Inspirações para integrar ambientes com vidros e espelhos

O uso de vidros e espelhos nas decorações promove a criação de ambientes singulares, esteticamente e funcionalmente falando. As diversas inspirações para integrar ambientes com vidros e espelhos conseguem redesenhar os ambientes ao mesmo tempo em que os atribui funções versáteis.  Desenvolva ambientes confortáveis e convidativos com o uso de espelho e vidros na decoração. Para auxiliar os profissionais a idealizar projetos especiais, o mercado vidreiro oferece uma infinidade de modelos de espelhos e tipos de vidro, cada qual com sua característica singular e indicada para suprir uma determinada necessidade, seja ela estética ou funcional. Ficou curioso? Acompanhe esse texto até o final e obtenha diversas inspirações para integrar ambientes com vidros e espelhos.

Inspirações para integrar os ambientes

Espaços confortáveis, amplos e bem iluminados. Estes são alguns predicados que atribuímos quando optamos por utilizar o espelho e os vidros para agregrar os espaços. As particularidades do material permitem que o produto seja aplicado interna ou externamente, abrindo um leque de inspirações para integrar os ambientes. Abaixo listamos alguns dos modelos de vidros e espelhos mais requisitados para criar ambientes integrados:

- Vidro jateado e/ou acidado
- Vidro acústico (PVB acústico)
- Vidro laminado e temperado
- Vidros de proteção solar
- Vidros de conforto térmico
- Vidros insulados
- Vidros polarizados (vidro inteligente)
- Espelho bronze
- Espelho prata
- Espelho fumê
- Espelho champanhe

O mais interessante é que as vantagens da integração dos ambientes com vidros são tanto estéticas quanto funcionais. Estruturas envidraçadas de vidro e/ou espelho naturalmente chamam a atenção do receptor, mesmo com seus detalhes minimalistas. A beleza do vidro é algo inexplicável, pois consegue se adaptar aos diferentes gostos e agregar valor estético onde o produto for utilizado. Esteticamente, o vidro é capaz de agradar até o mais exigente do consumidor. Por outro lado, o vidro também pode ser fabricado com tecnologias especiais capazes de oferecer outros benefícios ao ambiente, como conforto térmico e alívio acústico. Os vidros insulados – que dificultam a troca de temperatura e sons entre os ambientes – e os vidros de proteção solar - que bloqueiam os raios solares e protegem inclusive os estofados e móveis dos ambientes - são belos exemplos desse fato. Para cada necessidade a indústria oferece um tipo específico de vidro para integrar os ambientes.

Ambientes integrados com vidros e espelhos

As formas de integrar os espaços usando espelhos e vidros dependerão da necessidade do usuário, criatividade e capacidade dos profissionais envolvidos. É de suma importância lembrar que, se instalado de maneira errada, é possível aparecer problemas relacionados a estanqueidade, segurança e desarmonia estética (vidro com folga, espelho com manchas), etc. Entretanto, quando bem utilizado, a técnica de decorar com vidros e espelhos torna-se uma ótima alternativa para aproveitar melhor os espaços e trazer bem estar e conforto para todos os usuários. Veja abaixo algumas inspirações para integrar ambientes com vidros e espelhos:

- Além de janelas e portas, é possível instalar divisórias de vidro, paredes de vidro do piso ao teto ou piso de vidro para integrar dois ou mais ambientes de um local.
- Quando possível, utilize o vidro para promover a integração da edificação com a natureza. O envidraçamento de sacadas e varandas, a fachada de vidro e a cobertura de vidro são exemplos de alternativas capazes de promover essa integração.
- Na falta de um cenário com área verde do lado de fora, que tal integrar um jardim de inverno ao restante das acomodações? Com o vidro isso é possível perfeitamente.
- Ambientes pequenos e/ou escuros podem se beneficiar do uso de espelhos para integrar os ambientes. Nesse caso o material ficaria responsável por refletir a iluminação de outro espaço para o local enquanto duplica – e aumenta – o espaço, visualmente falando.
Dica: Ao utilizar espelhos, evite expor as bordas e parte de trás do elemento ao oxigênio (ar, água, umidade). Esse cenário pode oxidar a camada refletora e provocar manchas no espelho.

É sempre importante lembrar que a arquitetura com vidros é coisa séria. Por isso, quando surgir as inspirações para integrar ambientes com vidros e espelhos, contrate empresas capazes de deixar todo seu projeto com vidros dentro das normas regulamentadoras da ABNT. O respeito às normas técnicas garantirá a beleza e segurança da estrutura envidraçada.
"

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel