Espelho manchado, o que fazer?

Posted on
espelho

É possível remover manchas no espelho?

O uso de espelhos é uma ideia fenomenal para o lar, tanto do âmbito funcional quanto no quesito decorativo.

O espelho é ideal para ampliar ambientes e criar sensações óticas. Espelhos na parede camuflam as limitações do ambiente, dando um ar de amplitude e dimensões totalmente diferentes.

Entretanto, para usufruir o máximo dos benefícios do espelho é preciso saber manuseá-lo, uma vez que a manipulação errada do produto pode gerar consequências desastrosas num futuro próximo.

Afinal de contas, quem aqui já não sofreu com espelho manchado? Principalmente nos banheiros residenciais.

As manchas que aparecem no espelho podem significar um desastre para a decoração do ambiente e, infelizmente, não existe solução técnica para esse cenário. O ideal é trocar o produto.

A mais comum das manchas não pode ser removida porque é o resultado da oxidação de um dos componentes presentes no espelho; justamente, a película de prata que transforma o vidro em espelho.

ESPELHO MANCHADO POR DENTRO

espelho

A dúvida do artigo de hoje é: Porque o espelho mancha?

Como dito acima, o principal elemento para transformar o vidro comum (transparente) em espelho é a prata.

A prata é um metal muito utilizado na fabricação de espelhos atuais (junto com um produto químico que faz a camada de prata aderir no vidro). Como esse material é sensível ao oxigênio, se o espelho não for muito bem impermeabilizado, fatalmente ele irá manchar.

O contato da prata com o oxigênio provoca a oxidação do metal, percebida através das manchas escuras no espelho. E, infelizmente, depois de oxidado o espelho não pode mais ser restaurado.

A umidade também é um dos principais inimigos da prata! Não por acaso a maior incidência de espelhos com mancha se encontra nos banheiros, devido à alta umidade presente no ar. Espelhos com moldura também tendem a ficar manchados.

Geralmente isso ocorre porque a água entra nas frestas da moldura, dificultando sua retirada. Se o espelho não for de boa procedência, em pouco tempo o resultado será um espelho manchado por dentro.

Por esse motivo não é aconselhável lavar espelhos com molduras utilizando jatos de água; o aconselhável é a utilização de panos úmidos.

A boa notícia é que dá pra fugir do espelho manchado. Se não é possível retirar as manchas, é totalmente possível evitá-las.

A melhor maneira de evitar manchas no espelho é adquirir produtos de qualidade renomada e realizar uma boa instalação do espelho, se atentando para deixar um espaço de alguns milímetros entre a traseira do espelho e parede, para facilitar a circulação de ar naquela região.

ESPELHOS DE QUALIDADE

Conheça a linha de espelhos Multpainel. Nossos espelhos possuem acabamento sofisticado e qualidade garantida. Além do mais, nossos profissionais são totalmente habilitados para efetuar ou orientar nossos clientes para a instalação de espelhos.

Sempre importante lembrar que a Multpainel é especialista no segmento do vidro e há anos trabalha duro, apoiados por uma equipe altamente qualificada, na tentativa de trazer aos nossos clientes produtos cada vez mais inovadores.

Mantenha contato com nossa equipe e solicite um orçamento. Conheça os espelhos oferecidos e tenha a certeza nossa qualidade será refletida fielmente, sem produtos com alterações óticas ou manchas.