home Depoimentos, Fique por dentro, Na mídia 5 dicas de como lidar com distrações no trabalho

5 dicas de como lidar com distrações no trabalho

5 dicas pra acabar com a distração

A distração no trabalho é algo muito comum e que traz uma série de prejuízos como perda na produtividade, lentidão, aumento no estresse devido as dificuldades em cumprir prazos e muitos outros. Descreverei abaixo algumas dicas importantes devem ser consideradas por quem sofre com esse problema.

1) Manter a organização é primordial

A distração geralmente acaba contribuindo para a desorganização. Nesse caso, eu não me dava conta que estava acumulando papéis, documentos e demais materiais que muitas vezes não possuem valor algum. Isso acabava se tornando uma bola de neve, pois quanto maior era a desorganização no ambiente de trabalho, menor era a vontade de focar no mesmo e dar continuidade as minhas funções.

Para solucionar isso foi importantíssimo a elaboração de um banco de dados e a separação de pastas de documentos por assunto.

2) Devemos ter metas e objetivos

É cientificamente comprovado que nós seres humanos somos movidos pelos nossos objetivos. No trabalho, não poderia ser diferente. Por isso, para combater a distração, é essencial que tenhamos uma motivação em alcançar novas metas, não importa quais sejam, desde conseguir mais clientes, aumentar o volume de vendas ou desenvolver novos projetos, o importante é conseguirmos ter um objetivo em mente e trabalhar para conquistá-lo.

3) Descansar

A distração e o cansaço estão diretamente ligados, portanto, não dormir bem à noite, não descansar durante o tempo livre ou trabalhar por muitas horas seguidas sem fazer pequenas pausas para almoçar ou relaxar um pouco, são fatores capazes de aumentar a distração no trabalho, e aconteceu comigo.

Nesse caso, o melhor remédio é descansar nas horas vagas, para que durante o horário de trabalho o corpo e a mente estejam preparados para se concentrarem no que deve ser feito.

4) Devemos conhecer os nossos limites

Se assim como eu você tem grande vontade em fazer tudo ao mesmo tempo aqui vai uma ótima dica:

A vontade de fazer tudo ao mesmo tempo pode acabar resultando na exaustão e no fracasso, que consequentemente levam-nos ao desânimo e à distração no ambiente de trabalho. Desse modo, é fundamental definir quais são as prioridades para o dia ao invés de tentar realizarmos várias atividades simultaneamente. Além disso, as chances de fazermos um bom trabalho e inclusive ganhar tempo são maiores quando nossa atenção está totalmente focada em algo.

5) Trabalho em equipe

Interagir com os colegas de trabalho pode ser um método dinâmico e eficaz contra possíveis distrações. Durante um trabalho em equipe, é importante sabermos escutar e permanecer atentos ao que está sendo dito pelos outros. Dessa forma, as circunstâncias acabam contribuindo para que a nossa atenção não seja perdida, caso contrário, todo o trabalho produzido pela equipe pode ser prejudicado.

Através dessas cinco dicas, eu consegui vencer progressivamente o fantasma da distração e consegui manter uma produtividade elevada no trabalho.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *