Liderança – Atributos para um líder de sucesso

Liderança - Atributos para um líder de sucesso - O bom e verdadeiro líder é aquele que é reconhecido e valorizado por aqueles que ele inspirou.

A liderança é manifestada de diversas formas; todavia, é essencial que se saibamos a seguinte diferença: Uma boa liderança não se trata, necessariamente, daquele que fala mais alto, ou daquela pessoa que tem a necessidade de se destacar em todas as atividades desenvolvidas em uma empresa.

Ser líder, instruir líderes, formar líderes... enfim, liderar pessoas é um assunto fortemente discutido desde sempre. Alguns afirmam que a liderança é uma qualidade que já nasce com o indivíduo, já outros pregam que é possível, sim, despertar o interesse pela liderança em uma pessoa... entretanto, todos concordam que bons líderes devem possuir alguns atributos considerados indispensáveis.

Nesse artigo, vamos ver alguns sinais comportamentais e qualidades de um bom líder; capazes de nos fazer perceber que o dia a dia do mundo empresarial cria oportunidades que podem identificar o indivíduo que possui mais habilidade para contornar determinadas situações, agindo da melhor maneira a fim de proporcionar as melhores soluções para os problemas da rotina empresarial.

Leia este artigo até o fim para saber as principais qualidades de uma boa liderança.

Principais qualidades de um bom líder

Quais atributos um líder moderno precisa ter? Como deve ser a relação de um líder com seus liderados?

Pesquisadores constataram que quase 70% das pessoas esperam que seus líderes sejam, antes de qualquer coisa, motivadores. Mas será que esse é realmente o mais importante atributo de uma boa liderança?

Com certeza, um líder motivador consegue angariar mais resultados. Se você consegue influenciar as pessoas de alguma maneira, você é um líder. A liderança, basicamente, é influência.

O que muita gente desconhece é que a liderança precisa ser desenvolvida da maneira correta. Quando ela não é desenvolvida adequadamente encontramos modelos de líderes ditadores, manipuladores.

Ao se analisar a liderança a fundo, classicamente é possível perceber diversos tipos de liderança. Liderança coercitiva, liderança autoritária, liderança solidária, liderança por exemplos, liderança consciente. Todos esses exemplos são tipos diferentes de liderança, e o bom líder vai saber qual tipo de liderança utilizar, em que medida e no melhor momento.

Entretanto, existe uma competência que talvez seja o essencial para formar um bom líder. Trata-se do auto conhecimento. A boa liderança deve, obrigatoriamente, ter um conhecimento razoável sobre si próprio, exatamente para não misturar os processos.

Se bons líderes influenciam pessoas, isso quer dizer que naturalmente as pessoas projetarão algo nele, afinal de contas, é um exemplo a ser seguido.

Uma boa liderança instrui pessoas, processos e movimentos. Tenha em mente que as atitudes dos líderes estão em constante avaliação. Dessa maneira o líder fica vulnerável. Por isso é preciso ter ciência sobre si próprio para não se abalar com as críticas. Auto conhecimento é fundamental para o bom líder.

Segurança e perspicácia também são atributos de um bom líder. Momentos turbulentos exigem líderes seguros e perspicazes. Como já dito acima, o bom líder deve navegar dentre os diversos tipos de liderança para sempre tentar tomar a melhor decisão... e é necessário auto confiança e sagacidade nessa escolha para assumir as consequências futuras (sejam elas boas ou ruins).

O bom líder enxerga a liderança como sua responsabilidade, nunca como uma incumbência ou vantagem; para uma boa liderança, se as coisas não saíram como o planejado, ela assumirá a culpa, identificará o erro e encontrará uma nova forma de fazer o caminho até chegar ao seu destino.

Se você deseja ser um bom líder é interessante saber que seus interesses pessoais serão substituídos pelo interesse de um grupo. Disponibilidade é outra qualidade de um bom líder.

A ética e o comprometimento do líder com o grupo deve ser inabalável. O interesse do líder sempre estará voltado para sua equipe. O interesse pessoal do líder vem em último caso, primeiro vem a relação com o seu grupo de trabalho.

A essência da liderança

Um líder orientador consegue abrir a mente de seus liderados, elevando a qualidade da sua equipe. Nesse cenário, é possível inovar, recriar e empreender o futuro.

Abrir a mente dos liderados, nesse mundo de mudança veloz, é essencial para que não se perca a condição de aprendizado.

Ao elevar a equipe, o líder demonstra que enxerga aquilo que coletivamente é feito, reconhecendo os méritos de todos, sem deixar de instruir para aumentar a eficiência.

Ao botar em prática essas duas situações, naturalmente chega à inovação. Quando o líder inova, demonstra descontentamento em apenas repetir o que se já tem, criando condições para aquilo que precisa vir. O líder pensa no futuro!

E empreender o futuro consiste em criar condições para levar tudo à diante, considerando tudo aquilo que já funcionou, aquilo que ainda funciona juntamente com aquilo que gostaria de ter.

Se tornar um líder não é nada simples, pois exige estímulo interior e disciplina para entender outra pessoa, outro humano que pensa diferente, que age diferente. Isso exige um nível de paciência com pitadas de humildade, de comprometimento, de honestidade e muito respeito para com o desenvolvimento do liderado.

Liderar é extrair resultados positivos (muitas vezes da onde menos se espera) através da sua perspicácia de persuadir pessoas em prol de objetivos comuns, tanto na ambiente empresarial quanto no dia a dia, como nossos amigos e nossa família.

A finalidade da liderança é permitir fazer melhor aquilo que a gente já faz. Isso eleva a produção, aumenta eficiência, a produtividade, competitividade, lucratividade, rentabilidade, sustentabilidade. O líder é aquele que cuida do futuro.

Liderar algo (ou alguém) é demonstrar por meio de atitudes. Não importa o que o líder diga ou faça, se nas suas atitudes não transparecer interesse verdadeiros pelo bem-estar das pessoas e do seu grupo, essa liderança será sem sentido, ineficaz. Liderança sem sentido tem influência nula, por vezes, negativa.

O líder pode adotar o estilo de liderança que mais lhe convier, desde que consiga navegar pelos outros estilos de liderança. Assim, a equipe inova e demonstra mais de um jeito de fazer algo. A essência da liderança é encontrar um estilo de vida que sempre almeje o desenvolvimento positivo das pessoas que são lideradas. Este é o verdadeiro atributo da liderança. Na Multpainel você acompanha o melhor conteúdo para sua empresa e gestão! 

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel