O que é o vidro temperado?

O vidro temperado é um vidro de segurança considerado, em média, 05x mais resistente que um vidro comum do mesmo tamanho e espessura. Sua resistência elevada oferece proteção contra impactos mecânicos frontais, flexão, torção, flambagem e grandes choques térmicos; e por esses motivos são indicados para participar de diversas aplicações, inclusive estruturas autoportantes – sem o uso de caixilhos. Acompanhe esse artigo e saiba o que é o vidro temperado, como é fabricado e suas principais características.

Porque se chama vidro temperado?

Dando continuidade à nossa explicação, o modelo recebe esse nome porque é submetido à uma têmpera. Nesse procedimento, o vidro é aquecido a temperaturas controladas e resfriado de maneira rápida, técnica que interage com as moléculas da massa vítrea e garante características de resistência e proteção que o vidro temperado - até mesmo depois de fragmentado.

Como é feita a têmpera do vidro?

Para fazer a têmpera do vidro é preciso aquecer a placa de vidro comum a temperaturas altíssimas, porém, de maneira controlada. Após, é realizado o resfriamento rápido da superfície da placa do vidro. Ao aquecer o vidro, as moléculas da placa se expandem, e quando sua superfície é resfriada, cria-se uma barreira para esta expansão – ainda em curso, o que ocasiona tensão na placa e traz resistência ao modelo. Interessante, não? Continue a leitura para mais detalhes sobre o que é o vidro temperado.

Qual a diferença do vidro temperado?

Aparentemente, o temperado é idêntico aos vidros comuns, com transparência elevada e estética cristalina. Porém, os vidros temperados se destacam por uma série de fatores, dentre eles, o fato de ser em média 05x mais resistente que um vidro comum de medidas semelhantes. Além disso, o modelo é indicado para suportar grandes variações térmicas – como as que ocorrem em banheiros – e, em casos de acidentes seguido de quebra, o vidro temperado se fragmenta de maneira segura aos usuários.

Qual é melhor, temperado ou laminado?

Definir qual é melhor, vidro temperado ou laminado, depende da observância de alguns fatores. Resumidamente, os dois modelos são classificados como vidro de segurança por oferecer resistência elevada e se fragmentarem de maneira segura aos usuários. Entretanto, em algumas aplicações exige-se o uso do vidro laminado ou do vidro temperado, conforme dita as normas da ABNT. A melhor alternativa é procurar os serviços de quem sabe o que é o vidro temperado e laminado para fazer uma consulta.

Lembramos que o mercado oferece vidros temperados de diversas espessuras, tamanhos e cores. Reforçamos ainda que qualquer projeto de arquitetura com vidros deve estar em total conformidade com as normas regulamentadoras da ABNT. A observância e adequação das obras às normas garante aplicações esteticamente agradáveis, funcionais e, principalmente, segura para todos os usuários.

Por esse motivo, ao idealizar um projeto de arquitetura com vidros, de preferência por empresas especialistas no assunto. Aqui destacamos os serviços prestados pelo grupo SEV Exclusivv, que conta com profissionais habilitados que sabem o que é o vidro temperado e os diversos outros modelos oferecidos no mercado. Para mais conteúdo e tudo sobre o universo do vidro, acompanhe a Multpainel, a pioneira em lousas de vidro no Brasil.

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel