A responsabilidade da contabilidade empresarial vai bem além da simples apuração de impostos e taxas que a sua empresa paga.
Com a ajuda de uma boa contabilidade, o empresário pode tomar decisões estratégicas, pagar menos impostos, se manter em dia com as leis, além de manter a organização empresarial impecável.
Muitos empreendedores fogem quando o assunto é contabilidade, seja por considerar difícil ou até mesmo por achar um assunto muito chato.
Entretanto, uma boa contabilidade é de suma importância para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Ao contratar um serviço de contabilidade responsável, a empresa evita problemas de relacionamento que podem colocar em risco a imagem e a reputação da empresa.
Vale a pena contratar um bom serviço de contabilidade?
Esse questionamento acima é muito comum nas empresas. No artigo de hoje vamos demonstrar porque um bom serviço contábil é de suma importância para sua empresa.
Uma boa contabilidade de custos consolida todas as informações de entradas e todas as saídas financeiras da empresa em um determinado período de tempo. Assim, a partir desses dados, o empresário sabe exatamente qual a situação da sua empresa, possibilitando inclusive fazer uma previsão mensal ou anual.
O contador também consegue demonstrar os dados financeiros reais da empresa. Acontece muito de uma empresa apresentar saldo positivo na conta bancária no final do mês, o que teoricamente demonstra que ocorreu tudo bem com as receitas mensais, entretanto, esses dados podem estar maquiados.
Se o saldo da empresa está positivo, isso não quer dizer que ela teve lucro naquele mês. Pode ser que, naquele mês, a empresa teve receita negativa, entretanto, o saldo positivo é um reflexo de fatos passados, de vendas e recebimentos de outros meses, que acaba gerando o saldo bancário positivo.
Mas isso não quer dizer que a empresa obteve lucro naquele mês... e um bom contador conseguirá consolidar esses dados a fim de mostrar ao empreendedor qual a real situação da empresa, elegendo os pontos críticos e os pontos positivos, além de demonstrar o que o empresário pode fazer com essas informações.
Segundo o Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo (www.crcsp.org.br), “(...) Todo e qualquer patrimônio necessita de critérios de formatação e de avaliação, fato do cotidiano do Profissional da Contabilidade.
A identificação, análise e, finalmente, determinação do impacto das transações no patrimônio das entidades exige do profissional um amplo e variado leque de conhecimento. O mundo passa por grandes transformações e requer versatilidade e abrangência nas interpretações. O profissional contábil está capacitado, habilitado e possui o conhecimento necessário sobre assuntos econômicos, financeiros, tributários, organizacionais e comportamentais para direcionar as conclusões da lógica contábil, sempre respaldado por princípios e normas técnicas dando espaço à propalada interpretação da condição, qualidade e valor do patrimônio. Nenhuma decisão de negócio é tomada sem os dados contábeis e somente este profissional dispõe de técnicas para disponibilizar o valor patrimonial e a direção dos negócios.
(...)
O bacharel em Ciências Contábeis está capacitado para pesquisar, analisar e discernir, com muito bom senso, todo o sistema de informações econômico-financeiro e patrimonial de entidades.(...)”. (http://www.crcsp.org.br/portal/profissao/o-profissional.htm)
O órgão de classe (CRC-SP) ainda afirma que, atualmente, a realidade em que o mercado de trabalho se encontra exige um profissional da contabilidade habilitado para desempenhar o ofício com maestria.
Lembrando que essas responsabilidades vão bem além do que a simples registro de fatos. Dessa maneira, o profissional também deve estar atento para colaborar na administração da empresa, direcionando os empreendimentos e ajudando a mantê-los na rota desejada.
Para desempenhar essas funções com o máximo de aproveitamento e competência, a formação do contador deve abranger temas diversificados, passando por noções sólidas de finanças, economia e gestão empresarial. Além do mais, para ser um contador completo, um bom profissional da contabilidade terá noções de ciências humanas, ética e responsabilidade social.
Além de tudo, a importância de uma contabilidade boa reflete em outras questões, como:
- Abertura de conta ou contratação de crédito junto às instituições financeiras – As instituições financeiras costumam solicitar o faturamento (ou pelo menos uma previsão mensal / anual do faturamento) das empresas para realizar cálculos... e um serviço contábil eficiente terá esses dados registrados.
- Fiscalização (Tributária ou empregatícia) – Geralmente, os órgãos fiscalizadores solicitam informações específicas. Uma contabilidade profissional pode fornecer essas informações com mais precisão.
- Organização financeira – Um serviço de contabilidade bom organiza os dados financeiros com excelência, a fim de demonstrar graficamente o total de gastos com entradas, saídas, colaboradores, parceiros, etc...
- Crescimento do patrimônio – Ao contar com a ajuda de uma contabilidade importante, o empresário evita transtornos que possivelmente manchariam a reputação da sua empresa no mercado. Um serviço de contabilidade bom evita problemas com o fisco e a lei, propõe os regimes tributários mais adequados à sua empresa e auxilia na organização financeira.
Com menos obstáculos, fica mais acessível o fortalecimento da marca, o que teoricamente aumenta as receitas e, consequentemente, cresce o patrimônio.
A contabilidade gerencial deve acompanhar a gestão da empresa. Ela deve auxiliar tanto no simples controle patrimonial quanto no auxílio ao empresário na tomada de decisões. Aqui, devemos entender que o conceito de empresário abrange todos que possuem um empreendimento, seja o Micro Empresário Individual (MEI), o dono do mercadinho, o sócio de uma empresa limitada, ou seja, qualquer empresário pode e deve fazer a contabilidade.
A contabilidade é utilizada pelo homem desde a civilização antiga. Isso nos remonta a pensar o quanto ela está inserida no contexto e no crescimento da própria humanidade. Entretanto, muita gente não percebe isso.
Imaginam que a contabilidade é algo que se refere somente às grandes empresas, grandes negócios, pessoas informadas... mas não é exatamente assim. A contabilidade está presente e é requerida onde menos esperamos.
Na nossa própria casa efetuamos contabilidade diariamente, quanto controlamos as contas, nossos gastos e ganhos, por exemplo. E é sabido que, se não controlarmos a parte financeira, a vida pessoal vira caos.
Ao fazer uma analogia, conseguimos perceber a importância de uma boa contabilidade para auxiliar no gerenciamento da empresa. Com um serviço bom de contabilidade o empresário consegue pensar no futuro, planejar com organização e alçar novos voos no mercado de trabalho.