Multpainel e Instituto Rodrigo Mendes – Parceria Social

Multpainel e Instituto Rodrigo Mendes - O que você pensa sobre garantir uma sociedade justa e mais inclusiva para o nosso futuro e o futuro das próximas gerações? É isso que o Instituto Rodrigo Mendes (IRM) tentar fazer com um projeto ambicioso: Viabilizar uma sociedade que garanta a igualdade de direitos e que respeite as diferenças humanas.

Na época da criação do Instituto, o idealizador, Rodrigo Hübner Mendes, tinha a vontade de oferecer oportunidades para aqueles que encontrassem em situações de vulnerabilidade.

Ele havia acabado de passar por uma bela experiência envolvendo a arte e percebeu que poderia criar um projeto que pudesse, através da arte, oferecer essa bela experiência também para outras pessoas.

Rodrigo Mendes já era músico desde a adolescência e começou a pintar quando tinha 19 anos, logo após ter sofrido um acidente. Essa experiência com a arte foi tão importante para sua recuperação e no processo da reconstrução de sua autonomia que ele decidiu fundar o instituto, inicialmente identificado como uma escola de artes.

Sendo assim, em 1994, O Instituto Rodrigo Mendes foi inaugurado na cidade de São Paulo com o objetivo de oferecer a pessoas com deficiência oportunidades de desenvolvimento por meio da arte.

Instituto Rodrigo Mendes – Construção de uma sociedade inclusiva

multpainel - lousas de vidro - instituto rodrigo mendes

O sonho do Instituto Rodrigo Mendes é fazer parte da construção de uma sociedade totalmente inclusiva, que garanta a igualdade de direito e valorize as diversidades humanas. Para isso, o projeto desenvolve pesquisas, formação continuada e controle social na área de educação inclusiva.

O Instituto é uma organização sem fins lucrativos com a missão de colaborar para que toda pessoa com alguma deficiência tenha acesso à educação de qualidade na escola comum.

O IRM tenta viabilizar, através da inclusão social, que toda pessoa exerça seu direito de acesso à educação de qualidade na escola regular e de atendimento especializado complementar, de acordo com suas especialidades.

Esse é um direito garantido pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e outras convenções do gênero, compartilhada pelos países membros das Nações Unidas. O Instituto RM parte do princípio de que todos tem potencial para aprender e ensinar, seja lá quais forem as suas particularidades intelectuais, sensoriais e físicas.

Dessa maneira, fica a cargo da comunidade escolar desenvolver estratégias pedagógicas que possibilitem a criação de vínculos afetivos e as relações de troca e aquisição de conhecimento.

Os educadores do Instituto Rodrigo Mendes tem a consciência de que o processo de aprendizagem de cada indivíduo é único, tendo em vista que o desenvolvimento intelectual e as necessidades educacionais de cada aluno é singular. Esse é um modelo de ensino que a MultPainel bota credibilidade.

Modelos de ensino que estabelecem uma linha homogênea no processo de aprendizagem apoiam padrões de avaliações inflexíveis que inevitavelmente promovem a exclusão social. Afinal de contas, como pode um aluno com dificuldades intelectuais aprender na mesma velocidade que alunos sem as mesmas dificuldades?

É isso que o Instituto Rodrigo Mendes deseja evitar com a inclusão e o convívio social. E está comprovado que o convívio no ambiente escolar comum beneficia a todos, começando pelos alunos, escola, professores e familiares, até refletir no poder público e na sociedade em geral.

A MultPainel acredita no IRM porque eles estão conscientes que a experiência de interação entre indivíduos diferentes é fundamental para o desenvolvimento de qualquer pessoa.

Promover um ambiente com diferenças amplia a percepção de todos, inclusive dos próprios estudantes, que começam a perceber sua pluralidade, estimulando sua empatia e exercitando suas competências intelectuais.

Vamos promover a educação inclusiva, pois esse assunto diz respeito a todos. A diversidade é uma característica própria de qualquer ser humano. Todos nós somos diferentes; e essa diferença, ao invés de excluir por ser complexa e irredutível, pode ser muito abrangente se estimularmos essa transformação social.

A contribuição da MultPainel junto ao Instituto Rodrigo Mendes veio através da doação de lousas de vidro para que o setor administrativo pudesse gerenciar os projetos com a criação de uma linha do tempo, para auxiliá-los a organizar todos os projetos que administram.

A lousa feita vidro, além contribuir para a arquitetura do escritório, contribuem grandemente para a estruturação e organização de salas de aula, recepção, sala de espera, etc. Diferentemente dos quadros brancos tradicionais, as lousas em vidro não riscam e não mancham nunca, característica perfeita para estruturar a linha do tempo do Instituto RM.

A ideologia empresarial da MultPainel direciona nossa empresa a esse tipo de contribuição social. Apesar de nossa atividade estar voltada para projetos especiais com painéis e lousas feita de vidro, procuramos diversas maneiras de contribuir de maneira significativa para uma evolução social.

As doações de nossas lousas com vidro para entidades alinhadas com nossa filosofia nos conecta de alguma forma com aqueles que irão usufruir dos nossos produtos, de maneira que isso sempre trás um exercício para nossa reflexão, afinal de contas, se podemos fazer o bem, porque não?

multpainel - lousas de vidro - instituto rodrigo mendes

 

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel