home Depoimentos 5 maneiras de lidar com os “sequestradores de tempo”

5 maneiras de lidar com os “sequestradores de tempo”

Chega de perder tempo com o que não agrega

Como eu otimizo meu tempo e lido com e-mails, celulares, cafezinhos, conversas paralelas e reuniões.

O uso do celular e do computador para acessar as redes sociais e os e-mails não relacionados ao ambiente profissional durante o horário de trabalho é uma questão muito debatida e que gera controvérsias. A questão é que tanto o celular como o computador podem contribuir bastante para o aumento da distração e causar quedas de rendimento dos funcionários.

Para evitar que isso aconteça, é fundamental saber como lidar com esses aparelhos no local de trabalho. A seguir, listarei cinco maneiras capazes de auxiliar nessa tentativa.

– Mantenha o celular sempre no silencioso

Muitas vezes, o silêncio é algo necessário para que o trabalho seja bem feito. Da mesma forma que ouvir outras pessoas conversando atrapalha na concentração, o barulho de um celular tocando ou o simples ruído das teclas enquanto uma mensagem está sendo digitada pode causar um grande prejuízo.

Por esse motivo, deixar o celular em modo silencioso é a primeira regra básica para não atrapalhar os colegas de trabalho e também para não se distrair a cada vez que ele tocar ou que uma nova mensagem for recebida.

– Acesse ao e-mail pessoal e as redes sociais apenas nos intervalos

Em relação aos e-mails e as redes sociais, é importante que exista bom senso, tanto por parte dos funcionários como por parte da empresa. Proibir o acesso a esse tipo de site é um erro, pois contribui para deixar a equipe desmotivada e ainda mais propensa às distrações.

A melhor saída é entrar nas redes sociais e no e-mail pessoal apenas no horário de almoço ou nos intervalos. Nesses momentos, a distração é até bem-vinda, pois ajuda a relaxar e a desestressar.

– Desligue o celular durante as reuniões

Salvo a exceção de estar esperando alguma ligação ou mensagem importante relacionada ao trabalho, o ideal na maioria dos casos é desligar o celular. As reuniões são o momento no qual decisões e informações essenciais são transmitidas, portanto, esse é o momento em que a atenção deve estar 100% focada no trabalho e, na maioria das vezes, está dividida entre mensagens, jogos e aplicativos de celular.

– Use a tecnologia a seu favor

Os computadores e celulares, quando utilizados da forma correta, ajudam no desenvolvimento do trabalho e o tornam mais rápido e fácil. Portanto, não é necessário ignorar essas ferramentas, e sim saber como usá-las de um modo que estas não atrasem o serviço devido à possíveis distrações.

– Não hesite em dizer que está ocupado (a)

Seja pelo celular, por e-mail, ou até mesmo os colegas de trabalho, muitas vezes temos alguém querendo conversar em um momento em que estamos ocupados e sem tempo. Nesse caso, a melhor solução para não atrasar as suas atividades é dizer a essa pessoa, mesmo que seja um colega de trabalho, que você está ocupado (a) e que precisa se concentrar naquele instante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *