Espelho enferrujado? Como assim?

Posted on
espelho

Apareceu manchas enferrujadas no espelho?

Os espelhos tem o seu lugar garantido em todo lar, seja para apreciar nossa beleza ou para decorar o ambiente.

Utilizado desde a antiguidade, o espelho possui o poder de ampliar os ambientes se instalado em locais apropriados, estabelecendo novos limites óticos ao local.

Também é grande a procura de espelho para empresas, pois, além de suas funcionalidades primárias, também servem como elemento decorativo, adornando ambientes internos, vitrines e fachadas de lojas em geral.

Para obter o efeito do espelho, o vidro, após polido, recebe uma camada de prata e ferro, que é o metal mais utilizado na fabricação de espelhos por todo mundo. A prata será a parte responsável por refletir a imagem espelhada através do vidro.

Nesta camada de prata metálica são estimuladas reações químicas que farão com que o elemento tenha maior aderência ao vidro.

Acontece que a prata é um metal, e assim como qualquer metal, ela corre o risco de enferrujar (oxidar). Além do mais, ambientes úmidos são os principais inimigos da prata.

Para que isso não ocorra, os fabricantes de espelho optam por aplicar várias camadas de tinta impermeabilizante na traseira do vidro, numa tentativa de evitar o contato da prata do vidro com o oxigênio e a umidade do ambiente.

Quando adquirimos espelhos de procedência duvidosa, existe uma grande possibilidade de aparecer ferrugem na superfície do produto, principalmente quando instalados no banheiro, devido à alta porcentagem de umidade presente no ar desse tipo de ambiente.

A má notícia é que, infelizmente, do ponto de vista técnico, não há como limpar manchas no espelho, tendo em vista que a camada de prata, essencial para o efeito espelhado, fica no meio dos outros materiais (vidro na frente e tina atrás), ficando inacessível.

E vale lembrar que isso não é exclusividade de espelhos antigos. As marcas de ferrugem no espelho são inevitáveis quando o produto não é fabricado com materiais de qualidade. Além do mais, o método da instalação também conta (e muito!) para obter o máximo de aproveitamento do espelho.

Por exemplo, profissionais qualificados terão a ciência da maneira adequada de instalação, sempre deixando um pequeno espaço de respiro, forma de aplicação da cola, etc.

Essas ações são necessárias para facilitar a circulação de ar na parte de trás do espelho, evitando o acúmulo de umidade no local (principalmente no banheiro), haja visto que a umidade é inimiga mortal da prata.

Do mesmo modo, ao instalar os espelhos em molduras pré definidas, lembre-se que os pequenos milímetros do encaixe do espelho permite a entrada (e o acúmulo) de água no local. Isso é um perigo para o espelho.

Sendo assim, depois de instalado, evite lavar o espelho jogando água diretamente na superfície, opte por panos úmidos. A melhor maneira de limpar o vidro do espelho é com o bom e velho pano com água.

Para não sofrer com manchas no espelho, como ferrugem, contrate equipes especializadas no ramo, como a equipe Multpainel. Possuímos uma equipe altamente qualificada e só trabalhamos com produtos de ótima qualidade, reconhecido pelos órgãos fiscalizadores, como a ABNT. Espelho de qualidade é na MultPainel. Acesse nosso site e conheça nossos serviços.

espelho