Como pegar dados de uma Empresa?

Posted on
empresa

Atualmente, basta um pouco de curiosidade e determinação para se informar sobre assuntos diversificados.

Se antes o conhecimento estava condicionado a visitas às bibliotecas ou horas e horas de estudos e consultas às enciclopédias como a Barsa, hoje em dia a informação está em todo lugar, nas nuvens, acessível através de um simples clique no computador ou na palma de nossas mãos através dos celulares.

Toda essa evolução só foi possível graças à maravilha da internet, que estabeleceu um novo método de pesquisa e interação ao expandir as fronteiras e conseguir interligar diversos povos pelo mundo inteiro, de culturas, costumes e idiomas diferentes.

Ao integrar mais pessoas dia após dia, a internet não para de produzir informação. A cada minuto, milhares e milhares de conteúdos são produzidos e compartilhados, seja pelas redes sociais ou através de interações on line.

Sendo assim, milhões de dados são disponibilizados na rede todo dia e essas informações são utilizadas de diversas maneiras. É importante lembrar que, mesmo num mundo relativamente novo e sem fronteiras, como é o mundo virtual, existe regras e diretrizes que visam resguardar o uso indevido dos dados disponibilizados na internet.

A vasta quantidade de informações presente na internet facilita no momento da pesquisa. Afinal de contas, a informação é a chave para abrir as portas de tudo. Quanto mais dados informativos, mais vantagem competitiva… entretanto, é preciso saber filtrar essas informações.

INFORMAÇÃO E INTEGRAÇÃO

É evidente que nossa geração está vivendo em um novo mundo recheado de informações. Isso é extremamente importante porque garante independência às pessoas, tendo em vista que elas podem ser informarem sobre o assunto que quiserem na hora que desejarem. Basta um dispositivo ligado à internet e determinação, já que o fluxo de informação é gigantesco.

Além do mais, sabemos que esse mundo virtual não tem divisões. Da mesma maneira que um cientista renomado de algum lugar do mundo pode compartilhar uma tese revolucionária de maneira instantânea, uma pessoa má intencionada do outro lado do globo pode criar inverdades somente para pregar uma pegadinha e acaba criando uma atmosfera negativa.

Isso gera um questionamento: É seguro fazer pesquisa pela internet? E como saber se as informações que ali estão são verdadeiras?

Como já comentamos acima, além de informar, a internet também tem o poder da integração. Essa particularidade possibilitou a criação de plataformas virtuais de disponibilização de dados que estabeleceram uma nova forma de comunicação entre os usuários. O maior e mais conhecido de todos talvez seja o gigante Google, que dispensa apresentação.

Também conseguimos encontrar plataformas virtuais que são reconhecidas pelas autoridades governamentais, o que dá maior segurança nos dados apresentados por elas. Existem plataformas que são especializadas em divulgar material sério na internet.

Vamos supor que você está prestes a realizar uma cirurgia e está receoso se o médico que fará o procedimento é realmente habilitado para tal. Nesse caso, você pode acessar o site do Conselho Federal de Medicina e realizar essa pesquisa por lá. Por ser uma entidade legalmente reconhecida, as informações que encontrará por lá terão a veracidade garantida.

empresa

Por ser on line, os bancos de dados virtuais disponibilizam as informações em tempo real praticamente. Essas ferramentas podem ajudar na hora de conseguir dados de uma empresa, por exemplo, uma necessidade que se tornou corriqueira, tendo em vista que a internet também abriu novos horizontes no segmento de compras e comércio em geral.

Corriqueiramente, as empresas já costumam disponibilizar o endereço do web site com diversos dados que servirão para confrontar com outras informações da rede mundial de computadores.

Algumas entidades vão mais além, disponibilizando também dados ainda mais específicos. Para demonstrar transparência, há casos de empresas que disponibilizam dados de receitas e informações financeiras, nomes e telefones de contato dos investidores e parceiros, números operacionais, diversos endereços, dentre outros… tudo para externar seriedade.

Para não ficar perdido na hora de pesquisar ou levantar dados de empresa, o internauta conta com ferramentas criadas com a finalidade de facilitar o fornecimento dessas informações, como é o caso do SINTEGRA – Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços.

O Sintegra é um sistema específico de integração de informações que tem abrangência nacional, tendo em vista que foi aprovado pelo Conselho Nacional de Políticas Fazendárias, objetivando o controle e monitoramento dos contribuintes.

O Sintegra oferece a possibilidade ao usuário de pesquisar informações dos contribuintes de todo país.

Por lá é possível descobrir os números de inscrição estadual da empresa, nome empresarial, nome fantasia, natureza jurídica, endereço completo do estabelecimento, além de informações complementares, que informam se a empresa está ativa, se está com o fisco em dia, qual o regime tributário atribuído à mesma e a descrição de sua atividade econômica.

CONHEÇA MAIS SOBRE O SINTEGRA

Todas as empresas que se utilizam de algum tipo de sistema eletrônico na gestão do seu negócio estão sujeitas ao SINTEGRA. Considerando que atualmente, quase todas as empresas possuem algum tipo de sistema eletrônico, quase todas estarão inscritas no Sintegra.

Para realizar uma pesquisa de dados de uma empresa, basta acessar o site do SINTEGRA (www.sintegra.gov.br), identificar o estado em que a empresa está localizada, escolher a consulta por CNPJ (ou outro dado de identificação que possuir), preencher a caixa de verificação e consultar. Muito simples.

O resultado será exibido na tela com os dados empresariais do estabelecimento, como nome empresarial e nome fantasia, natureza jurídica do estabelecimento, endereço, além de demonstrar se a empresa está ativa, qual o regime tributário e se ela se encontra regular com o fisco. Por ser um site do governo, a veracidade das informações disponibilizadas por lá não geram dúvidas.

O site também oferece páginas com informações gerais de utilização do aplicativo voltado para os contribuintes, relação de serviços disponibilizados pelo site, links para as Secretarias da Fazenda, Finanças ou Tributação de todos os estados do país, notícias e críticas ou sugestões.

Em posse dessas informações, é possível confrontá-las com outros dados disponíveis na rede mundial de computadores, fazendo com que sua pesquisa de dados de uma empresa seja ainda mais eficiente. Boa sorte!