Como saber se o vidro é temperado?

Saber como identificar vidro temperado é de extrema importância tanto para os vidraceiros quanto para os clientes, afinal, o modelo possui características exclusivas e exigidas em diversas aplicações. Mas se o vidro temperado e o vidro comum geralmente possuem a mesma aparência, peso e lapidação, então como saber se o vidro é temperado?

Como eu sei se o vidro é temperado?

Atualmente existem diversos métodos capazes de identificar o vidro temperado. Para os vidros fabricados a partir da metade de 2016, a ABNT orienta que os modelos temperados recebam uma identificação para facilitar sua diferenciação. Entretanto, essa não é a única maneira de saber se o vidro é temperado, pois a identificação pode ser coberta após a aplicação ou até mesmo retirada a pedido do cliente. Além disso, os vidros fabricados antes da publicação da norma regulamentadora (NBR 7199) não possuirão o referido selo.

 

Alguns profissionais se apoiam em sua experiência para saber se o vidro é temperado, considerando aspectos visuais e até mesmo sonoros. Entretanto, essa técnica não pode ser considerada 100% eficaz, tendo em vista que o vidro temperado é visualmente idêntico ao vidro comum, e os sons emitidos pelas placas de vidro alteram após a instalação ou com a utilização de alguma película em sua superfície.

 

Entretanto, ainda assim é possível destacar algumas dicas de como saber se o vidro é temperado através de particularidades visuais, como por exemplo:

- O vidro temperado apresenta pequenas ondulações em sua superfície, causadas pelo processo de aquecimento e têmpera.

 

- O processo de aquecimento pode causar outras pequenas deformações no vidro temperado, como uma leve flexão.

 

- Algumas placas de vidro temperado podem apresentar manchas quase invisíveis, perceptíveis somente em determinados pontos e conforme o ângulo da visão e incidência da luz - Mas essa dica não é uma regra, tendo em vista que esse efeito vem sendo corrigido com o avanço da tecnologia.

 

Além disso, recentemente o mercado lançou um produto para identificar o vidro temperado com 100% de eficácia.

 

Trata-se de duas películas equipadas com propriedades especiais capazes de revelar diferenças óticas entre o vidro comum e o vidro temperado.

Como diferenciar vidro temperado com eficácia

As dicas de como saber se o vidro é temperado citadas acima podem ser combinadas com o uso de películas de luz polarizada, que revelam a anisotropia óptica que ocorre durante o processo de têmpera. Resumidamente, se o vidro for temperado, a película acusará a presença de manchas características na placa de vidro, cenário que não ocorrerá durante o teste em vidros comuns.

 

Comercialmente denominado de Tempertest, as películas são acomodadas uma de cada lado do vidro para revelar as diferenças existentes entre o vidro temperado e o vidro comum. O produto é acessível, fácil de transportar e pode ser utilizado por qualquer pessoa, profissional do segmento ou não.

 

A última forma de como saber se o vidro é temperado é possível perceber somente após o estilhaçamento da placa vidro. Como sabemos, o vidro temperado se parte em pequenos pedaços sem grande poder de corte; enquanto que o vidro comum se quebra em grandes lascas pontiagudas capazes de causar ferimentos graves.

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel