Como investir de forma correta para nunca ficar no vermelho

Coach de finanças explica como se planejar financeiramente.

O ano de 2016 foi marcado por grandes turbulências políticas e econômicas que mexeram principalmente com o bolso dos brasileiros. De acordo com pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac), 81% das pessoas destinarão o 13º salário para quitar dívidas contra 74% no ano passado. E a expectativa para o próximo ano são de melhorias na economia, mas ninguém quer correr riscos ou investir de forma errada. Hoje em dia, com a instabilidade econômica, possuir orçamentos para curto, médio e longo prazo ajuda e muito a estabilizar a sua vida e a da sua família.

Segundo Robson Profeta, Coach Financeiro, existem algumas das muitas perguntas necessárias que deve se fazer em um processo de orientação financeira. “É muito comum encontrarmos pessoas que não sabem quais seus reais objetivos financeiros, e aquelas que dizem saber, muitas das vezes se perdem ao tentar explicar a verdadeira razão que decidiram por objetivo financeiro A ou B”, comenta o Coach.

De acordo com Robson, um exemplo muito simples, é o das pessoas cujo objetivo financeiro é de juntar um milhão de reais. No entanto, estranhamente, quando juntam essa quantia, começam a buscar cinco milhões de reais e assim sucessivamente. “Isso acontece, pois junto aos objetivos financeiros, estas pessoas aumentam seus custos de vida e, claro, suas responsabilidades junto aos empregadores, familiares e por que não dizer, da sociedade. Este processo muitas vezes culmina no famoso diagnóstico: o estresse”, afirma Robson.

Há uma maneira muito simples de explicar porque as pessoas fracassam quando tentam juntar dinheiro. “Por exemplo, se o objetivo é juntar um milhão de reais, porque sabe que conseguirá investir este montante com juros de 0,4% ao mês - já descontando a inflação. Sabendo que este valor aplicado lhe dará uma renda de quatro mil reais por mês, e que esta renda é suficiente para viver, sem que precise trabalhar, esta é a sua motivação, sua independência financeira. A explicação do “porque” juntar um milhão de reais é o que te fará manter o foco”, afirma Robson.

No entanto, segundo o Coach, se você ganha hoje os mesmos quatro mil reais e, quando for promovido, passar a receber cinco mil reais, é preciso tomar muito cuidado para não aumentar seu custo de vida ou este um milhão de reais não será suficiente. Use seu aumento salarial para acelerar a busca de um milhão de reais. Desta forma, os gastos se tornam direcionados e não sabotam o plano financeiro principal. “Planejamento financeiro não é apenas controlar nossas despesas, é também descobrirmos o quanto queremos, para quando queremos e porque queremos”, explica.

Isto não significa que você não deva ter uma casa maior e outros gastos que queira ter, mas para não se sentir escravo do dinheiro, é importante saber que este aumento de custo de vida, prorroga a chegada da sua meta financeira. Por isso melhore suas habilidades, respeite seus próprios valores e se organize, pois sem organização e planejamento é difícil começar. Desta forma ganhará mais e atingirá sua meta bem antes do que imagina. Se organize no trabalho, mantenha suas metas e obrigações à vista, assim será mais fácil seguir no caminho certo.

lousa-de-vidro-para-empresas

Falando em organização, metas e planejamento, você já conhece as lousas de vidro? Dá uma olhada no site e veja quantas opções e soluções de organização eficaz a Multpainel tem para você e sua empresa.

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel