Home Office – Trabalhar em casa é tendência

Posted on
home office

Trabalhar em casa é o objetivo de muitos profissionais! Desse modo, a tendência dos trabalhos na modalidade home office cresce a cada dia, demonstrando aumento perceptível e credibilidade na modalidade.

É sabido que o mercado empresarial está em constante mudança, cada vez mais inovadoras. Dessa maneira é preciso buscar adaptações para se adequar aos novos modelos de trabalho que surgiram com a globalização.

Pra se ter uma idéia, no ano de 2015, o Brasil ocupava a terceira posição no ranking mundial de pessoas que trabalham diretamente de casa, atrás somente da China e Cingapura.

Essa inclinção ao home office – escritório em casa é possível de se explicar. Trabalhar diretamente de casa é uma tendência porque virou sinônimo de qualidade de vida.

O crescimento desenfreado das grandes cidades, o trânsito cada vez mais congestionado, com as longas distâncias (que requer horas e horas de deslocamento entre a casa e o trabalho), enfim, o progresso gerou mudanças sociais que impulsionaram essa modalidade de serviço. home office

Aqui vale lembrar que esse progresso foi desordenado e as grandes cidades não apresentaram estrutura adequada para acompanhar o desenvolvimento. Isso adoece o desenvolvimento e bate de frente com a globalização da economia, que exige competitividade crescente e maior ritmo de produção, visando a expansão do negócio.

Outro dado interessante tende à esfera político-social. A nova geração (que compõe grande parte dos trabalhadores atuais) está mais politizada e valoriza formatos de trabalho flexíveis e que estejam alinhados com as suas convicções. São novas idéias sociais que exigem novas políticas econômicas.

Ao reciclar as relações de trabalho/empregado cria-se um fator que é considerado como determinante pra o sucesso do home office; que diz respeito à motivação do trabalhador.

Trabalhar em casa com remuneração é gratificante. Evita perder horas e horas no trânsito, permite curtir a família mais tempo, oferece flexibilidade de horário, reduz o stress.

Além do mais, com menos stress e dono do próprio horário, o trabalhador consegue investir seu tempo em outras atividades, como atividades física e culturais, aderir a novos hobbies, estudar, alavancar a carreira, aprender algo novo. Tudo isso é motivação… e o aumento da motivação reflete diretamente na produção.

Mas essa constatação é somente um dos diversos benefícios do home office.

A popularização do home office reflete diretamente no trânsito das grandes metrópoles, com redução de congestionamento e menos usuários nos transportes públicos.

Também é possível perceber que a empresa que oferece estrutura para o funcionário trabalhar em casa terá menos problemas com assiduidade, além de economizar em custos imobiliários e problemas de saúde. Trabalhar em casa é bom para a saúde, tanto física quanto mental.

Além do mais, empresas que se enquadram nessa modalidade de escritório em casa atrai mais interessados. Dessa maneira a melhoria será contínua, pois é possível estabelecer triagens filtrando as qualidades para cada função, além de solidificar diversos talentos.

Mais um ponto positivo do home office: Essa categoria de trabalho em casa consegue impactar a sociedade positivamente, a partir do momento que agrega e aumenta a integração de pessoas com necessidades especiais.

Trabalhar em casa é a nova tendência do mercado. São tantos os pontos positivos do home office que dificilmente essa opção de trabalho perderá o espaço que conquistou.

DICAS PARA QUEM QUER TRABALHAR COM HOME OFFICE.

home office

As empresas de pequeno e médio porte estão aderindo à categoria de trabalho home ofice. A redução de custos e a qualidade de vida dos funcionários são os pontos positivos de trabalhar em casa considerados por essas empresas.

Apesar de todos os pontos positivos, é importante se atentar a algumas dicas para quem deseja trabalhar em casa (home office).

Uma das principais dicas é nunca misturar o ‘trabalho em casa’ com o ‘trabalho de casa’. Essa dissociação é essencial para crescer profissionalmente na modalidade home office. Assuntos do lar continuam dentro do lar e de maneira alguma se misturam com os assuntos profissionais. Da mesma forma, mantenha o sigilo das informações da empresa que trabalha, assuntos da empresa devem ser tratados com muito cuidado.

Se já é preciso muita atenção para trabalhar corretamente em uma empresa (com chefes e supervisores presentes o tempo todo), imagina a disciplina que não é preciso dispender para se trabalhar dentro de casa.

Por isso é preciso separar as duas coisas. É preciso fazer o máximo para distinguir o que é o assunto ‘do lar’ do assunto ‘da empresa’. Dessa maneira, a exigência de disciplina, empenho, determinação e concentração terá que ser maior do que o normalmente.

A gestão do tempo também deve ser muito bem calculada. É interessante o trabalhador home office estabelecer uma rotina, inclusive com horas para almoço e pausas para descanso. Apesar do benefício da flexibilização do horário, essa disciplina e a rotina é importante para manter a produção.

Também é importante separar um local (espaço físico) da casa para trabalhar, fazendo com que as pessoas da sua casa saibam que aquele local é o seu local de trabalho e precisa ser respeitado como tal. É interessante combinar com sua família quando pode e quando não pode ser interrompido.

Minimize as distrações. Trabalhar em casa pode ser muito bom, mas se hesitar, facilmente o final do dia será improdutivo. Dessa maneira, tente não deixar a televisão ligada, limite as checagens às redes sociais, os cafés e lanchinhos, enfim, tente se abster daquilo que causa distração para conseguir se concentrar naquilo que é preciso fazer.

Além de disciplina, trabalhar em casa (home office) requer muita organização. Afinal de contas, em qualquer ambiente de trabalho a organização é fundamental. Cogite a utilização de planilhas para organizar os horários e as demandas; quadros organizacionais, tabelas, lousa de vidro magnética para escrever e afixar lembretes.

Outra dica para aumentar a produtividade home office: Considere investir na estrutura do home office, como internet eficaz e o mobiliário adequado. Adquira cadeiras confortáveis e ergonômicas. Monitores de boa qualidade também são essenciais. Leve em consideração que o home office é seu ambiente de trabalho e você passará muitas horas ali, assim como em uma empresa.

Enfim, definitivamente, trabalhar remotamente é a nova tendência econômica. Se você está pensando em aderir ao home office, esse artigo pode ser útil para você. Apesar de todos os obstáculos, quem consegue gerenciar o tempo no home office produz com qualidade, trabalha melhor e aproveita mais a vida.