Canvas: Modelo Fundido de Planejamento

Não importa o porte da sua empresa, a metodologia de Canvas pode ajudar!

Canvas: Modelo Fundido de Planejamento - Com a concorrência tão acirrada nos dias de hoje são diversas as metodologias que podemos aplicar para criar ou analisar um modelo de negócios. E o quanto uma análise deste tipo é importante para uma organização? De suma importância, muitas empresas nos dias de hoje começam seus trabalhos com pessoas capacitadas, muita informação, porem, acabam esquecendo do básico, esquecem de planejar o seu futuro, pois apenas pensando no futuro, conseguimos estabelecer as metas a serem alcançadas pela companhia.

O modelo de negocio Canvas é composto por 9 blocos, que juntos fazem parte dos pontos chave de um negócio, são eles:

Proposta de valor:

o que sua empresa vai oferecer para o mercado que realmente terá valor para os clientes;

Segmento de clientes:

quais segmentos de clientes serão foco da sua empresa;

Os canais:

como o cliente compra e recebe seu produto e serviço;

Relacionamento com clientes:

como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente;

Atividade-chave:

quais são as atividades essenciais para que seja possível entregar a Proposta de Valor;

Recursos principais:

são os recursos necessários para realizar as atividades-chave;

Parcerias principais:

são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa;

Fontes de receita:

são as formas de obter receita por meio de propostas de valor.

Estrutura de custos:

São os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar

Fonte: SEBRAE

A sua empresa poderá obter uma lousa como esta clicando na imagem abaixo:

Canvas: Modelo Fundido de Planejamento - Mas qual o motivo de utilizar tal método para o sucesso da minha pequena media ou grande empresa? Desta forma podemos testar diversos tipos de negocio para uma nova empresa ou um novo projeto. Conseguimos com este método criar e segmentar nossos clientes, com a segmentação. Esta a principal aliada as organizações, sabendo segmentar bem o seu publico, você começa a entender e direcionar os seus esforços para o lado mais correto, para o nicho de consumidores que você deseja atingir, além da melhor forma de atender esses clientes. Quando trabalhamos desta forma criamos valores aos clientes, pois vamos conseguir chamar atenção deles seja com um produto que o atende de uma melhor forma, ou ate um serviço que ainda não era bem divulgado em sua região.

Mantenha sempre um forte relacionamento com seus clientes, sejam eles internos ou externos, pois eles que podem fidelizar sua marca ou empresa, sempre trate-os com o maior respeito, fato que podem transformar simples consumidores em fãs da marca.

Apesar de pouco utilizado pelas empresas este modelo de negocio pode ser o diferencial para a saúde da empresa, devendo ser incentivado pelo governo na criação das pequenas empresas, então se você pensa em abrir seu próprio negocio, não vá se esquecer do mais básico; ter um plano de negócio em mão, nele você pode tirar suas próprias duvidas e galgar a empresa para o sucesso, com consistência e segurança financeira.

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel