Como abrir uma empresa?

Posted on
multpainel - empresa

Como abrir uma empresa?

Se você tem perfil empreendedor e está pretendendo abrir seu próprio negócio, conhecer o passo a passo para abrir uma empresa é fundamental.

Abrir o próprio negócio é o desejo de muita gente. Mas para tirar esse sonho do campo teórico e torná-lo realidade é preciso planejamento e muito trabalho. Está disposto a começar? Confira essas dicas para abrir uma empresa.

DICA 1: AMOR POR AQUILO QUE SE FAZ.

multpainel - empresa

Antes de abrir uma empresa, é preciso ter certeza sobre a atividade que irá desenvolver. É muito mais fácil se dedicar e se esforçar ao trabalho quando a gente faz aquilo que a gente realmente gosta e acredita. Assim também temos mais estímulos para enfrentar todas as barreiras e as adversidades que surgirão no caminho do empreendorismo.

Esta é a primeira dica: Seja realmente apaixonado pelo que faz e busque algo que te realize.

DICA 2: ESTUDE O RAMO DO SEU NEGÓCIO

multpainel - empresa

Esta é outra dica importantíssima antes de abrir sua empresa: É preciso ter certeza de que seu negócio é realmente viável. Para isso, faça uma pesquisa profunda no segmento pelo qual deseja atuar.

Conheça bem quais são seus concorrentes, as necessidades dos seus possíveis clientes, se a região que se instalará sua empresa tem potencial de mercado. Enfim, pesquise absolutamente tudo que puder a respeito. Isso é essencial para o planejamento. Atirar no escuro? De maneira alguma!

DICA 3: CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

multpainel - empresa

A terceira dica está relacionada à capacitação profissional. Gostar do que faz é importante, mas tão importante quanto isso é fazer bem aquilo que se propõe. Pergunte-se se você está realmente capacitado para exercer tal ofício. Faça diversos cursos e leia tudo que puder sobre sua área. Conhecimento nunca é demais.

Sem contar que nos locais de estudos você conhece pessoas que estão interessadas no mesmo mercado que você. Esse é o momento de fazer o networking, ou a famosa rede de contatos. Até porque não são poucos os casos de empresas bem sucedidas que tem dentre seus sócios colegas que se conheceram ainda na sala de aula. O Facebook é prova disso.

DICA 4 – PLANEJAMENTO

multpainel - empresa

Planejamento é a palavra chave.

Faça um plano de negócios. Ele serve para se ter uma previsão da situação e as condições que sua empresa vai nascer e analisar todos os prós e contras que envolvem seu negócio.

Um exemplo: Se você decidir por abrir uma livraria e escolher um local que fique de frente para uma faculdade, esta pode ser uma ótima oportunidade de negócio, pois quando os alunos precisam comprar livros a possibilidade de eles irem até você são grandes.

Entretanto, imagine que seu espaço físico seja pequeno. O ponto forte pode se transformar em ponto fraco. Com um espaço pequeno você não conseguirá suportar uma grande quantidade de pessoas, criando na cabeça de seu consumidor essa imagem negativa, evitando dos alunos procurarem seu negócio depois da primeira experiência nada agradável.

Por isso é preciso analisar tudo. O plano de negócio sempre vai ajudar a analisar e entender as necessidades e vantagens que sua empresa pode ter.

DICA 5: RESERVA FINANCEIRA

Ficar rico da noite para o dia só com herança ou se ganhar na Mega Sena. Por isso é fundamental não contar com a sorte e ter uma reserva financeira para sustentar seu negócio e a si próprio durante um determinado tempo. Todo negócio, por melhor que seja, demora um certo tempo pra trazer retorno financeiro.

No seu planejamento, avalie quanto tempo vai precisar se sustentar até começar a obter lucro com sua empresa. Estipule gastos mensais e não entre em dívidas muito grandes. Programe-se financeiramente e tenha perseverança para atingir seus objetivos.

ABRA SUA EMPRESA

Depois de conferir essas dicas para abrir uma empresa, é hora de oficializá-la junto às autoridades competentes.

Elabore o contrato social da empresa, definindo o objetivo e o ramo da empresa, os aspectos societários e formação do capital social.

Leve esse contrato social e os documentos pessoais dos sócios à junta comercial ou ao cartório de registros de pessoas jurídicas. Para as empresas, esse passo é equivalente à obtenção da certidão de nascimento de uma pessoa. Se tudo estiver certo, será possível oficializar sua empresa.

Depois de registrada a empresa, será entregue ao proprietário o Número de Identificação de Registro da Empresa – NIRE, feito pela junta comercial ou cartório.

Com o NIRE em mãos, chega a hora de registrar a empresa como contribuinte, ou seja, de obter o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas – CNPJ. Entre no site da Receita Federal para fazer isso.

Com o CNPJ cadastrado, é preciso ir à Prefeitura para receber o Alvará de Funcionamento. O alvará é uma licença que permite o estabelecimento e funcionamento de instituições comerciais. Também precisará obter laudos de vistorias junto a outros órgãos, como a Vigilância Sanitária ou Corpo de Bombeiros, dependendo do seu ramo de atuação.

Depois será preciso obter a inscrição estadual. Dirija-se à Secretaria Estadual da Fazenda para isso. Em alguns estados é possível fazer isso pela internet. Atualmente a maioria dos estados possui convênios com a Receita Federal, que permite obter a Inscrição Estadual junto com o CNPJ, com um único cadastro.

Também será preciso cadastrar sua empresa junto à Previdência Social, devido às obrigações trabalhistas dos funcionários. O prazo para cadastramento é de 30 dias o início das atividades.

Depois de totalmente formalizado, seu negócio estará pronto para abrir as portas e começar a faturar. Faça suas ideias acontecerem!