O que é endomarketing?

Posted on
endomarketing-multpaineloi

Inovação! Essa é uma característica primordial para qualquer empresa que deseja se destacar e alcançar voos cada vez mais altos. Para aquelas empresas que buscam crescimento, uma dica inovadora é investir em relacionamentos duradouros e fortes com seus funcionários.

Para ajudar nessa estratégia, uma técnica diferenciada que vem sendo amplamente utilizada em ambientes corporativos é o endomarketing – ou marketing interno, na intenção de aperfeiçoar o relacionamento entre a empresa e seus funcionários.

Qual o conceito de endomarketing?

Endomarketing são ações de marketing institucional voltadas ao público interno das empresas, ou seja, a empresa que aplica essa técnica estabelece uma política de marketing interno junto aos seus colaboradores almejando uma relação mais próxima com os funcionários.

Apenas para contextualizar, a simples distribuição de jornais corporativos, cartilhas e promoção de campanhas de e-mails são consideradas iniciativas de endomarketing.

De certa forma o objetivo do endomarketing é melhorar a relação entre a empresa e o colaborador, conquistando os clientes internos. Esse cenário melhora a qualidade do serviço, o clima organizacional e transforma esses profissionais em apoiadores da empresa.

Endomarketing como praticá-lo com sucesso

A endomarketing consiste em ações. Para estabelecer um engajamento eficaz entre colaboradores e empresa, os envolvidos devem organizar ações para facilitar que o colaborador compreenda os objetivos, a missão, cultura e visão da empresa.

Dentro do marketing interno deve existir um líder, que vai desenvolver um papel fundamental. O líder será o responsável pelas divulgações importantes da empresa junto ao colaborador. De certa forma ele será o portador de informações privilegiadas oriundas diretamente dos gestores da empresa.

Os líderes que aplicarem as iniciativas de endomarketing com eficácia conseguirão alavancar os resultados de seu público interno. Um bom exemplo é promover a colaboração entre os funcionários.

Quem é o responsável pelo endomarketing?

Marketing ou RH? Quem é o responsável pelas ações de marketing interno na empresa? Para utilizar o endomarketing como estratégia de gestão é essencial que o RH e o marketing da empresa trabalhem em sincronia.

Teoricamente, o marketing ficará responsável pela criação das campanhas, uso da linguagem e comunicação corretas, além de garantir que todas as ações estejam alinhadas com o posicionamento da empresa.

A cargo do pessoal dos Recursos Humanos fica o mapeamento das necessidades do público interno, motivando-os e fazendo com que eles realmente se sintam um elo importante dentro da empresa.

Endomarketing como estratégia de gestão.

As iniciativas do endomarketing são capazes de conquistar o público interno. Através de atitudes e idéias criativas é possível, por exemplo, diminuir a rotatividade de funcionários, ou aumentar as vendas de um produto.

Além do mais, um funcionário satisfeito fatalmente propagará o posicionamento da empresa para amigos, familiares, vizinhos, etc. Ao observar desse ponto de vista, é possível afirmar que o marketing interno é uma estratégia primordial para a saúde da empresa.

Veja abaixo outros benefícios do endomarketing para as empresas:

– Motivação e engajamento dos profissionais;

– Incentivos ao trabalho em equipe

– Redução de rotatividade e retenção de talentos profissionais;

– Melhoria do clima organizacional;

– Alinhamento entre os objetivos da empresa e profissionais;

– Acesso a feedbacks;

Cabe ressaltar que o marketing interno transforma os colaboradores em verdadeiros embaixadores da marca, além de interagir com a qualidade de vida e bem estar do funcionário, ações que impactam diretamente na redução ausência dos profissionais.

Endomarketing e a comunicação interna

A título de curiosidade, existe uma pequena diferença entre o marketing interno e as ações de comunicação interna. Enquanto o primeiro trabalha o relacionamento e incentivos aos colaboradores, a comunicação interna fica responsável pelos processos de informação. De certa forma, a comunicação interna faz parte das ações do marketing interno.

Encante seu cliente interno

O endomarketing promove o comprometimento e a produção, alinhando os colaboradores da empresa com as estratégias de negócios. Esse cenário tende a trazer somente benefícios para todos os envolvidos nos processos de uma empresa, dentro e fora dela.