Gestão Comercial à Vista

Aumente seus números

No mercado de trabalho, tempo é dinheiro. Afinal de contas, trata-se de um mercado altamente competitivo onde qualquer descuido pode ser fatal para um empreendimento. Dentre os maiores desafios estão os relacionados à organização e gestão do negócio.

Idealizar um negócio próprio e conduzi-lo com maestria pode ser uma tarefa das mais árduas, caso não seja considerado alguns pilares básicos, essenciais para o sucesso de qualquer empreendedor.

A questão organizacional é um desses pilares fundamentais para o sucesso de qualquer negócio. Elaborar processos organizacionais pode ser uma tarefa dificílima de executar, entretanto, a estrutura organizacional do projeto é o que vai determinar a eficácia do desempenho e, consequentemente, da produção da sua equipe de apoio.

Entender a importância da organização dos processos de uma empresa é primordial para o negócio decolar. Qualquer empresa, por menor que seja, conta com atividades diversas, oriundas de núcleos diferentes que em algum momento irão se juntar para dar origem ao produto final.

Funciona como um organismo, ou um grande mecanismo. Algo parecido com várias engrenagens trabalhando separadamente, porém, acopladas entre si, de maneira que as ações de uma engrenagem refletirão no comportamento das outras engrenagens. Funcionam de maneira sincronizada, sem atrasar nem adiantar os processos.

Em uma empresa, o raciocínio é praticamente o mesmo. Uma empresa geralmente conta com diversos setores, responsáveis por atividades distintas que de alguma maneira estão interligadas, todos partes de um único sistema. Se um setor atrasa um processo, isso refletirá diretamente no outro setor, causando atrasos nos processos.

Uma solução para auxiliar na organização dos procedimentos de um negócio é facilitar o acesso às informações de todos os processos da empresa. Isso possibilita que toda a equipe possa acompanhar os processos e verificar cada etapa do projeto. Ao manter os núcleos organizados, permite-se o controle de cada etapa com maior eficácia.

Gestão Comercial à Vista

Esse controle possibilita inclusive verificar em quais etapas estão ocorrendo possíveis erros, facilitando a visualização e a correção das imprecisões. Organizando processos é possível estabelecer padrões para cada atividade, evitando retrabalhos ou atrasos na produção.

Uma saída simples e efetiva nesse quesito organizacional é o quadro de gestão à vista. Muitas empresas utilizam indicadores visuais para acompanhar os resultados dos processos... e quanto mais esses indicadores ficarem expostos, melhor eles serão assimilados.

Quanto mais acesso aos números, mais fácil para acompanhar, manter ou aprimorar os números, e o quadro de gestão à vista faz esse papel de exposição dos números e indicadores com excelência.

Ao manter a equipe informada das etapas do projeto com um quadro de atividades, por exemplo, melhora a comunicação interna. Ao personalizar um quadro de gestão à vista para cada departamento, permite-se que os colaboradores acompanhem cada etapa, apontem possível defeitos e correções, visualizem os números gerais.

Uma lousa de gestão à vista comercial pode ser personalizada para ser auto gerenciável pela própria equipe, atualizada pelo supervisor ou o próprio colaborador. Cada funcionário pode ir até a lousa e alimentar com seus próprios números. Isso estimula a competitividade e gera uma ansiedade por melhores resultados.

Gestão Comercial à Vista

Em uma loja de roupas, por exemplo, assim que um vendedor se prepara para atualizar a lousa de gestão à vista, já gera uma expectativa. Todos aguardam para ver quais serão os novos números e logo se empenham para alavancar suas vendas e atualizar o quadro de gestão à vista comercial também.

Enfim, trata-se de uma série de benefícios que fica até difícil resumir tudo em somente uma publicação sem ficar cansativo, mas vamos falar um pouco sobre os principais benefícios de um quadro de gestão à vista comercial.

Principais benefícios do quadro de gestão à vista comercial.

Em pouco tempo de utilização de um quadro de gestão à vista comercial já será possível notar a diferença na organização do seu negócio, principalmente no que diz respeito à comunicação, gerenciamento, competitividade e, consequentemente, otimização do resultado final.

A – Melhor comunicação entre os funcionários e entre os setores.

Como já dito anteriormente, por ser totalmente personalizável, o quadro de gestão comercial é totalmente adaptável em qualquer empresa. Essa característica melhora a comunicação interna, facilita no gerenciamento das métricas e comunicação dos resultados. Isso auxilia na escolha das pautas das reuniões, além de integrar a equipe e promover a ligação entre os setores.

Visto como um ótimo quadro organizador, o quadro de Kanban (já comentado no nosso blog) é um ótimo quadro de gestão à vista, pois realiza com maestria essa ligação entre os núcleos.

B – Melhor gerenciamento dos processos da empresa

A melhor gestão

Ao gerenciar e acompanhar os processos de uma empresa, viabiliza-se o estabelecimentos de metas a longo, médio e curto prazo. O quadro de gestão à vista auxilia os líderes ou gerente de pessoais no planejamento do projeto de um ponto de vista singular, pois disponibiliza, de maneira ilustradada, todos os números e indicadores que mostrará qual rumo a liderança deverá tomar. A informação visual agiliza os procedimentos e oferece dados singulares para o gerente na tomada das suas decisões.

C – Competitividade

Já comentamos que um quadro de gestão à vista pode estimular a competitividade sadia dentro da empresa. Ao expor os números, cria-se uma ansiedade por números maiores, de alcançar ou bater recordes. Enfim, cria-se um ambiente que estimula essa competitividade.

É natural do ser humano ser competitivo. Umas pessoas são mais, outras são menos, mas todos tem aquele pouquinho de competitividade guardado lá no fundo. Em uma empresa, estimular essa competitividade sadia é uma boa opção para alavancar as vendas.

Aqui, na MultPainel, além de um quadro de gestão à vista comercial com os números expostos para todos, ainda temos um sino do lado, para quando um vendedor for registrar uma venda, ele chamar a atenção de todos ao tocar o sino, criando um ambiente descontraído e leve, sem deixar de estimular os números gerais.

D – Melhoria dos resultados.

Essa equação é simples! Utilizando um quadro de gestão à vista comercial, a empresa mantem toda equipe informada das etapas do projeto. Isso auxilia na comunicação geral e no gerenciamento dos processos, a fim de sempre aperfeiçoá-los.

Organização

Por outro lado, a exposição dos números e indicadores também repercute na equipe de apoio, estimulando a competitividade sadia entre os funcionários de uma loja ou melhorando o desempenho de uma linha de produção, por exemplo. A soma disso tudo só pode refletir nos números gerais, geralmente apontando melhoria nos resultados.

Na MultPainel também utilizamos um quadro de gestão à vista (e o sino!) para monitorar nossos números. O quadro enriqueceu em muito nossa estrutura organizacional. Não por acaso, somos pioneiros no segmento de lousas em vidro e painéis em vidro no Brasil.

Não perca mais tempo. Mantenha contato com nossa equipe de profissionais e solicite um orçamento do seu quadro de gestão à vista comercial. Trabalhamos com toda linha de painéis e lousas em vidro há mais de 10 anos, com equipe altamente treinada e produtos de qualidade cobiçada por todos. Venha conhecer um pouco mais sobre nossos serviços!

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel