Benefícios da tecnologia para empresas

Posted on
os benefícios da tecnologia nas empresasoi

No Brasil, os sistemas para gerir empresas chegaram em meados dos anos 80, de maneira muito discreta. O aumento significativo dos benefícios da tecnologia para empresas é mais recente, ocorrendo junto com a popularização dos computadores e o amadurecimento do armazenamento em nuvens.

Implementar tecnologia em empresas atualmente é uma atitude considerada essencial para o crescimento dos negócios. Além de amplificar o poder de competitividade da empresa, a tecnologia consegue aperfeiçoar os recursos empresariais, facilitando a administração do negócio e o desenvolvimento de novas soluções de mercado benéficas tanto aos empresários quanto aos consumidores e colaboradores.

A importância da tecnologia para empresas

Atualmente, o mercado brasileiro de tecnologias para as empresas é o segundo que mais cresce no mundo, ficando atrás somente dos chineses. Pra se ter uma idéia, um estudo realizado no ano de 2015 sugeriu que aproximadamente 40% das empresas (grandes ou pequenas) contavam com o auxílio de algum elemento tecnológico para o gerenciamento do negócio.

Essa crescente no uso da tecnologia nas empresas atualmente é de fácil entendimento. A partir do momento em que a empresa aprimora seus métodos internamente, fica mais simples sintonizar o trabalho de sua equipe. De certa forma, os benefícios que a tecnologia oferece para as empresas podem ser aproveitados em praticamente todos os setores, seja através de um smartphone ou tablet, seja através de banco de dados poderosos e inovadores, dispositivos de realidade aumentada, etc.

Apesar de cada empresa exigir demandas específicas, é possível traçar um padrão e perceber quais benefícios as tecnologias oferecem a alguns setores de um modo geral, principalmente no que se refere ao ganho de tempo (e redução dos custos), melhoria na gestão da estratégia da empresa e aumentos nos resultados finais da empresa. Vamos entender melhor como isso funciona.

Tempo é dinheiro

Usar tecnologia nas empresas acelera o mundo dos negócios, tendo em vista que é possível tomar decisões e realizar mudanças de maneira mais rápida e objetiva. O Departamento de Recursos Humanos, por exemplo, é um dos setores que mais se atualizaram com a chegada da tecnologia no mundo empresarial.

Atualmente é possível realizar seleções, coletar dados, documentos e realizar outras ações com mais rapidez e precisão que antigamente, quando os processos de recrutamento de pessoas dependiam de análises manuais. Pra se ter uma idéia, existe softwares de RH capazes de demonstrar lacunas de competências dos funcionários ou de uma equipe toda, por exemplo, cenário que possibilita a tomada de estratégias específicas para eliminar os erros de produção.

Também é possível contar com programas de reuniões virtuais que eliminam a necessidade de deslocamentos físicos dos interessados. Esses softwares permitem conectar diversas pessoas que, além de compartilhar a voz e imagem, trocam arquivos e informações, como o compartilhamento de tela, que possibilita apresentações com maior facilidade e agilidade. E como já sabemos, esses softwares podem ser instalados em celulares, computadores ou tablets.

Todos esses benefícios da tecnologia para empresas permitem a redução dos custos e utilização correta de todos os recursos.

Melhoria dos processos de produção

A tecnologia possibilita o aperfeiçoamento dos processos de produção do seu negócio. O modo de produzir de sua empresa pode ser influenciado com a chegada de novidades tecnológicas, como novos softwares ou máquinas inteligentes que prometem facilitar os processos de produção.

Existem programas de computador que expõem erros de produção para que eles sejam corrigidos rapidamente, permitindo que o colaborador aumente sua capacidade de produção. Além do mais, considere que a tecnologia para as empresas atualmente são viabilizadas para operar em favor da produtividade, com segurança e total controle dos usuários.

Também é importante esclarecer que a automatização será mais útil ao seu negócio quando os usuários entenderem todos os processos de produção manualmente. A tecnologia seria a responsável por automatizar todos esses processos. É importante que a empresa não fique dependente da tecnologia, e sim, use a mesma juntamente com a criatividade e inteligência dos funcionários.

Comunicação

A tecnologia empresarial facilita a comunicação entre os colaboradores, o que, sem dúvida, é um dos maiores benefícios. Com a melhora da comunicação as equipes conseguem se manter em sintonia, evitando desperdícios ou retrabalhos.

É possível contar com softwares que ajuda na identificação do perfil comportamental do colaborador, permitindo que os recrutadores, por exemplo, realize a contratação de profissionais alinhados com os ideais do restante da equipe, formando times mais completos, onde a habilidade de um funcionário complementará o trabalho do outro.

Através de ferramentas distintas, também é possível realizar pesquisas de mercado mais profundas, absorver algumas ideias, conhecer o produto do concorrente, diligenciar os assuntos mais populares nas redes sociais, avaliar o impacto das suas campanhas de marketing, etc.

Tecnologia empresas

Enfim, os benefícios da tecnologia disponíveis para as empresas conseguem atingir vários segmentos e de diversas formas, mas é importante lembrar que essas tecnologias precisam ser implantadas juntamente com um programa de treinamento adequado aos colaboradores, a fim de extrair o máximo possível de suas particularidades.