Produtividade, Efetividade e Foco

Posted on

 

Muitas pessoas reclamam que não conseguem atingir grande parte de suas metas traçadas para o dia. Muitas nem sequer definem uma meta, simplesmente fazem o que conseguem naquele determinado período de tempo e assim vão levando a vida. Porém todas fazem o mesmo tipo de reclamação: falta de tempo. Parece que às 24 horas do dia são insuficientes para dar conta de tantos afazeres, inclusive no trabalho, onde se pode ter a produtividade prejudicada. Mas a verdade é que, cumprir todas as metas traçadas, melhorar a produtividade no trabalho e ainda sobrar um tempinho para o lazer é possível sim, basta que para isso haja foco, determinação e organização.

Organização para uma boa produtividade

Quando se tem muitos afazeres a serem realizados dentro de um determinado espaço de tempo é preciso organizar as obrigações por nível de prioridade. E para ajudar nesse processo, dispor do auxílio de objetos de anotação pode ser uma ótima maneira de se colocar as ideias em ordem, a fim de que nenhuma delas sejam esquecidas.

No trabalho, muitas vezes a baixa produtividade provém, por exemplo, da falta de organização das ideias, metas, objetivos e obrigações. Contar com a praticidade da agenda de parede pode ser uma ótima ideia para estabelecer datas limites para o cumprimento de determinadas tarefas, assim como também não se esquecer do dia ou horário dessa ou daquela obrigação.

A lousa de vidro é outra grande aliada de quem quer ter uma boa organização no ambiente de trabalho. Nela é possível anotar as metas pretendidas para o dia, a semana ou o mês.

No quadro de avisos é possível anotar sobre as reuniões, acontecimentos importantes na empresa, os aniversariantes do mês e o que mais se queira divulgar para todos que fazem parte daquele ambiente. O próprio nome já é bastante sugestivo.

Durante uma reunião, algumas vezes é necessário fazer a demonstração de gráficos, por exemplo, e o flip chart é perfeito, não só para essa ocasião, mas também para qualquer tipo de explanação didática.

Mais resultados

Uma das maiores vantagens desses tipos de ferramentas descritos acima, é que elas permitem a comunicação com várias pessoas ao mesmo tempo, o que é ótimo, pois economiza tempo, gerando muito mais resultados à equipe de trabalho.

Todas essas ferramentas: a lousa de vidro, o flip chart, a agenda de parede e o quadro de avisos, são objetos essenciais para quem deseja ter organização no trabalho, obtendo, como consequência, considerável aumento dos níveis de produtividade, com foco certo, sabendo aonde se quer chegar.