Comunicação com Lousa de Vidro - Pessoas Visuais, Auditivas ou Cinestésicas

Posted on

Visuais, Auditivas ou Cinestésicas

Durante a nossa vida, tanto pessoal quanto profissional, cultivar nossas relações pessoais para que se mantenham sadias é essencial para atingir o sucesso. Acontece que, quase que sem querer, ignoramos que uma das chaves para manter essas relações realmente saudáveis consiste em prestar atenção nas individualidades de cada um, extrair observações detalhadas da pessoa.

Cada indivíduo é único. Dessa maneira, cada indivíduo terá uma maneira de pensar, agir, se expressar, se relacionar. O que determinará essa forma de agir é a maneira como esse indivíduo absorve determinada informação.

A maior parte está nos detalhes, para ser mais específico. Existe uma série de gestos e pequenas observações que tendem a aumentar significamente a qualidade das relações entre as pessoas. E isso funciona tanto para o ambiente pessoal quanto para o ambiente empresarial.

A escritora Marlene Caroselli, autora do livro ‘Relações Pessoais no Trabalho’ – Série Profissional, indica em sua obra que as relações pessoais são responsáveis por 95% do sucesso profissional. A escritora ainda afirma que para ser bem sucedido neste competitivo mercado empresarial moderno, o primeiro item na lista de prioridades deve ser saber se comunicar bem, com atenção nos detalhes, para conseguir entender bem o outro.

Uma boa maneira de captar esses detalhes e entender melhor o outro é observar os canais de percepção do seu interlocutor. Ao conseguir distinguir os canais de percepção de alguém, você cria uma abertura para melhorar suas habilidades de lidar com as pessoas, aperfeiçoa suas habilidades de persuasão, suas habilidades de lidar com conflitos, a maneira de pensar, consegue agir com muita perspicácia e eficiência.

Na neurolinguística, ciência que estuda as relações estruturais do cérebro humano com a capacidade linguística, um dos seus conceitos estuda esses canais de percepção. Segundo consta, existem 3 tipos de canais de percepção pessoal: Canais auditivo, visuais ou cinestésicos.

PESSOAS AUDITIVAS, VISUAIS E CINESTÉSICAS

Lousa de Vidro

Apesar de sermos únicos, todos nós captamos as informações pelos canais visual, auditivo ou cinestésico. Entretanto, cada pessoa processa a informação que recebe de maneira diferente. Isso acontece porque algumas pessoas tendem a serem mais auditivas, mais visuais ou mais cinestésicas.

O desconhecimento desse fato pode gerar desastres nas relações entre as pessoas. Desastres estes que poderiam ser evitados caso fosse levando em consideração essa distinção entre as percepções sensitivas dos humanos. Quer um exemplo?

Você já deve ter ouvido que quem não olha diretamente nos olhos durante uma conversa pode ser uma pessoa falsa.

Entretanto, se o receptor for uma pessoa auditiva, ele vai captar melhor as informações pelo canal de percepção auditivo.

Dessa maneira, ela tende a inclinar ligeiramente a cabeça para baixo, a fim de direcionar o ouvido para quem está falando, justamente para ouvir melhor.

Não se trata de falsidade ou falta de respeito. Muito pelo contrário, ao inclinar a cabeça para ouvir melhor, a pessoa auditiva está demonstrando interesse e atenção na sua informação. Essa é a capacidade de ligação estrutural que o cérebro dessa pessoa encontrou para se relacionar com a linguística.

Ou seja, quando você consegue perceber, no seu interlocutor, qual a predominância do canal de percepção dele, você consegue se relacionar mais facilmente com ele, alcançando melhores resultados na comunicação.

Vamos tentar detalhar um pouco mais sobre cada uma dessas percepções:

Pessoas visuais

Lousa de Vidro

A pessoa visual é aquele tipo de pessoa que gosta de ver! Ela presta atenção em detalhes físicos, cores, formatos… Se você perceber, por exemplo, que no seu interlocutor predomina o canal de percepção visual, é interessante que você inclua na sua conversa informações que ele possa ‘ver’.

Fundamente sua fala com imagens, fotos, painéis visuais. Crie links mentais. O estímulo visual para as pessoas visuais é muito importante e essencial para obter êxito.

Na área de vendas, por exemplo, um cliente visual vai valorizar as informações visuais do produto que quer adquirir, como cores, formatos, tamanho, imagens, enfim, quase todos os detalhes ao alcance da visão.

Pessoas Auditivas

Lousa de Vidro

Entretanto, se no seu interlocutor predominar o canal de percepção auditivo, as informações serão captadas com mais eficácia através da audição. As pessoas auditivas são sedentas por informações, por dados.

Dessa maneira, fale mais com ele, converse mais, enalteça as qualidades. Essa pessoa precisa ouvir você falar da parte técnica, das características, ela precisa saber de informações e benefícios do serviço ou produto.

Se estiver vendendo um imóvel, por exemplo, fale sobre a tranquilidade do lugar, do silêncio  da vizinhança, da localização do imóvel. Grosseiramente falando, uma pessoa auditiva dará mais importância para o que ouve do que para o que vê ou sente.

Pessoas Cinestésicas

Lousa de Vidro

As pessoas cinestésicas são fáceis de distinguir. A neurolinguística demonstra que pessoas cinestésicas, apesar de serem tranquilas, possuem um gosto especial por tudo que esteja relacionado com coisas físicas e/ou manuais. Elas são mais espontâneas, gostam da emoção, da sensação do toque.

Dessa forma, as pessoas cinestésicas vão buscar a informação através da prática, da experimentação, da degustação; através do famoso ‘test drive’. A pessoa cinestésica precisa tocar no produto, sentir, vivenciar, experimentar, sentir. Cinestesia é o sentido da percepção, da sensação que o estímulo ao toque provoca ao organismo. O cérebro das pessoas cinestésicas parece que só se satisfaz se sentir.

E você? É uma pessoa visual, auditiva ou cinestésica?

Já tentou descobrir que tipo de pessoa você é?

Estudos demonstram que a maioria das pessoas são visuais. Pessoas visuais são pessoas com muita energia, porém, extremamente observadoras. Apreciam detalhadamente as situações, de maneira que pouca coisa passa despercebida.

Na hora de buscar alguma lembrança, o cérebro tenta se conectar com imagens ou pequenas notas visuais, algo que funcione como apoio para ele.

Dessa maneira, demonstrar idéias e raciocínios através de painéis ou lousas é uma ótima alternativa para fácil memorização, principalmente quando se trata de pessoas com percepção visual.

E já que pessoas visuais se atentam aos mínimos detalhes, as lousas de vidro da MultPainel tornam-se uma ótima opção para a exposição de dados na sua empresa, escritório ou sala de aula.

Afinal de contas, além de servir como um painel de informação, a lousa de vidro da MultPainel ainda enriquecerá qualquer ambiente do ponto de vista arquitetônico, pois possui características singulares, modernas e inovadoras, capaz de saciar qualquer necessidade visual dos mais exigentes e detalhistas.

Conheça um pouco mais sobre nossos produtos. Mantenha contato com nossa equipe. Mantemos uma equipe de apoio totalmente capacitada para atender sua necessidade da melhor maneira possível.