Espelho pode ser temperado?

Espelho Temperado

Sem nenhum exagero, o espelho está no patamar dos itens indispensáveis em um lar. Indo mais além ainda, o espelho está mais presente em nossa vida do que conseguimos notar. Está em quase todos os cômodos da nossa casa, nas ruas, academias de ginástica, em vitrines de lojas. Pode constatar, dificilmente passaremos em frente uma vitrine de uma loja sem dar aquela conferida básica no nosso visual.

Nas academias, onde a exaltação ao corpo é tema quase que absoluto, os espelhos são itens indispensáveis. Basicamente, em toda parede e todo canto tem espelho de maneira que qualquer alteração no corpo dificilmente escapará da visão.

Mas a cultura ao espelho não é de hoje. Existem registros de uso de ‘alternativas’ ao espelho no longínquo anos 6.000 a.C. Filósofos da época rezavam que os espelhos, na época facilmente encontrados em superfícies de pedra que refletiam a imagem ou em rios límpidos, foram criados pela própria mãe natureza simbolizando a ‘mãe e mestra dos bons costumes’.

espelho temperado

Na visão dos antigos, o espelho é uma ótima oportunidade de colocar em prática uma inspiração de Sócrates para construir sua filosofia: ‘Conhece-te a ti mesmo’.

Possivelmente, os primeiros espelhos criados pelo homem tiveram inspiração nos reflexos refletidos na água. Existem registros do primeiro espelho, numa versão bem distante da que conhecemos hoje, foi criado na Idade do Bronze, no ano 3.000 a.C.  Segundo consta, alguns povos da região do Irã começaram a polir pedras com areia na tentativa de refletir uma imagem, mesmo que muito desfocada.

A nitidez do reflexo só foi resolvida após o desenvolvimento de uma técnica que se baseava na união de placas de metal e grandes camadas de vidro. Esse tipo de técnica, surgida em meados do século XIII já, foi o que permitiu melhorar com significância a nitidez do espelho.

Se nos dias atuais é possível encontrar espelhos espalhados por todos os lados, na antiguidade este cenário era muito diferente. Os espelhos eram artigos de luxo e custavam quantias consideravelmente elevadas. Durante a idade média, por exemplo, só era possível encontra-los, geralmente, nos grandes palácios.

No século XIX, com a Revolução Industrial, a oferta de espelhos aumentou e reduziu drasticamente os valores do produto, tendo em vista a produção em massa característica da época, gerada pela Revolução Industrial.

O espelho, na forma como a qual conhecemos hoje, geralmente é elaborado com um revestimento de prata sobre o cristal de vidro, para refletir fielmente a imagem, criação do químico alemão Justus von Liebig, em meados do ano de 1835.

Hoje em dia, como já vimos acima, o espelho é tão popular que está presente em vários cenários da nossa vida. Apesar de ser utilizado, basicamente, como item indispensável na composição do nosso lar, o espelho também pode decorar um ambiente com maestria.

Uma simples peça de espelho tem o poder de mudar significativamente um ambiente. Os espelhos podem mudar completamente a decoração do lugar, agregando, principalmente, luz e amplitude ao recinto.

Há muito tempo que os espelhos escaparam de nossos banheiros e quartos e invadiram a casa toda! Eles são comumente utilizados nas paredes e móveis, para complementar a decoração do lugar com benefícios singulares.

decorando com espelhos temperados

Alguns lugares estratégicos para colocar o espelho podem contribuir ainda mais com o ambiente, como hall de entrada, sala de jantar, portas de armários e closets. Além de iluminação e amplitude, o espelho ainda traz um ar de modernidade e sofisticação ao décor.

Entretanto, todo esse leque de benefícios e utilização do espelho tem a fragilidade igual ao de vidros comuns, uma vez que espelhos não podem ser temperados.

Vidros temperados, como conhecido, são vidros que passam por um processo térmico e aumentam sua resistência em média 06 vezes, além de que, se quebrado, fragmenta-se em pequenos pedacinhos, sem risco de corte ou perfuração.

Mas os espelhos, mediante ao processo de fabricação, não pode passar pelo processo de têmpera, sendo somente encontrado em opções de vidro comum.

Para aumentar sua resistência o jeito é optar por espelhos de boa qualidade, além de sempre considerar como fator fundamental sua espessura, pois quanto maior for, naturalmente mais resistente será.

Por aqui, na Multpainel, a qualidade dos espelhos é indiscutível. Trabalhamos somente com materiais de primeira linha apoiados por uma qualificada equipe de colaboradores, capazes de fabricar os melhores exemplos de peças no segmento de vidros e espelhos no Brasil.

Trabalhamos com espelho prata, fumê e bronze, ocasião perfeita para você adornar seus ambientes combinando os tipos de espelhos com os móveis do ambiente.

Consulte sua demanda de Espelho na MultPainel. Possuímos estrutura, inclusive, para revestir paredes inteiras com espelhos. Não perca mais tempo, nem coloque sua integridade física em risco. Mantenha contato com nossa equipe e solicite um orçamento. Com certeza você irá se surpreender.

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel