo com fatores como harmonização decorativa, segurança, manutenção, privacidade, estética, etc.

Divisória de vidro para escritório

A divisória de vidro para escritórios e empresas são ótimas alternativas para limitar ambientes corporativos, tendo em vista que permite a organização dos espaços sem inibir a visão e interação dos funcionários. A transparência da divisoria de vidro escritorio ainda facilita a supervisão dos colaboradores e diminui o distanciamento dos clientes. Os diversos modelos de divisórias de vidro para escritórios e empresas facilitam a criação de ambientes corporativos conscientes e saudáveis, pois podem proporcionar atmosferas saudáveis aos colabores, contribuindo assim para o bom andamento dos processos. Para escritórios pequenos e home offices as divisórias de vidro escritório móveis são perfeitas para criação de limites provisórios que facilitarão a concentração e produtividade do usuário. Uma opção interessante de divisórias em vidro para escritórios pequenos são os modelos flip chart de vidro - que aceitam escrita em sua superfície (lousa de vidro), auxiliando na organização administrativa. Veja mais abaixo:

Divisória móvel de vidro e Flip chart de vidro

As divisórias móveis de vidro estilo flip chart é a nova tendência para compor ambientes com necessidade de divisões provisórias. Trata-se de uma divisória versátil, pois além da possibilidade de locomoção, esse modelo pode ser utilizado ainda como lousa de vidro, amplificando suas funções e finalidades. Na Multpainel o consumidor encontra três modelos de divisória móvel: - Flip Chart de vidro New York - Flip Chart de vidro Buenos Aires - Divisória móvel de vidro Estes modelos de divisórias móveis são fabricados com vidros especiais certificados pelo INMETRO e oferecem 10 anos de garantia para as partes em vidro e 02 anos de garantia para a estrutura metálica reforçada. Lembramos que o flip chart de vidro e a divisória móvel podem ser personalizados com tabelas, planilhas, frases ou o logotipo de uma empresa, por exemplo.

Tipos de vidro para divisórias

Independente da finalidade da divisória de vidro, ela pode ser composta por placas de vidro com diferentes tecnologias e/ou características. Abaixo destacaremos as particularidades dos tipos de vidro mais utilizados em divisórias:

- Divisória de vidro laminado

O vidro laminado é um dos tipos de vidro mais utilizados em divisórias – juntamente com outros tipos de vidro de segurança. Sua composição garante resistência à estrutura e proteção aos usuários, pois além de muito resistente o modelo não espalha pedaços de vidro nem deixa o vão aberto nos raros casos de quebras.

- Divisória de vidro temperado

O temperado também é um vidro de segurança que garante a projeção de divisorias de vidro seguras e altamente resistentes. A divisória de vidro temperado deve ser muito bem estudada, pois este tipo de vidro não aceita furos ou cortes depois do processo de têmpera. Devido as características do vidro, o ideal seria aplicar película de segurança na divisória.

- Divisória acústica de vidro

O vidro acústico é fabricado com tecnologia especial capaz de barrar grande parte das ondas sonoras. Devido a essas características a divisória acústica é alternativa para limitar ambientes que precisam de privacidade acústica, como salas de reunião, estúdios de música, anfiteatros, hospitais, etc.

- Divisórias de vidro duplo

A divisória de vidro duplo – ou vidro insulado – é alternativa para amplificar os benefícios da divisoria de vidro. Isso acontece porque a estrutura insulada garante vantagens como conforto térmico e alívio acústico, além de permitir a utilização de placas de vidro de diferentes tecnologias na mesma divisória.

- Divisória de vidro polarizado

Também chamado de vidro inteligente, esse tipo de vidro para divisória é revolucionário na medida em que permite mudar o vidro de transparente para opaco em poucos segundos. O acionamento do smart glass pode ser através de um interruptor, celular ou até mesmo pela voz.

- Divisória de vidro colorido

Se o usuário deseja usufruir dos benefícios do vidro - menos a transparência, ele pode optar pelos vidros coloridos para divisórias. O mercado oferece uma cartela ampla de cores que permite ao usuário alcançar tons específicos para harmonizar a estrutura ao restante da decoração. A divisória com vidro ainda pode ser fabricada com: - Vidro extra clear - Divisória espelhada - Vidros resistente à fogo - Vidro jateado ou acidado As divisórias de vidro jateado (ou acidado) são alternativas para ambientes que desejam dificultar a visão, porém, sem prejudicar a entrada de luz nos ambientes. O jateamento também permite a criação de artes no vidro, técnica que traz personalização e valorização da divisória de vidro.

Divisórias com vidro

É muito importante reforçar que arquitetura com vidros é coisa séria! Ao optar pelas divisórias de vidro contrate equipes responsáveis e adquira placas de vidro de empresas comprometidas. Aqui na Multpainel você ainda conta com suporte e entrega mais rápida do segmento – para o Brasil e América Latina. Antes instalar divisória de vidro consulte um colaborador Multpainel.
"

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel