Procrastinação – Saiba como parar de enrolar no Trabalho

Procrastinação - Saiba como parar de enrolar no Trabalho

Tempo

O tempo, como o meio útil na consecução de objetivos, é um bem econômico como todos os outros, valioso e escasso. Contudo, uma característica o destaca dentro desse gênero: diferente do que ocorre, por exemplo, com o dinheiro, o arroz, e outros (onde a economia pode ser realizada por meio de uma redução no consumo); em relação ao tempo, cabe apenas à escolha entre o que fazer agora e o que fazer depois, ele se esgota independente de nossas ações.

E, no meio dessa decisão reside a procrastinação, o vício de comportamento onde deixamos coisas que deveriam ser realizadas agora para depois, resultando em prejuízos para nossos objetivos atuais e futuros. Sendo este o contexto, em que o presente artigo foi introduzido, ajudá-lo a lidar com procrastinação e administrá-lo de uma forma mais eficaz.

A Causa

Comecemos, então, entendendo a causa. Diante da escolha entre ir à academia ou viver uma vida sedentária, entre estudar para uma prova ou assistir televisão, entre realizar as tarefas agora ou deixar para última hora. Escolhemos a satisfação imediata, porque o objetivo futuro é abstrato, incerto, intangível e não fomos preparados, em termos evolutivos para administrar tal situação (um homem das cavernas morreria muito antes de sequer serem inventadas coisas como previdência social, planos de negócios, estudos para concurso e coisas do mesmo gênero).

Por que para o homem primitivo, fazer planos de longo prazo não era tão importante quanto saciar as necessidades básicas e instantâneas de sobrevivência.

 

[caption id="attachment_5499" align="aligncenter" width="300"]Procastinação Procastinação[/caption]

Solução do Problema

Isto posto, podemos indicar uma ferramenta para acabar com a procrastinação. Trata-se de um exercício que consiste em tornar os objetivos futuros mais concretos. Antes de iniciar uma tarefa, faça uma lista com o tipo de satisfação que, uma vez o objetivo alcançado, você terá, por exemplo, ao terminar a planilha solicitada agora, evito a necessidade de fazer horas extras, faço um bom trabalho, posso receber um aumento ou promoção, as pessoas que estão ao meu redor ficarão felizes, etc.

Outro aspecto a ser trabalhado é o da organização. Uma tarefa simples pode parecer a escalada de uma montanha quando vista no conjunto e não em suas partes fundamentais. O ideal é definir pequenos passos, caminhar um capítulo por vez. Uma dica importante é expor as pequenas etapas do trabalho em um flip chart, uma lousa de vidro, e outros.

Outrossim, é preciso ter no ambiente um fator de auxílio e não de dificuldade. Troque a bagunça da mesa do escritório por algo organizado, quem sabe, com uma agenda de parede ou um quadro de avisos colados bem próximos, evitando o esquecimento.

Por fim, nossa última e talvez a mais evidente dica, ame aquilo que você faz, porque, desta forma, a satisfação com a realização das tarefas será certa e imediata todos os dias.

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel