Como será o vidro do amanhã?

Posted on
lousa vidro

Já imaginou interagir fisicamente com superfícies de vidro totalmente tecnológicas até mesmo nas ações mais simples da nossa vida, como esquentar uma água no fogão ou escovar os dentes?

A contribuição do vidro para o estabelecimento de uma sociedade modernizada já é perceptível nos dias de hoje. Além de participar de projetos de arquitetura inovadores, oferecendo qualidades decorativas e estruturas funcionais, o vidro é totalmente sustentável e foi adotado pela tecnologia como seu braço direito na expansão de seus recursos inteligentes.

Atualmente, o vidro já pode ser encontrado em fibras óticas – que permite um tráfego de dados da internet mais eficiente – em placas de energia solar (vidro fotovoltaico), vidros polarizados, além de ser peça fundamental na fabricação de celulares do tipo smartphones.

A utilização de telas touch screens em celulares só foi possível graças ao vidro. O vidro permite a interação física com os software.

Essa tela possui uma camada carregada de eletricidade (camada capacitiva). Ao tocar nessa tela, parte da carga de elétrons presente nela se transfere para o dedo, de tal modo que o celular entende essa ‘descarga de elétrons’ como uma coordenada, respondendo ao toque.

A tela touch screen promete sair dos celulares para protagonizar um futuro tecnológico muito próximo; e o vidro está pronto para dividir todo esse estrelato.

VIDRO DO FUTURO

lousa vidro

O vidro é o material do futuro!

A probabilidade é que no futuro o vidro ofereça recursos ainda mais interessantes que os visto atualmente, afinal de contas, os pesquisadores continuam seus estudos a todo vapor para aperfeiçoar o uso do vidro na tecnologia, melhorando suas funções e conceitos para garantir uma vida mais fácil para todos.

Dessa maneira, podemos nos imaginar vivendo na seguinte sociedade:

Pela manhã, ao ser despertado, uma tela fina de vidro touch screen se abre desejando bom dia e reproduzindo a música de sua preferência, ao mesmo tempo em que os vidros inteligentes da janela permitem a entrada de luz no ambiente, tudo de forma automática.

Ao usar o banheiro, as funções do chuveiro e outros acessórios podem ser controlados através do vidro do espelho, que também poderá mostrar outras coisas, como os recados das redes sociais, notícias, agenda do dia e previsões meteorológicas, tudo através de reconhecimento facial.

Na casa, todos os aparelhos eletrônicos são interligados. Televisores, celulares, geladeira e fogão. Isso mesmo! Os pesquisadores imaginam que até mesmo as geladeiras e os fogões possam ser compostos de placas inteiras de vidro inteligente sensíveis ao toque.

Com a tecnologia em nuvem, todos seus arquivos, músicas e fotos estarão disponíveis, seja no carro ou nos ônibus/pontos de ônibus.

Os carros também estarão repletos de telas sensíveis e vidros inteligentes, da mesma maneira que o mercado oferecerá mesas inteiras de vidro sensível ao toque, que podem ser aproveitadas tanto em escritórios como para o uso doméstico, como mesa inteligente.

Enfim, a possibilidade é tão grande que fica difícil imaginar. Entretanto, a Corning fez este vídeo que divulgamos em nosso canal do Youtube para tentar ilustrar como será o vidro do amanhã.

De qualquer maneira você não precisa esperar tanto para aproveitar os diversos benefícios que o vidro já oferece. Conheça os produtos da MultPainel e se surpreenda. Por aqui suas ideias acontecem!

lousa vidro