O que é vidro fotovoltaico

Posted on
vidro fotovoltaico

O mundo suplica por mudanças de hábitos e adoção de medidas sustentáveis. O vidro, com suas propriedades únicas, está pronto para contribuir para um mundo mais sustentável e agradável a todos os seres vivos.

O vidro é um dos materiais mais antigos da humanidade e permite ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades. Dessa maneira não apresenta riscos ao meio ambiente.

O vidro reciclado tem todas as propriedades do vidro comum. Inclusive, uma das formas mais comum de reciclagem do vidro consiste na utilização de pedaços de vidro quebrado na composição de novas folhas de vidro.

O vidro é altamente sustentável e 100% reciclável, contribuindo enormemente para a preservação do meio ambiente, na medida em que impede de toneladas e toneladas do produto seja despejado no eco sistema anualmente.

Mas não podemos esquecer que, além do fato de ser totalmente reciclado, o uso do vidro em casas e no mundo corporativo também contribui com a adoção de medidas ecológicas sustentáveis.

O vidro comum, por si só, já ilustra essa teoria. Ao ser utilizado em janelas, portas e fachadas, a transparência do vidro permite entrada de luz natural, evitando o uso de iluminação artificial, por exemplo, uma das causas do aquecimento global.

Ainda, no mercado vidreiro é possível encontrar vidros com tecnologias surpreendentes. Um bom exemplo são os vidros com conforto térmico, que garante clima agradável dentro dos ambientes até mesmo nos dias mais quentes. Isso significa economia com ar condicionado e ventiladores.

Para o uso em fachadas de prédio, por exemplo, o vidro auto-limpante evita a frequente limpeza, uma vez que sua superfície interage com os raios solares e com a chuva.

E por falar em raios solares, a energia solar é o recurso mais abundante e renovável disponível no planeta Terra. A geração de energia utilizando a luz solar ocorre através de uma tecnologia amplamente testada e já é possível encontra-la em diversos locais pelo mundo.

O mercado do vidro possui uma categoria de vidros especiais para gerar energia elétrica através dos raios solares. São conhecidos como vidros fotovoltaicos.

VIDRO FOTOVOLTAICO E A ENERGIA SOLAR

vidro fotovoltaico11

Os vidros fotovoltaicos recebem esse nome porque desenvolvem energia ao serem iluminados pelo sol.

As vantagens da utilização do vidro fotovoltaico são enormes para o eco sistema. Por ser uma fonte de energia limpa e renovável, consequentemente as causas negativas para o ambiente são reduzidas, tendo em vista que a utilização racional da energia contribui para diminuir a dependência energética por fontes não renováveis.

Se você está curioso para saber como um vidro fotovoltaico gera energia elétrica através da luz do sol, vamos tentar explicar rapidamente.

O vidro fotovoltaico é constituído por lâminas de células fotovoltaicas fabricadas com silício – um elemento químico semicondutor muito comum em nosso planeta. A luz do sol que chega até essas células são formadas por pequenas partículas chamadas de fótons.

Quando um fóton bate na célula fotovoltaica, ele empurra alguns elétrons dos átomos que estão ali. Esse fenômeno se chama ‘efeito fotovoltaico’ e deslocar elétrons significa criar corrente elétrica.

Dessa maneira, ao serem instaladas nos vidros comuns, as células fotovoltaicas permitem que o vidro, ao receberem a luz do sol, transformem os raios solares em energia.

As células fotovoltaicas dos painéis de vidro são interligadas e a condução de energia é realizada através de fios instalados no interior das estruturas geralmente feitas de alumínio, e levam a energia de um painel ao outro.

Apesar de parecer um investimento alto, a tecnologia pode ‘se pagar’ com a economia gerada na conta de energia elétrica. Em alguns casos, ao produzir mais energia que gastou, o excedente fica de crédito junto à companhia de energia elétrica para os próximos meses.

Na Europa, onde a energia elétrica está mais escassa, o uso do vidro fotovoltaico vem se tornando cada vez mais popular, figurando como uma das principais soluções sustentáveis e são utilizados de forma intensa em telhados, fachadas e coberturas, para ganhos em eficiência energética sem prejudicar o meio ambiente.

Em Singapura, o edifício mais alto tem toda a sua fachada composta de vidros fotovoltaicos gerando energia limpa. É uma ótima saída para as empresas, tendo em vista que os edifícios do mundo todo são responsáveis pelo consumo de 70% da energia elétrica que abastece as grandes cidades, aumentando ainda mais o aquecimento global.

Pois é, a cada dia o uso do vidro torna-se mais acessível e útil para o mundo.

Esteja por dentro das novidades, saiba tudo sobre vidro no Brasil e no mundo. Acompanhe o blog da Multpainel e caso haja dúvidas, fale com nossa equipe de consultores.