3 tipos de vidro que talvez você não conheça.

Tipos de Vidro

3 tipos de vidro - Você sabia que existem diversos tipos de vidros, com qualidades e características únicas?

Desde a antiguidade o vidro está presente em todas as esferas da sociedade. É excelente para armazenar alimentos, compor móveis, decorar ambientes, escrever, ensinar.

Não é novidade que o vidro pode ser utilizado para suprir necessidades simples do nosso dia-a-dia, como se olhar no espelho, por exemplo. Mas esse material é tão único que passou a ser utilizado em diversos outros segmentos, como na construção de projetos arquitetônicos arrojados.

Depois de conquistar o seu lugar de destaque nos nossos lares graças às suas características singulares, com o passar do tempo e o vidro e passou a ser utilizado com mais frequência na idealização de projetos de arquitetura.

Com certeza você já reparou em fachadas de prédios feitas de vidro, correto? Observou que, geralmente, os vidros parecem estar sempre limpos?

Ok, temos ciência que existem profissionais especializados em efetuar a limpeza da fachada dos prédios. Entretanto, você sabia que existe uma categoria de vidro que limpa sozinho?

Vidros autolimpantes, bem como outros vidros que veremos nesse artigo, são categoricamente denominados vidros especiais. Essa denominação não é por acaso. São tipos de vidro que possuem particularidades distintas desenvolvidas especificamente para suprir determinadas necessidades.

Nesse artigo, veremos um pouco mais sobre vidros especiais, como o vidro autolimpante, vidro antibacteriano e vidro anti-reflexo.

Vidros especiais

3 tipos de vidro - O mercado do vidro caminha juntamente com a evolução tecnológica. Se antes o vidro só era lembrado para decorar ambientes ou auxiliar nossa vida, hoje em dia esse material é uma das principais escolhas de arquitetos e decoradores ao desenhar projetos.

A escolha de vidros na construção civil tem seus fundamentos. Além de seus atributos decorativos, esse material é totalmente funcional quando utilizado na concepção e idealização de propostas arquitetônicas.

Devido à sua transparência, o vidro facilita a entrada da luz natural nos ambientes. Essa particularidade é uma das mais solicitadas pelos clientes. Além do mais, ao construir, os clientes também desejam materiais altamente resistentes e duráveis.

No vidro encontramos todos esses predicados, pois ele apresenta baixa deterioração e é altamente resistente, características positivas e desejadas para qualquer tipo de empreendimento.

Entretanto, como vidro costuma surpreender, alguns tipos de vidros são especiais e foram elaborados especificamente para suprir determinadas exigências.

- Vidro autolimpante e como funciona

 

Vidro autolimpante e como funciona

3 tipos de vidro - Como já dissemos um pouco acima, o vidro auto limpante tem a capacidade de se manter limpo por muito tempo quando comparado aos vidros comuns.

Esse tipo de vidro foi elaborado para ser usado especificamente do lado externo do imóvel. Essa especificação existe porque o vidro auto limpante é fabricado com uma química que reage aos raios ultravioletas, presente nos raios solares.

Ao ser exposto aos raios ultravioletas é que a magia acontece. A reação química dissolve as substâncias orgânicas (sujeiras) presente na folha de vidro. Depois, basta uma simples chuva (ou um jato qualquer de água) para que o vidro seja limpo com facilidade.

Isso acontece porque a folha de vidro recebe uma química especial e permanente, sem data de validade. Vidros autolimpantes possuem em sua composição uma camada de dióxido de titânio. Esse elemento é o responsável por interagir com os raios ultravioletas e atribuir essas características singulares do vidro.

O dióxido de titânio transforma o vidro em um material hidrofílico. Quando o vidro entra em contato com a água, ela escorre uniformemente pela superfície da folha de vidro, lavando-o por completo.

Devido a essa particularidade, o vidro auto-limpante foi aceito positivamente dentre os setores da construção civil, pois as vendas cresceram consideravelmente nos últimos anos. O vidro tem sido procurado especificamente em obras com fachadas de vidro e em áreas de difícil acesso para limpeza.

Também é muito indicado para compor janelas, sacadas, jardins de inverno e móveis instalados em ambientes externos. O importante é que o revestimento autolimpante esteja em contato com os raios ultravioletas, para que a magia aconteça!

- Vidro Antibacteriano

Vidro Antibacteriano

O vidro, por natureza, é considerado um material limpo. Durante sua fabricação ele é submetido a temperaturas altíssimas que nenhuma bactéria resistiria. Entretanto, as bactérias presentes no ar podem se estabelecer na superfície do vidro.

Pensando nisso, pesquisadores encontraram uma maneira de impedir a reprodução de bactérias na superfície do vidro, prevenindo a proliferação de fungos. Surgia assim o vidro antibacteriano.

O vidro anti-bacteriano foi desenvolvido a partir de um processo que envolve a difusão de íons de prata na camada superior do vidro. Esses íons são os responsáveis por destruírem qualquer sinal de bactéria na superfície do vidro, desativando o metabolismo das bactérias e interrompendo a possibilidade de proliferação.

Ao eliminar 99,9% das bactérias da superfície dos vidros, os vidros antibacterianos são os mais escolhidos para ambientes onde a esterilização e limpeza sejam fator primordial, como clínicas e hospitais.

Também é muito procurado em projetos tradicionais. Arquitetos costumam optar por vidro antibacteriano em locais onde haja densa movimentação de pessoas, como hall de espera, recepções e elevadores.

- Vidro Anti ReflexoVidro Anti Reflexo

O vidro antirreflexo também é utilizado na construção civil, principalmente em janelas, vitrines, tetos, portas e divisórias de vidro, quadros.

Esse tipo de vidro é submetido a camadas de óxidos metálicos durante sua fabricação responsáveis pela inibição dos reflexos. Dessa maneira, o vidro anti-reflexo conta com nitidez cobiçada, sem a interferência de reflexos luminosos como raios solares, janelas ou lâmpadas.

É possível enxergar o que está do outro lado do vidro sem nada refletido; e o mais importante, sem alterar a capacidade de transmissão de luz, pois os vidros antireflexos são totalmente transparentes.

Além da construção civil, o vidro sem reflexo também é utilizado como molduras de quadros, caixas de vidros para objetos de arte, para expor joias, em museus... etc.

Qualidade dos vidros

Ao escolher vidros para sua obra, dê preferência por vidros de qualidade. Escolha sempre empresas experientes e com conhecimento comprovado. Aqui na MultPainel você encontrará uma equipe totalmente especializada e habilitada para trabalhar juntamente com você no seu projeto.

Considere a opinião dos nossos especialistas. Conheça um pouco mais sobre nossos produtos. Na MultPainel você encontra o melhor custo benefício do mercado. Contate nossa equipe e se surpreenda.

"

lousa de vidro personalizada Bradesco

A Multpainel é a líder e pioneira do segmento de lousas e painéis de vidro no Brasil. Prezamos pela excelência e melhoria contínua da qualidade de todos os seus produtos e serviços.

"

CEO Multpainel