Vidros em mosaico na arquitetura

Vidros em mosaico na arquitetura - A arte do mosaico está retomando seu espaço na decoração de ambientes. Muitíssimo requisitado na antiguidade, os mosaicos se reinventaram e retornaram a ser opção constante dentre as inúmeras possibilidades disponíveis para o decor.

Esse tipo de decoração, que se utiliza de pequenos fragmentos para formar um tipo de imagem, sempre teve seu charme e suas características peculiares. Geralmente, os fragmentos mais utilizados nos mosaicos são cerâmica e pastilhas de vidro, devido à facilidade de manusear, podendo ser aproveitadas em pedaços ou também em peças inteiras.

Apesar de estarem em evidência atualmente, desde a antiguidade os mosaicos são utilizados na decoração de ambientes. Não se sabe exatamente quando surgiram, mas algumas obras em mosaico foram registradas ainda na região da antiga Mesopotâmia, datadas de 3.000 anos a. C.; os desenhos geralmente eram geométricos e revelavam inspiração nas artes visuais.

Esses registros mostravam obras feitas basicamente de pedras encontradas na natureza, com variações de cores, que eram unidas formando desenhos geométricos ou figurativos.

Aos poucos isso foi evoluindo. A história mostra que as pessoas começaram a cortar as pedras em pequenas peças para melhor adequação ao mosaico. São as chamadas tesselas, aqueles cubos pequenos presentes em mosaicos romanos.

Com o tempo, o mosaico passou a ser ainda mais valorizado, sendo utilizado para decorar pisos das casas ou de edifícios inteiros. Depois surgiram outros materiais, como o vidro, que agregavam cores ao mosaico, abrindo um novo leque de opções, pois o vidro quebrava a barreira de cores que limitava os mosaicos de pedras.

Já no império Bizantino os mosaicos marcaram glória, resultando em uma herança riquíssima para a história da arte do mosaico.

Em todo o império, os bizantinos faziam suas devoções e os mosaicos eram construídos geralmente em igrejas e templos, decorando as paredes principalmente. Essas obras, basicamente, relatavam em suas artes personagens e acontecimentos bíblicos.

Nessa época, uma das características da decoração nas igrejas e templos era a utilização de muito vidro com folha de ouro no meio. Era comum o registro de paredes inteiras de mosaicos colorido e dourado. Dessa maneira, o mosaico, que saiu dos pisos das residências e subiu para as paredes dos templos (com muito ouro!) demonstrou ainda mais seu valor e preciosismo.

A identificação do ser humano com as artes visuais é algo inexplicável. Não é possível determinar desde quando surgiu essa relação.

Mas uma coisa é certa: As artes visuais - como a técnica do mosaico, interferem diretamente na vida dos indivíduos. Reconhecer, apreciar e praticar as artes visuais é totalmente necessário para enriquecer o patrimônio cultural da nossa sociedade.

Decoração de vidros em mosaico  

DECORAÇÃO DE VIDROS EM MOSAICO

 

A decoração de ambientes, naturalmente, não é uma tarefa difícil, nem poderia! Trata-se de uma tarefa basicamente criativa. A decoração com mosaicos requer ainda mais criatividade, pois o trabalho final ficará exatamente conforme sua imaginação determinar.

O vidro tem o poder de valorizar qualquer coisa. Agrega cores, formatos e tamanhos. Vidros em mosaico na arquitetura são indicados geralmente para decorar superfícies diversas, como paredes, pisos, piscinas, saunas, fachadas, bancadas...

Devido às qualidades do material, o mosaico de vidro ganha características que asseguram a reflexão da luz em várias direções, resultando em um brilho singular de efeito luminoso natural.

Esse cenário é perfeito para ajudar nos projetos de arquitetos e decoradores ousados, pois possibilita liberdade para imaginação fluir, resultando em obras distintas. De tão singular, a decoração com mosaico em vidro pode atribuir uma assinatura visual ao arquiteto, valorizando sua reputação.

Reinvente seu decor utilizando vidros em mosaico na arquitetura. Surpreenda a todos. Além de imagens, os efeitos visuais criados com mosaicos são fantásticos! Experimente utilizar o mosaico para variar cores de um mesmo tom, por exemplo, atribuindo efeito dégradé à superfície.

Ao amigo arquiteto e decorador, na MultPainel você encontra as melhores peças de vidro para compor seu mosaico. Acesse nosso site e conheça nossos vidros para mosaicos.

A MultPainel é empresa pioneira no segmento de peças e folhas de vidro. Trabalhamos há anos no mercado de vidros e possuímos o maior leque de opções para você enriquecer seu projeto arquitetônico.

Nossa paleta de cores dos vidros conta com 500 cores padrões à pronta entrega, além de outras 1.500 opções disponíveis sob encomenda. Com essa variedade de cores disponíveis, a equipe MultPainel consegue atingir qualquer necessidade que seu projeto de decoração requeira.

Além do mais, trabalhamos com produtos de primeira qualidade, visando sempre oferecer o melhor serviço do segmento. Nossos produtos possuem procedência e suas qualidades são cobiçadas pela concorrência. Os mosaicos em vidro MultPainel não mancham, não riscam, e mesmo se exposto ao tempo, não perdem a cor ou o brilho característico.

Juntamente com vidros de qualidade, na MultPainel você também conta a melhor mão de obra do mercado. Nossa equipe de colaboradores é capaz de elaborar os melhores produtos de vidro para compor seu projeto de arquitetura, contribuindo ainda mais para a valorização da sua reputação.

Se for decorar com mosaico de vidros para arquitetura, considere a reputação de quem é especialista no assunto. Solicite um orçamento com a nossa equipe. Com a MultPainel você faz suas ideias acontecerem. Seja um parceiro MultPainel.

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel